sábado, 10 de março de 2018

Heroína(s)

Esse filme concorreu ao Oscar na categoria de Melhor Documentário em curta-metragem. A diretora Elaine McMillion Sheldon apenas focou no cotidiano de três mulheres que dedicam suas vidas a salvar a vida de viciados em heroína. Assim aparecem na tela o trabalho de uma juíza da corte especializada em drogas, uma assistente social e uma médica do setor de salvamento do corpo de bombeiros. Como se sabe os Estados Unidos passa atualmente por uma verdadeira epidemia do uso de heroína e isso não se dá apenas em grandes centros urbanos, mas em pequenas e médias cidades também. O documentário foi realizado em Huntington, West Virginia.

Os números chocam. Em determinado momento do filme a médica afirma que a cidade, mesmo sendo pequena e isolada no interior, tem algo em torno de 90 mil usuários de heroína. Todos os dias, sem trégua, ela é chamada para atender pessoas com overdose da droga. São jovens mulheres, homens na faixa de 30, 40 anos, colegiais, enfim, todo tipo de gente. A heroína parece não escolher faixa etária, sexo e nem classe social. Alguns atendimentos são mostrados em cena. Em um deles uma jovem cai no meio de um estabelecimento comercial e fica lá, no chão, completamente prostrada. Em outro momento um homem tem uma overdose no banheiro de seu apartamento. Ele imediatamente tem uma parada cardíaca e todos os esforços são feitos para salvar sua vida. Pois é, a sociedade norte-americana está afundada no abuso de drogas. Recentemente o Presidente Trump tratou do problema em um discurso. Não parece haver solução a curto e médio prazo.

Heroína(s) (Heroin(e), Estados Unidos, 2017) Direção: Elaine McMillion Sheldon / Roteiro: Elaine McMillion Sheldon / Elenco: Jan Rader, Patricia Keller, Necia Freeman / Sinopse: Documentário rodado na cidade de Huntington, West Virginia, nos Estados Unidos, que mostra o trabalho de uma médica, uma assistente social e a juíza do condado, todas empenhadas no trabalho de salvar vidas de viciados em drogas.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Heroína(s)
    Pablo Aluísio
    Oscar 2018 - Heroin(e)

    ResponderExcluir
  2. Uma breve elucubração sobre drogas, ilícitas ou não.

    Não adianta a repressão, não adianta informação, não adianta família, não adianta tratamento; tudo isso pode ajudar, ou cuidar das consequências, porém, o problema das drogas só será resolvido, tanto a utilização, quanto no tráfico, no dia em que tivermos a coragem de fazer a única pergunta que ninguém, sequer, ousa fazer: "porque é tão maravilhoso se drogar?" que nem a ameaça de ser preso, ter uma overdose acidental e morrer, ser morto por um traficante, etc. afasta o viciado das drogas? Respondida essa simples pergunta "porque é tão maravilhoso se drogar?" aí estaremos em condições de achar um meio para conter esse cavaleiro do apocalipse não previsto nem na bíblia.

    ResponderExcluir
  3. Essas drogas são produzidas especialmente para:
    1) dar prazer químico ao usuário
    2) gerar forte dependência química
    Uma fórmula que se mostra imbatível. O usuário, como você mesmo diz em seu comentário, larga tudo apenas para viver em função da próxima dose, da próxima picada.

    ResponderExcluir