domingo, 4 de fevereiro de 2018

A Negativa do Rei

Dentro da história da II Guerra Mundial há vários acontecimentos que são bem conhecidos dos historiadores em geral, como por exemplo, o dia D, a invasão da França e da Rússia pelos nazistas, a batalha da Inglaterra, etc. Porém há também inúmeros eventos históricos que são considerados periféricos e que poucos conhecem em detalhes. Um deles foi a invasão da Noruega pelos alemães. País gelado situado ao norte da Europa, a Noruega procurou se manter neutra quando a guerra começou. Hitler porém tinha outros planos. Ele invadiu a Dinamarca e Holanda, até que com relativa facilidade. Não demorou muito e começou a  cobiçar também os demais países escandinavos. Assim cercou a costa da Noruega com uma poderosa frota de navios de guerra e submarinos. Alegou que iria proteger a Noruega dos ingleses, mas na verdade estava mesmo preparando uma grande invasão. Estava de olho nas riquezas minerais daquele país, como o ferro e o petróleo.

Assim que a marinha da Alemanha cercou Oslo, a capital da Noruega, o parlamento resolveu transferir o governo para o interior do país. Seguiram em fuga os parlamentares e o Rei Haakon VII (Jesper Christensen). A história do filme se passa justamente nesse momento histórico crucial da história daquele país. Enquanto o governo tentava sobreviver à invasão, a família real partia da capital, tentando organizar algum tipo de reação. O curioso é que no aperto, o sistema monárquico parlamentarista ruiu. O primeiro ministro quis renunciar e o povo ficou praticamente sem governo, confiando apenas com a figura do Rei. O próprio Hitler mandou ordens expressas para negociar com o monarca que, a despeito de toda a fragilidade militar da Noruega naquele momento, se recusou a entregar a independência de sua nação aos nazistas. Gostei bastante desse filme. Ele apresenta boa produção e duas cenas ótimas. A primeira quando a armada nazista cerca Oslo e as luzes da cidade são apagadas. A segunda quando o trem que levava o Rei para o interior do país sofre um bombardeio aéreo dos aviões da Luftwaffe, a força aérea do III Reich. Só esses dois momentos já justificam o filme como um todo, porém ele é muito melhor do isso. Uma boa aula de história que resgata a coragem dos noruegueses contra a dominação nazista na Europa.

A Negativa do Rei (Kongens nei, Noruega, 2016) Direção: Erik Poppe / Roteiro: Harald Rosenløw-Eeg, Jan Trygve Røyneland / Elenco: Jesper Christensen, Anders Baasmo Christiansen, Karl Markovics / Sinopse: Filme que conta a história real da invasão da Noruega pelas tropas nazistas do III Reich. Hitler decide romper o tratado de neutralidade daquela nação do norte da Europa, tomando a capital do país, tentando persuadir o Rei a entregar a independência do país aos alemães. Com sua recusa em aceitar isso, a guerra finalmente explode em seu território.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir