sexta-feira, 9 de março de 2018

Harry Potter e a Câmara Secreta

Eu nunca li um livro de Harry Potter. Quando eles chegaram no mercado eu já tinha passado da idade certa para curti-los. São livros escritos especialmente para os públicos infantil e pré-adolescente. Mesmo assim quando a coleção escrita por J.K. Rowling começou a ser adaptada pelo cinema fiz questão de conferir todos os filmes. Queria ao menos conhecer esse universo de fantasia que havia feito tanto sucesso nas livrarias. De maneira em geral gostei de todos os filmes. Tenho certas críticas a fazer aos dois últimos, que foram produzidos em dobro apenas para faturar mais em cima das bilheterias. O enredo caberia perfeitamente em apenas um filme, mas a ganância do estúdio falou mais alto. Esse aqui intitulado "Harry Potter e a Câmara Secreta" é o segundo filme da série cinematográfica, novamente dirigido por Chris Columbus, que uma vez tendo dirigido esse filme largou a franquia.

Esses primeiros filmes de Harry Potter para o cinema são os melhores. Os atores ainda eram quase crianças (entrando na prè adolescência) e por isso uma certa magia é preservada nas produções. Claro que em termos de produção não há nada a reclamar. Como uma franquia milionária, Harry Potter teve tudo do melhor em termos de efeitos especiais, figurinos, cenários, direção de arte, etc. É um universo com muitas possibilidades (tanto que já deu origem a uma nova franquia inaugurada recentemente com o sucesso de "Animais Fantásticos e onde Habitam"). Confesso que hoje em dia, passado tanto tempo (lá se vão quinze anos de sua estreia no cinema!), já não me recordo exatamente de cada filme com exatidão detalhista, afinal os assisti apenas uma vez no cinema, na época de seus lançamentos originais. Mesmo assim não seria nada penoso rever essas produções. São filmes que funcionam bem, para todas as idades.

Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets, Estados Unidos, 2002) Direção: Chris Columbus / Roteiro: Steve Kloves, baseado na obra de J.K. Rowling / Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Kenneth Branagh, Alan Rickman, Richard Harris, Maggie Smith, John Cleese / Sinopse: Após péssimas férias na casa de seus tios, o jovem Harry Potter se prepara para o segundo ano em Hogwarts, a famosa escola de magia. Tudo vai indo bem até que ele recebe a visita de uma estranha criatura, que lhe avisa para não voltar pois coisas sinistras estão prestes a acontecer.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Eu me habituei a ver Harry Potter de tanto levar minha filha, que hoje é advogada como você, nas premières da tal série depois da meia noite. Como você, eu gosto muito desse período em que os atores são crianças na série. A Hermione, por exemplo, com o passar do tempo, se transforma de uma bruxa muito talentosa em uma tonta e isso é muito chato. O último filme da serie então, é muito melancólico, de uma tristeza atroz. O Harry Potter então: passa de um super-herói da bruxaria, como era reverenciado nos primeiros filmes de forma até exagerada, a uma vítima poupada pelo vilão Lord Voldemort. Fora o fato do envelhecimento quase precoce de todos os atores, o que tirou-lhes muito da graça de da fofura; portanto, até na ficção, quando falamos de atores interpretando personagens no cinema, o tempo cobra caro.

    Comment; Elvis.

    ResponderExcluir
  3. Daniel Radcliffe nunca mais conseguiu se livrar de Harry Potter, algo que era até previsível. Quem interpreta personagens famosos demais (como Superman, James Bond, etc) já sabe que não vai se livrar deles. Emma Watson Se saiu um pouco melhor, conseguiu até fazer bons filmes, mas sai muito mais na imprensa por seu feminismo do que por seus filmes. Sim, o tempo passou.

    ResponderExcluir
  4. A Emma Watson tem lindas pernas e cabeça de minhoca; combinação perfeita para Hollywood, deve se dar bem, ou, pelo menos, dar bem, sei lá...

    ResponderExcluir
  5. O feminismo radical dela tira muito de sua sensualidade... Não tem pernas que resistam... rsrs

    ResponderExcluir