terça-feira, 6 de março de 2018

Jason Bourne

Depois de ficar anos fora da franquia o ator Matt Damon resolveu retomar um dos seus personagens mais famosos. Esse então é o quarto filme Bourne com Damon no papel. Antes dele (só para situar o leitor) tivemos "A Identidade Bourne" (2002), seguida das sequências "A Supremacia Bourne" (2004) e "O Ultimato Bourne" (2007). Está quase virando uma franquia do tipo James Bond 007. O diretor Paul Greengrass deu um ritmo muito acelerado a esse quarto filme. Uma das coisas que mais me incomodaram foi justamente a edição, que parece cada vez mais frenética e ansiosa do que nunca, causando até mesmo mal estar para quem viu o filme no cinema - onde o impacto visual é maior. Por isso também afirmo sem receios que esse é o filme com o roteiro mais fraco, quase vazio de conteúdo. As cenas são tão alucinantes que sequer tiveram o cuidado de contarem uma boa história.

Por isso não espere muita coisa da trama. Após roubar dados sigilosos da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos) Nicky Parsons (Julia Stiles) decide se encontrar com Jason Bourne (Damon) na Grécia, em meio aos protestos violentos que acontecem no país. Ao mesmo tempo o diretor da CIA, Robert Dewey (Tommy Lee Jones) decide colocar dois de seus melhores agentes para localizar e destruir Bourne e sua amiga. Basicamente é isso. Uma perseguição em diversas cidades, com Jones tentando pegar Damon, enquanto ele vai escapando, obviamente em cenas de ação para deixar qualquer um tonto ao assistir. Por fim um aspecto que também me chamou a atenção. O filme traz uma sequência de perseguições de motos que dura mais de 30 minutos! Nem Steve McQueen em seus anos mais apaixonados nesse tipo de sequência iria gostar. Ficou muito excessivo e exagerado.Espero que se fizerem um quinto filme que pelo menos trabalhem melhor o roteiro, porque cena de ação atrás de cena de ação acaba entediando o espectador.

Jason Bourne (Jason Bourne, Estados Unidos, 2016) Direção: Paul Greengrass / Roteiro: Paul Greengrass, Christopher Rouse  / Elenco: Matt Damon, Tommy Lee Jones, Julia Stiles, Vincent Cassel, Alicia Vikander / Sinopse: Quarto filme da franquia "Bourne" com o ator Matt Damon. Aqui ele tenta escapar da CIA que está atrás dele para elimina-lo o mais rapidamente possível. Sua atuação se torna uma questão de segurança nacional.

Pablo Aluísio. 

6 comentários:

  1. Bom mesmo só o primeiro, até pela novidade e influenciou até a série 007.
    Sobre essa quarta sequência, pra usar uma expressão da década de '70, "já deu flor".

    ResponderExcluir
  2. Esse quarto filme me deu tontura e dor de cabeça.
    A edição é uma coisa de louco. Um quadro dura milionésimos de segundos. Em certos momentos o espectador fica até mesmo sem saber o que está acontecendo direito.

    ResponderExcluir
  3. O engraçado é que foi justamente uma perseguição de carros do primeiro filme, muito bem filmada e dirigida pelo Doug Liman, que deu status de "Operação França" a esse A Identidade Bourne e provocou as sequencias.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, agora temos uma perseguição de motos.
    Nada se cria, tudo se recicla em Hollywood.

    ResponderExcluir
  5. Uma perseguição de motos mal editada, como você reclama.

    ResponderExcluir