terça-feira, 22 de março de 2016

O Retorno de Arquivo X

Eu nunca acreditei em Aliens, mas sempre gostei muito da série "Arquivo X". Eu acompanhei religiosamente "The X-Files" desde os seus primeiros episódios nos anos 90, onde era exibida pela Rede Record. Estou falando de um tempo em que ainda não havia TV a cabo no Brasil e acompanhar uma série dessas não era algo tão fácil. O primeiro episódio chegou nas telas em 1993, saindo de cena em 2002 quando foi finalmente cancelada. As quatro primeiras temporadas são um primor. Alguns episódios são melhores do que muitos filmes sci-fi que são exibidos por aí nos cinemas. O sucesso trouxe uma febre e uma legião de fãs de fazer inveja a "Star Trek". Aliás ambas as séries trilharam caminhos bem semelhantes.

O problema é que depois de um certo tempo houve desavenças entre o ator David Duchovny e os produtores. Ele estava cansado de viajar ao Canadá todas as semanas (onde a série era filmada). Além disso ele tinha esperanças e ambições de emplacar uma carreira de sucesso nos cinemas (algo que nunca aconteceu). De uma forma ou outra ele abandonou o barco. Depois de sua saída novos agentes entraram, mas as coisas nunca mais emplacaram. "Arquivo X" foi declinando a cada temporada, perdendo audiência até ser cancelada após um episódio final realmente péssimo. Se tivesse sido encerrada na quinta temporada, por exemplo, teria sido um dos maiores fenômenos televisivos da história, tanto em termos de sucesso como em aspectos de qualidade.

Quatorze anos depois eis que a série retorna com praticamente a mesma equipe técnica e a dupla central formada pelos agentes Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). Ela ainda trabalha como cirurgiã, mas sem ligação com o FBI. Ele se tornou uma espécie de ermitão obcecado, sempre buscando a verdade sobre os OVNIs e o governo americano. Eles são reunidos novamente por um político conservador que tem um programa de TV onde explora o mundo das conspirações governamentais. Transitando por esse mundo ele obviamente descobre sobre o projeto Arquivo X (agora desativado). Novamente juntos após tantos anos vão então atrás de uma jovem garota que afirma ter sido abduzida anos antes por aliens. Eles teriam implantado um processo que a deixou grávida, mas antes que os seres híbridos nascessem foram retirados pelos mesmos alienigenas.

Eu gostei desse primeiro episódio, porém sou suspeito para avaliar. Isso porque como eu disse sou grande fã da série. Assim minha visão obviamente ficou turva pelo sentimento de nostalgia. Agora, não há como negar que o roteiro não é tão bom (pelo menos nesse primeiro episódio). Existe uma correria desnecessária para tentar tornar tudo muito explicado para essa nova geração de fãs de séries. Há até um epílogo narrativo por parte de Mulder para explicar tudo o que se passou nas temporadas anteriores (como se fosse possível explicar a trama enrolada de "X-Files" em poucos minutos!). Os elementos estão lá, tudo pode vir a funcionar novamente, mas ainda é cedo para qualquer previsão segura. Tem tudo para dar muito certo. Torço para que seja muito melhor do que sua última temporada que definitivamente não deixou saudades. De qualquer forma não deixa de ser um belo presente para os velhos fãs de Mulder e Scully.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo, na seção outros blog onde está o Music?

    ResponderExcluir
  3. Estive organizando e esqueci de colocar de volta os blogs na seção. Agora está ok.

    ResponderExcluir