terça-feira, 17 de abril de 2018

Rio Lobo

Está sendo lançado mais uma vez em DVD e Blu Ray nos Estados Unidos o western "Rio Lobo", com John Wayne. Lançado originalmente nos cinemas em 1970 esse filme marca o começo da última fase da carreira do ator. É também a última parceira dele com o cineasta Howard Hawks, diretor com quem realizou grandes clássicos do faroeste no passado. Esse aqui não chega a ser tão brilhante como outras parcerias entre Wayne e Hawks, mas mantém o nível. Com boa produção - algo que iria decair no decorrer dessa década - e um elenco coadjuvante interessante, contando inclusive com o Tarzan Mike Henry, essa fita foi uma despedida digna de uma grande dupla do western.

No enredo Wayne interpreta um Coronel do exército americano chamado Cord McNally. Quase aposentado, ele recebe a missão de caçar um traidor de guerra, um desertor confederado que participou de um roubo, quando ladrões desviaram um carregamento de ouro da União. Os tempos da guerra civil tinham ficado para trás, mas velhos fantasmas ainda teimavam em assombrar todos os envolvidos. O velho John Wayne dá conta do recado e em nenhum momento ficamos com dúvida de que ele pegará os criminosos, pois se uma coisa era certa era que apesar da idade o bom e velho John Wayne continuava o mesmo durão do passado. Enfim, fica a dica para quem ainda não viu esse western da última fase da filmografia do mito John Wayne.

Rio Lobo (Rio Lobo, Estados Unidos, 1970) Estúdio: Twentieth Century Fox / Direção: Howard Hawks / Roteiro: Burton Wohl, Leigh Brackett / Elenco: John Wayne, Jorge Rivero, Jennifer O'Neill, Mike Henry / Sinopse:Logo após o fim da sangrenta Guerra Civil Americana, um Coronel da União, Cord McNally (John Wayne), sai em busca do paradeiro de um soldado considerado traidor de guerra e ladrão. Roteiro baseado no romance épico escrito pelo autor Burton Wohl. Trilha sonora de Jerry Goldsmith.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O legal de filmes com o John Wayne é que ninguém o assusta. Desde o homem que matou o facínora, em que o Lee Marvin com seu Liberty Valance faz um dos vilões mais assustadores do western, que o John Wayne encara esse assassino terrível na cena do restaurante como se ele não fosse nada, enquanto todas na cidade estão apavorados, incluindo o James Stewart e seu Ranson Stoddard.

    ResponderExcluir
  2. John Wayne nunca deixou de interpretar aquele tipo de personagem que chega numa situação perigosa e diz: "Deixa que eu resolvo tudo".

    ResponderExcluir