quarta-feira, 24 de maio de 2017

O Homem da Meia-Noite

Em 1974 o ator Burt Lancaster atuou, roteirizou e dirigiu esse filme chamado "O Homem da Meia-Noite". Baseado no romance policial escrito por David Anthony, o filme mostrava a busca por um novo recomeço na vida do ex-policial Jim Slade (Burt Lancaster). Após descobrir que sua esposa o estava traindo ele matou o amante dela a tiros. Foi preso e condenado. Agora sai da prisão sob sursis. Sua ideia é arranjar um emprego para ficar longe da prisão. Ele então começa a trabalhar como guarda noturno no campus de uma universidade. No começo tudo vai bem até que uma estudante chamada Natalie Clayborne (Catherine Bach) é encontrada morta, assassinada. Ela é filha adotiva de um importante senador, o que leva Slade a iniciar uma investigação próprio sobre o crime. Inicialmente seguindo pistas ele descobre que antes de morrer a jovem passou por uma espécie de terapia, que teria sido gravada.

Na gravação ela acabou falando coisas pessoais, algo que poderia ser usado contra o senador que tem planos de concorrer ao cargo de governador de estado. A fita acaba parando nas mãos de uma quadrilha que começa a chantagear o político. A partir daí começa uma trama de suspense onde existem vários suspeitos, mas nenhuma prova conclusiva sobre a autoria do assassinato. Uma peça chave parece ser a própria comissária de condicional de Slade, a bela e perigosa Linda Thorpe (Susan Clark). É de modo em geral um bom filme, valorizado pela boa trama. Burt Lancaster já caminhava para o final de sua carreira, mas sua presença em cena, como sempre, se mostra muito marcante. Seu personagem gosta de dizer a frase "Uma vez tira, sempre tira" para justificar sua luta para desvendar o crime. Embora seja apenas um guarda noturno ele usa de sua experiência para solucionar o caso. Tudo muito interessante. Claro que por ser da década de 70 alguns aspectos do filme estão bem datados. A trilha sonora, o figurino, até mesmo a edição da produção se mostra bem envelhecida, mas tudo isso não consegue tirar o mérito do filme que é, repito, muito bom.

O Homem da Meia-Noite (The Midnight Man, Estados Unidos, 1974) Direção: Burt Lancaster, Roland Kibbee / Roteiro: Burt Lancaster, Roland Kibbee / Elenco: Burt Lancaster, Susan Clark, Cameron Mitchell, Catherine Bach / Sinopse: Ex-policial, trabalhando como guarda noturno em uma universidade, procura desvendar a morte de uma das alunas. O que poderia haver por trás daquele assassinato sem solução?

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário