sexta-feira, 20 de abril de 2018

Pacto de Justiça

Quando Kevin Costner anunciou que estaria de volta ao western houve grande expectativa entre os fãs e não era para menos. Seu último filme no gênero foi o clássico "Dança Com Lobos" que venceu todos os Oscars de seu ano. Depois da consagração porém veio a queda. Costner ficou cheio de si e teve a péssima ideia de tocar em frente um projeto complicado, fadado ao fracasso, Waterworld. Após esse monumental desastre o ator foi aos poucos tentando juntar os pedaços de sua carreira para ressurgir em Hollywood. Nada mais natural que mais cedo ou mais tarde retornasse ao gênero que o consagrou. "Pacto de Justiça" não tem a pretensão de ser um novo "Dança com Lobos", longe disso, com orçamento equilibrado (26 milhões de dólares) o filme nasceu com uma proposta honesta, sucinta. Para Costner o mais importante era rodar um bom filme que atendesse a demanda dos fãs do bom e velho faroeste. A boa notícia é que conseguiu seus objetivos.

No filme Costner lida com a figura mítica do cowboy americano. Ele interpreta um cowboy que ao lado do veterano  Boss Spearman (Robert Duvall) toca uma grande manada pela imensidão do oeste selvagem. Seu único problema é a reação pouco amistosa dos latifundiários liderados por um rancheiro (Michael Gambon). O filme não tem pressa nenhuma em contar sua estória, tudo ocorre no tempo devido mas com calma e contemplação. Como diretor Kevin Costner procura tirar o melhor da fotografia, captando lindas cenas da natureza ao redor. Alguns reclamaram da lentidão do ritmo do filme mas achei a opção de Costner correta. Westerns não devem ter o mesmo ritmo alucinante de algumas produções atuais, pelo contrário, é um gênero realmente feito de momentos intercalados por belas imagens que sempre reforçam a mitologia em torno de sua região primordial, o oeste norte-americano. Nesse aspecto Costner foi muito feliz. Some-se a isso o bom elenco de apoio (Diego Luna e  Annette Bening) e temos uma pequena obra prima moderna do western. Com o recente sucesso de sua nova série na TV americana, Hatfields & McCoys, espero que Costner faça mais bons faroestes como esse no cinema em breve. Os fãs agradecem certamente.

Pacto de Justiça (Open Range, Estados Unidos, 2003) Direção: Kevin Costner / Roteiro: Craig Storper baseado na obra de Lauran Paine / Elenco: Kevin Costner, Robert Duvall, Diego Luna, Annette Bening,  Michael Gambon / Sinopse: Boss Spearman (Robert Duvall) e  Charley Waite (Kevin Costner) são dois cowboys veteranos que tentam tocar uma grande manada bovina pelas terras selvagens do velho oeste. No caminho porém terão que enfrentar inúmeros desafios e conflitos.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir