sexta-feira, 19 de julho de 2019

James Dean - Hollywood Boulevard - Parte 2

Qual era a altura do ator James Dean? Parece uma questão secundária, mas que para Dean acabou ganhando uma importância maior do que ele inicialmente esperava! Quando Dean foi para a Califórnia ele tinha um sonho de se tornar ator de teatro. O aspirante a essa nova profissão foi para o novo estado, saindo da caipira Fairmount, em Indiana, com a intenção de estudar na universidade UCLA. Pelo menos essa era a intenção do pai de Dean. Na realidade ele não via qualquer futuro na profissão de ator e sempre desencorajava Dean a seguir por esse caminho. Os sonhos porém sempre falam mais alto.

Os primeiros meses de James Dean na nova universidade não foram nada promissores. Ele não se deu bem com colegas e professores e logo achou tudo muito maçante e tedioso. Chegou a ser expulso da fraternidade que fazia parte após brigar com um dos colegas. Embora estivesse estudando o curso de Direito para quem sabe ser um advogado no futuro, o que Dean gostava mesmo era de frequentar o campus de artes - onde grupos de estudantes ensaiavam peças ao ar livre. Era tudo muito libertador e empolgando, algo bem melhor do que ficar estudando leis e mais leis, rebuscadas pela jurisprudência da corte suprema dos Estados Unidos. No fundo James Dean não queria ser um profissional de terno e gravata, mas sim um artista, como sempre sonhou. O pai dele, claro, não gostava nada quando tinha lhe contava essas ambições para seu futuro profissional.


Sem falar para ninguém, um dia James Dean começou a ir a testes de atores para peças e filmes. Ele achava sinceramente que logo iria ser descoberto pelos agentes e estúdios de Hollywood. Chegou inclusive a procurar um agente que o ajudasse a despontar. Porém o que efetivamente encontrou foram muitas portas fechadas em sua cara! Nos testes não se saiu nada bem. Dean não tinha muitos modos finos e não conseguia convencer os selecionadores. Em vários testes sua pouca estatura tornou-se um empecilho. Com muito esforço e botas altas, Dean conseguia disfarçar sua pouca altura, conseguindo chegar ao 1.69m de altura. Dean foi sendo recusado teste após teste. Os filmes, principalmente de cowboy, exigiam atores altos e fortes. Não era o caso de Dean. Ele sabia montar - afinal morava numa fazenda em Indiana - mas não tinha o porte físico necessário para fazer parte do elenco de um western.

Alguns diretores de elenco eram rudes com ele e deixavam claro que ele era baixinho demais para os personagens. Lutando muito e persistindo Dean acabou conseguindo fazer algumas figurações em "Baionetas Caladas", um filme de guera e depois em uma comédia estrelada pela dupla Jerry Lewis e Dean Martin,  Nessa produção chamada "O Marujo foi na Onda" Dean interpretou um auxiliar de ringue. Enquanto Jerry Lewis saia no braço com seu adversário, dando margem a todos os tipos de situações divertidas, Dean ficava com uma toalha no corner, decidindo se entrava ou não para interromper a luta. Passou longe de ser um papel marcante, mas foi uma primeira chance. Desiludido, certa noite ouviu um conselho muito interessante de um professor de arte dramática. "Dean, deixe isso de lado, vá para Nova Iorque e aprenda a ser um ator de verdade! No cinema você não vai aprender a ser um ator". No outro dia James Dean arrumou as malas, juntou os 300 dólares que tinha (a única grana que possuía naquele momento) e rumou para a big Apple. O que encontrou por lá? Bem, essa é uma outra história...

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cinema Clássico
    James Dean - Hollywood Boulevard
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Está vendo que diferença do Rock Hudson? Vá para Nova York e aprenda a atuar. Muito diferente de ser treinado pra ser astro. Neste ponto a baixa estatura física acabou ajudando o James Dean.

    ResponderExcluir
  3. E o James Dean foi estudar no Actors Studio, a mesma escola de atores que formou Marlon Brando, Montgomery Clift e Paul Newman. Nada mal...

    ResponderExcluir
  4. O interessante é que em Assim Caminha a Humanidade o Rock Hudson está até melhor que o James Dean como ator. Ali se dá a impressão que os cacoetes interpretativos dos filmes de jovem rebelde já estavam limitando o James Dean, enquanto o Rock Hudson está muito a vontade como protagonista do épico, tanto que o titulo original, Giant, pode tranquilamente se referir ao seu personagem.

    ResponderExcluir
  5. A palavra "Giant" certamente tem mais de um significado. Tanto se refere ao estado do Texas, um gigante desértico, como ao próprio personagem de Rock, que amadurece ao longo do filme e se redime na cena final. Ele é um gigante, em todos os aspectos.

    ResponderExcluir