segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Trama Fantasma

Dos filmes que estão concorrendo ao Oscar de 2018, esse foi o que considerei o mais elegante, mais sofisticado. Na história temos um conceituado estilista londrino chamado  Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis). Solteirão convicto, sua vida é dedicada inteiramente ao trabalho. Criando e elaborando lindos vestidos para a realeza europeia ele vai levando sua vida sem atropelos. Então para descansar um pouco decide certo dia dirigir pelo interior, parando em pequenos hotéis e hospedarias. Seu objetivo é ir até a casa de seu pai, mas no meio do caminho conhece uma garçonete chamada Alma (Vicky Krieps). Sempre com olhar de estilista ele percebe que ela tem o número certo para desfilar como modelo de sua nova coleção. No começo Woodcock a seduz e é correspondido, porém não demora muito a levá-la para seu atelier para tomar suas medidas. Certamente não foi bem um bom começo para esse relacionamento.

O roteiro assim se desenvolve, mostrando uma certa incapacidade de Woodcock em se entregar ao que sente, ao mesmo tempo em que Alma vai tentando levar em frente esse "não romance" entre eles. explorando a estranha simbiose que nasce entre o casal. Ele sempre frio, metódico, elegante, mas igualmente neurótico e ela como uma mulher comum que só deseja ter uma vida feliz ao seu lado, algo que ela logo percebe ser quase impossível. Em um filme assim o que se destaca mesmo é o elenco e ele é muito bom. A começar por Daniel Day-Lewis. Com cabelos grisalhos, em um tipo de interpretação mais introspectiva, centrada em si mesmo, Lewis é um dos principais concorrentes ao Oscar de melhor ator nesse ano. Chegou-se inclusive a se especular que esse seria seu último filme. Será mesmo? O que posso esperar é que não, já que Daniel Day-Lewis é aquele tipo de ator de raro talento que fará muita falta caso decida se aposentar. Vicky Krieps, que interpreta Alma, sua paixão improvável, também tem ótima cenas, embora nunca consiga sair da sombra gigantesca de Lewis. No geral é um filme muito, muito bom. A trilha sonora incidental é linda, quase toda em piano, com temas clássicos. Uma produção fina, especialmente indicada para quem estiver em busca de um cinema realmente classe A.

Trama Fantasma (Phantom Thread, Estados Unidos, 2017) Direção: Paul Thomas Anderson / Roteiro:  Paul Thomas Anderson / Elenco: Daniel Day-Lewis, Vicky Krieps, Lesley Manville / Sinopse: Estilista da realeza europeia acaba se enolvendo com uma garçonete que ele conhece por acaso durante uma viagem, dando começo a um relacionamente duradouro e problemático. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator (Daniel Day-Lewis), Melhor Atriz Coadjuvante (Lesley Manville), Melhor Música (Jonny Greenwood), Melhor Figurino (Mark Bridges) e Melhor Direção (Paul Thomas Anderson). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Música (Jonny Greenwood).

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o Daniel Day-Lewis, quando não está fazendo filmes é, pasme, sapateiro na Inglaterra. Acho que já deu pra sacar que esse é um homem que não trabalha pelo dinheiro, nem pela gloria, mas apenas pelo trabalho, portanto o Oscar vindo ou não a sua carreira estará sempre viva.

    ResponderExcluir
  3. Essa história me faz lembrar do Harrison Ford que trabalhava como marceneiro antes de ser ator e que disse recentemente que havia voltado a fazer móveis, por hobby e prazer.

    ResponderExcluir