domingo, 25 de fevereiro de 2018

Meu Amigo Dahmer

O que se passa na mente de um psicopata, de um serial killer? O que faz um sujeito aparentemente normal se tornar um monstro capaz dos atos mais selvagens, insanos e bárbaros? Esse filme foi baseado numa história em quadrinhos escrita por um dos amigos de colégio de Jeff Dahmer. A história se passa em 1978. Nessa época Dahmer era apenas um estudante tímido e meio estranho que frequentava uma escola secundarista em seu pequena cidade natal, no meio oeste dos EUA. Longe ainda dos crimes que iria cometer no futuro, ele apenas vivia sua vidinha medíocre ao lado dos pais (que estavam sempre brigando) e do irmão mais novo (que tinha um histórico de doença mental). Uma vida sem nada de especial. Dahmer começou a virar a curva para a anormalidade quando começou a recolher animais mortos na estrada. Ele levava os bichinhos para um pequeno barracão perto de sua casa e lá os dissecava. Poderia até ser um sinal de que ele teria vocação para ser biólogo, mas no fundo havia algo de psicótico em seus atos.

O roteiro é muito bom, cheio de detalhes interessantes, tudo fruto do fato de ter sido escrito por uma pessoa próxima a Dahmer nessa fase de sua vida. O autor dos quadrinhos originais foi Derf Backderf que era colega de classe de Dahmer. Já na época colegial ele gostava de desenhar Dahmer por diversão e curtição. Depois que o colega se tornou um dos mais infames assassinos em série da história, Backderf resolveu contar sua história. Agora esse ótimo material virou esse filme. O roteiro explora uma fase específica da vida desse assassino, antes dele cometer o primeiro crime. Por isso não espere nada violento ou gore. No fundo é uma história de jovens normais, tentando encontrar um lugar na vida. Assim está lá a rotina entediante da sala de aula, o bailinho de formatura, as primeiras tentativas de se chegar numa garota, o primeiro contato com as drogas, a despedida da escola com a ida para a universidade, etc. Tudo normal a não ser o fato de que um dos alunos iria se tornar o canibal de milwaukee em um futuro próximo.

Meu Amigo Dahmer (My Friend Dahmer, Estados Unidos, 2018) Direção: Marc Meyers / Roteiro: Marc Meyers, baseado nos quadrinhos criados por Derf Backderf / Elenco: Ross Lynch, Alex Wolff, Anne Heche, Dallas Roberts / Sinopse: O filme conta os anos colegiais de Jeff Dahmer, considerado um dos mais infames assassinos em série dos Estados Unidos, autor de dezenas de crimes violentos e insanos, com canbalismo e necrofilia. No enredo porém tudo se passa antes de seu primeiro crime, quando era apenas um colegial vivendo uma vidinha comum no meio oeste americano.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Existe tanta coisa sobre esse Jeff Dahmer que parece haver mais admiração que repugnância por ele. Eu ainda não consigo entender a alma humana. Fazer diversas músicas, filmes e documentários sobre um monstro desses? Pra que? Americano é muito estranho.

    ResponderExcluir
  3. Estive pensando nisso também. É um aspecto bem doentio da sociedade americana. Existe todo um nicho de mercado apenas direcionado para esses psicopatas. livros, blogs, sites, quanto mais assombrosos os crimes, mais esses serial killers ganham "status" entre essa gente. Bizarro.

    ResponderExcluir
  4. E tem fãs do Ted Bundy; do, pasme, Charles Manson; Ed Gein e aí vai. Que gente mais besta esses fãs de monstros.

    ResponderExcluir