terça-feira, 6 de março de 2018

Dia de Treinamento

Denzel Washington ten uma filmografia maravilhosa. Mesmos seus filmes considerados "menores" ainda assim são grandes filmes se formos comparar com as demais produções de Hollywood. Esse "Dia de Treinamento" nunca foi dos meus filmes preferidos com o ator. Sempre considerei um filme bem cru, seco, algumas vezes até cruel. O personagem de Denzel Washington também tem características repugnantes, o que para ele como ator deve ter sido um presente. Ele interpreta um policial chamado Alonzo. Não é um tira comum. Forjado nas ruas, vivendo numa tênue linha entre o mundo do crime e o mundo da lei, ele faz suas próprias regras. Agora imagine um cara como esse tendo um novato como parceiro. O sujeito que deseja ser todo certinho, seguindo o livro de regrinhas da Academia de polícia. Claro que o choque se torna inevitável.

Embora a estrutura do roteiro possa ser considerado clichê em termos de filmes policiais, com aquela velha coisa de dupla de tiras com personalidades diferentes, o diretor Antoine Fuqua pegou essa situação banal e transformou em um filme muito bom, que deixa o espectador sempre no interesse do que vai acontecer a seguir. O filme foi bem nas bilheterias, mas não tanto quanto se esperava. Conseguiu faturar praticamente o dobro de seu custo, chegando aos 100 milhões de dólares arrecadados. O curioso é que Denzel deixou um pouco os dramas mais artísticos para se arriscar em um filme para ser comercialmente bem sucedido. Ficou no meio do caminho. O filme porém lhe valeu o Oscar de Melhor Ator naquele ano, algo que como ele mesmo explicou algum tempo depois jamais esperaria acontecer. Afinal ele queria mesmo era fazer sucesso em um filme policial feito para as massas. Nem sempre se acerta no alvo, mas com Denzel uma coisa é certa, sempre vem algo bom pela frente.

Dia de Treinamento (Training Day, Estados Unidos, 2001) Direção: Antoine Fuqua / Roteiro: David Ayer / Elenco: Denzel Washington, Ethan Hawke, Scott Glenn / Sinopse: Alonzo (Denzel Washington) é um policial veterano que joga com suas próprias regras. Após trabalhar anos nas ruas, enfrentando a criminalidade na divisão de narcóticos, ele já não está muito certo sobre o que seria legal ou não. Quando um novo parceiro é designado para trabalhar ao seu lado, o novato Jake (Ethan Hawke), as coisas ficam ainda mais complicadas. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Ator (Denzel Washington). Também indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Ethan Hawke). Igualmente indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (Denzel Washington).

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Estou sentindo falta das publicações sobre Elvis !

    ResponderExcluir
  3. Para ler os novos textos sobre Elvis acesse:
    https://elvis-pablo-aluisio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O Denzel sempre entrega o melhor e nesse policial "repugnante" ele desmonstra como a moral pode ser flexível ao ponto de a simples vontade individual justificar ações cruéis e vis. Um filme até difícil de se rever, porém, necessário para quem deseja experiências sensoriais não convencionais.

    ResponderExcluir
  5. Denzel Washington não é de interpretar vilões...

    Mas quando interpreta... sai de baixo...

    ResponderExcluir
  6. Pablo:

    Se você tiver como, por favor, avise a Eunice de Souza que eu deixei, como resposta, uma informação que ela me pediu lá no "Elvis Presley - Reconsider Baby - Parte 4".

    ResponderExcluir
  7. Olá Serge,
    Eu não tenho como entrar em contato com ela.
    É apenas mais uma visitante no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, sendo assim, peço a sua licença para colar a tal informação para, quem sabe, facilictar a localização pela Eunice.

      Respostas

      Eunice Souza13 de fevereiro de 2018 09:30

      Amo Down in the Alley. Eu li alguns trechos do Elvis What Happened. Muito triste. Onde você conseguiu o livro, Serge?


      Serge Renine18 de março de 2018 13:25

      Eunice:

      É possível você le-lo utilizando o link abaixo.

      http://elvisthemen.blogspot.com.br/2011/08/livro-elvis-what-happened-completo.html

      Excluir