sábado, 10 de fevereiro de 2018

A Grande Jogada

Esse filme é um dos favoritos ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado. Fruto do trabalho do diretor Aaron Sorkin que também roteirizou seu filme. Baseado em fatos reais o enredo conta a história de Molly Bloom (Jessica Chastain). Quando criança ela começou a ser moldada para ser uma campeã olímpica pelo seu pai, que era obcecado pelo sucesso nos esportes. Já adolescente ela consegue disputar lado a lado contra as grandes profissionais, mas um acidente acaba com sua carreira. Desiludida com seu fracasso, sem vontade de encarar uma universidade de direito (novamente um objetivo imposto a ela por seu pai) Molly resolve se mudar para Los Angeles onde pretende se virar sozinha. Começa por baixo, sendo garçonete. Depois começa a trabalhar para um sujeito que organizava jogos de poker para ricaços. Em pouco tempo ela rouba o negócio do ex-patrão e passa ela mesma a organizar seu próprios jogos. Aluga um quarto de hotel luxuoso e começa em pouco tempo a fazer fortuna.

O roteiro se divide em duas linhas narrativas, uma no passado mostrando Molly no começo da vida, tentando ser esportista e depois entrando no mundo dos jogos ilegais e uma no presente, com ela já cercada pelo FBI, sendo processada, podendo pegar uma pena dura de prisão. Tudo, passado e presente, se mistura, resultando em um filme realmente muito bom. De forma inteligente o roteiro não fica girando em torno dos detalhes do poker, algo que poderia interessar apenas aos praticantes desse jogo. Ao invés disso mostra o lado mais humano de Molly, suas motivações e os traumas que traz do passado. Um aspecto interessante é que o pai dela é interpretado por Kevin Costner, em um papel até pequeno, mas muito importante dentro do filme como um todo. Outro ponto positivo ocorre quando a máfia resolve entrar no negócio de Molly. Afinal onde há jogo ilegal e muito dinheiro rolando, a máfia acaba entrando, pelo bem ou pelo mal. Então é isso. Um filme com um roteiro realmente acima da média, que vai jogando informações e situações na tela sem nunca subestimar a inteligência do espectador.

A Grande Jogada (Molly's Game, Estados Unidos, 2017) Direção: Aaron Sorkin / Roteiro: Aaron Sorkin, baseado no livro de memórias de Molly Bloom / Elenco: Jessica Chastain, Idris Elba, Kevin Costner / Sinopse: Quando Molly (Jessica Chastain) percebe que seus sonhos de se tornar uma atleta olímpica campeã acabaram após um sério acidente, ela decide dar um novo rumo na sua vida. Desiste de ir para a universidade cursar Direito e entra em outro ramo, esse bem mais perigoso, o dos jogos ilegais de poker com milionários e mafiosos. Filme indicado ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Roteiro Adaptado (Aaron Sorkin). Igualmente indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz (Jessica Chastain).

Pablo Aluísio. 

10 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ver esse filme; principalmente por se tratar de uma história real.

    ResponderExcluir
  3. Um dos bons filmes do ano. Recomendo bastante. O roteiro é extremamente bem escrito.

    ResponderExcluir
  4. O que mais gostei foi como o roteirista conhece a alma brasiliera. Diz a voz em off: "o pior que pode acontecer aos brasileiros é perder uma copa do mundo de futebol para os argentinos, na verdade, perder qualquer jogo de futebol para os argentinos"; genial!

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha...

    Isso mesmo, tem dedo de brasileiro nesse roteiro :D

    ResponderExcluir
  6. O engraçado é que eu achei o final meio fantasioso, afinal se trata de uma biografia. Eu não sei houve alguma licença poética, mas se não foi isso a vida real pode ser mais surpreendente que a ficção.
    O Kevin Costner está bem como coadjuvante de luxo; a idade está lhe fazendo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Serge.
      O final é um tanto inesperado.
      O juiz decidiu por aquilo que chamamos no direito de "equidade". Não deixou de ser algo surpreendente.

      Excluir
  7. Outra coisa: o que eu fiquei pasmo de saber é que o jogador arrogante chamado no filme de Jogador X era, na vida real, ninguém menos que o astro Tobbey Maguire, do Homem Aranha! Quem diria que aquela cara de pastel ele tenha se envolvido pessoalmente como um dos mentores duma operação de jogatina dessa envergadura? Cada uma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li que os outros atores famosos que participavam da jogatina eram o Ben Affleck (imagine, o Batman! rsrs) e o Matt Damon (que posa de santinho por aí).

      Excluir
    2. Caramba! Como diria o Kiko "gentalha, gentalha, gentalha!".

      Excluir