terça-feira, 10 de abril de 2018

Você Nunca Esteve Aqui

Não adianta esperar que o ator  Joaquin Phoenix venha a interpretar uma pessoa normal. Isso está fora de seus planos há anos. Assim quando o vejo na lista de qualquer elenco já espero de antemão que venha personagens bizarros e estranhos pela frente. É justamente o que ocorre nesse seu novo filme. Phoenix interpreta um sujeito bem esquisito. Com barba messiânica, ao estilo profeta do velho testamento, ele mora com a mãe idosa em um pequeno apartamento. Vida dura. Aos poucos descobrimos que ele faz pequenos "serviços" para sobreviver. Entenda-se serviços sujos no submundo. Também fica claro desde o começo que ele tem muitos problemas psicológicos. Na verdade é um suicida em potencial. Seu novo serviço consiste em localizar uma garota menor de idade que está em um prostíbulo frequentado por pedófilos. Mais barra pesada impossível.

O sujeito não usa armas, para isso prefere martelos, daqueles de construção civil. Um único golpe na cabeça de seu opositor já resolve a questão. Claro que nas brigas ele também acaba se ferindo, mas isso não é problema. Ele consegue arrancar seus dentes quebrados com um alicate! Com a boca cheia de sangue dá um sorriso psicótico. Pois bem, o que parecia ser mais um servicinho sujo acaba trilhando outros caminhos. Figurões políticos pedófilos estão no meio de seu caminho e até mesmo os tiras parecem encobrir os crimes desses figurões. Perceba que a imagem de políticos em geral não é péssima apenas no Brasil, mas no mundo todo. Aqui eles são retratados como vermes imundos. O filme é pesado, sombrio e não abre margem para muitos clichês desse tipo de produção. Não é um filme de ação, está mais para drama existencial com cenas brutais. Se for o que estiver procurando é uma das melhores opções de Menu à disposição.

Você Nunca Esteve Aqui (You Were Never Really Here, Estados Unidos, 2017) Direção: Lynne Ramsay / Roteiro: Lynne Ramsay, baseado no romance escrito por Jonathan Ames / Elenco: Joaquin Phoenix, Judith Roberts, Ekaterina Samsonov / Sinopse: Veterano na guerra do Afeganistão, Joe (Phoenix) ganha a vida agora fazendo pequenos e grandes serviços sujos. Um sujeito brutal que usa martelos de construção civil para esmagar os crânios daqueles que ficam em seu caminho. Agora ele é contratado para localizar uma garota menor de idade que está semi escravizada em um prostíbulo para pedófilos. Entre os envolvidos estão figurões do mundo político, entre eles o próprio governador do estado. Filme premiado no Cannes Film Festival nas categorias de Melhor Ator (Phoenix) e Melhor Roteiro.

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    O Joaquin Phoenix, com aquela boca de quem sofreu de fenda dos lábios palatais, pode se considerar um abençoado por pegar os papeis que pega no cinema de Holywood, mesmo os esquisitos como você destaca, uma indústria extremamente seletiva quando se trata de padrões de aparência física. O seu irmão que morreu, o River Phornix, seria um astro natural, mas o destino não quis.

    Comments: Spielberg; Stallone; Rolling Stones; Amores Candestinos and Kate Hudson.

    ResponderExcluir
  3. A carreira do Joaquin Phoenix há muito superou a do irmão. O River Phoenix não teve tempo de seguir adiante, morrendo de overdose de drogas na calçada em frente ao night club do Johnny Depp. Foi enterrado em sua própria fama - como o Dean. O Joaquin Phoenix, por outro lado, surpreende a cada novo filme. O cara é bom, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida,um grande ator; o seu Johnny Cash é melhor que o verdadeiro.

    ResponderExcluir
  5. Pablo: você tem acompanhado o que está acontecendo com a atriz Allison Mack, de Smalville?

    ResponderExcluir
  6. Não. A última vez que ouvi falar dela estava envolvida com uma seita bizarra que misturava sexo e drogas, uma dessas seitas malucas que proliferam nos EUA.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Cara, coisa feia. Ela foi presa como uma das líderes de uma seita que aliciava mulheres como escrevas sexuais. Ele tentou cooptar até a Emma Watson que, num lampejo de esperteza, não embarcou na furada. A Allison Mack foi solta, com tornozeleira eletrônica, sob fiança até o julgamento, mas saca só o valor: US$ 5.000.000,00.

    ResponderExcluir
  9. Gente maluca. A carreira dela se resume a série. Vai ficar arruinada financeiramente. Mais uma que jogou tudo fora na vida.

    ResponderExcluir