domingo, 11 de março de 2018

Evolução

Tinha tudo para dar certo. Dirigido por  Ivan Reitman, um diretor talentoso, especialista nesse tipo de filme (basta lembrar de "Os Caça-Fantasmas"), contando ainda com um elenco bom (com direito a ter Julianne Moore como coadjuvante) e efeitos especiais de primeira. Então o que deu errado? O mesmo culpado de sempre: o roteiro é muito ruim. O enredo (se é que podemos chamar isso de enredo) não decola, não funciona. Nem a presença do ator de Arquivo X David Duchovny ajuda. Aliás atrapalha. Ele se considerava um sujeito engraçado que daria certo em enredos de comédia. Bom, alguém precisava avisar a ele que definitivamente ele não tinha a menor graça.

David Duchovny queria largar a série "Arquivo X" para ir para o cinema, se transformar em um astro de filmes de grande bilheteria. No final ele largou a série e... deu errado no cinema. Esse "Evolução" fracassou nas bilheterias e foi impiedosamente massacrado pela crítica especializada. Tudo justo. O filme é muito ruim mesmo, daquele tipo que faz você ficar constrangido de estar assistindo. Era para ser o primeiro de uma franquia, mas deu tão errado que a Columbia Pictures cancelou todo o projeto, varrendo as continuações para debaixo do tapete. Puro lixo cinematográfico. Nem para virar histórias em quadrinhos prestou. Enfim, um desastre absoluto. Melhor esquecer para sempre.

Evolução (Evolution, Estados Unidos, 2001) Direção: Ivan Reitman / Roteiro: Don Jakoby, David Diamond / Elenco: David Duchovny, Orlando Jones, Julianne Moore / Sinopse: Um meteoro cai no Planeta Terra, trazendo para nosso mundo uma nova forma de vida que evolui com extrema rapidez, dando razão ao bom e velho Darwin que dizia que a espécie mais apta a sobreviver seria aquela que se adaptasse melhor ao meio em que vivia. Para azar da humanidade essa nova forma de vida supostamente seria então mais evoluída e bem mais adaptada do que o próprio homem.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A Teoria da Evolução é altamente duvidosa. Empiricamente, se observarmos os últimos 10 mil anos, nada está evoluindo pra nada. Alguém dirá: "ah, mas 10 mil anos é muito pouco para se observar a evolução do planeta". Eu digo que não é, pois, alguns seres estariam no meio do processo e isso não se observa e lugar algum. Tudo que aqui está sempre foi assim. Os que se foram se foram, se extinguiram e ponto. O mundo é um eterno retorno de nasce, cresce, morre e aí vai. Evolução só se observa na mente humana e nas relações sociais, e olhe lá.

    ResponderExcluir
  4. Complementando: pra sermos bastante honestos, o que o mundo nos mostra é que ele foi criado como é, ou seja, o criacionismo bíblico passa a não ser tão absurdo e fantasioso como se propala.

    ResponderExcluir
  5. A vida no planeta Terra é um mistério. Em um universo infinito a ciência só conseguiu encontrar vida em nosso planetinha azul. Uma questão literalmente de amplitude cósmica.

    ResponderExcluir