terça-feira, 22 de março de 2016

Grizzly

Título no Brasil: Grizzly
Título Original: Grizzly
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos. Canadá
Estúdio: Sony Pictures
Direção: David Hackl
Roteiro: Guy Moshe, J.R. Reher
Elenco: James Marsden, Billy Bob Thornton, Scott Glenn, Thomas Jane
  
Sinopse:
A história desse filme se passa todo numa região denominada de "Labirinto dos Ursos", onde poucos se arriscam a ir, pois além de ser de complicado acesso também é o nicho onde vivem ursos selvagens e... assassinos! Após a morte de vários madeireiros na região, o jovem Rowan (James Marsden) decide sair em busca de um amigo que foi para lá e não deu mais notícias. Seu irmão, Beckett (Thomas Jane), também decide sair ir em busca de sua esposa, uma ambientalista que se encontra na floresta realizando pesquisas.

Comentários:
O Alaska continua sendo um dos lugares mais bonitos do mundo. O enredo desse filme se passa justamente nessa região, mas os produtores desse filme resolveram filmar tudo em uma reserva florestal perto de Vancouver, no Canadá. Por essa razão o filme tem uma  bonita fotografia. A imagem poderia ser menos escura, mas de qualquer forma a natureza exuberante nas cenas agrada aos olhos. Grande parte do elenco vem das séries da TV americana, inclusive Thomas Jane de "Hung". A fita é protagonizada por James Marsden, o Cyclops da franquia "X-Men". Ele não tem muito o que fazer, a não ser escapar vivo das garras de um urso feroz e assassino no meio da mata. O único ator de cinema mais famoso do elenco é realmente Billy Bob Thornton, que interpreta um caçador de ursos hostilizado pelos demais membros da expedição por causa de sua profissão. Não diria que seu personagem é um cínico completo, mas sim um sujeito realista que entende que os ursos são predadores vorazes, ao contrário do pensam alguns membros daquela expedição de salvamento. 

Em termos de trama o roteiro procura explorar um pouco as diferenças entre os dois irmãos que adentram a floresta em busca de sobreviventes. Esse relacionamento mais complicado entre eles poderia ter sido melhor explorado, mas não foi. Nada surge de muito profundo nesse aspecto, ficando bem na superfície mesmo. O que move esse filme é realmente o embate entre o homem e a natureza selvagem. As cenas de ataques do urso são até convincentes, mas nada excepcionais. O filme só perde muito nessa questão na cena final, à beira do lago, quando os últimos sobreviventes tentam fugir das garras de um furioso urso cinzento. Há uma mescla de cenas reais editadas e computação gráfica de baixa qualidade que não funciona muito bem (reparem na artificialidade do fogo que é usado para parar os ataques da fera, algo pouco convincente). Quem merece mesmo aplausos é o editor da produção que conseguiu imprimir um bom timing nesses momentos. Então basicamente é isso, seis pessoas tentando sobreviver de uma besta sedenta por sangue humano bem no meio de uma das regiões mais inóspitas do planeta. Nada muito além disso.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir