quinta-feira, 10 de março de 2016

George Martin (1926 - 2016)

Ontem o mundo lamentou a morte do maestro e produtor George Martin. Quem é fã dos Beatles sabe muito bem da sua importância na história do grupo. Martin era conhecido como o "Quinto Beatle" e essa designação não era gratuita e nem destituída de relevância. Martin foi realmente uma figura chave dentro dos estúdios e isso desde os primórdios quando os Beatles não passavam de quatro jovens desconhecidos tentando uma vaga na poderosa EMI Odeon. Eles já tinham sido rejeitados por outras gravadoras de Londres, em especial a Decca Records, que achou o grupo muito cru e sem consistência musical (imagine você!)

De certa forma até havia um pouco de verdade na avaliação dos produtores da Decca. Os Beatles vinham de uma série de apresentações em Hamburgo e não primavam por serem tecnicamente perfeitos. Eles não tinham formação musical formal e tudo o que podiam apresentar a Martin nos estúdios Abbey Road era a experiência adquirida em noites e mais noites tocando nos clubes noturnos da Alemanha e Liverpool. Não foi uma grande audição, mas Martin colocou fé neles. Anos depois o produtor confessaria que do ponto de vista musical não havia achado grande coisa em John, Paul, George e Pete Best (Ringo ainda não havia chegado). Porém ele viu muita personalidade em cada um deles, o que fez com que aconselhasse para a direção da EMI que fechasse um contrato com aqueles jovens que se auto denominavam Beatles. Nada excepcional, apenas uma chance que poderia vingar ou não com o tempo.

Martin trabalhava em um selo específico da EMI, a Parlophone Records. Esse era o nome de uma velha gravadora alemã especializada em lançar discos de jazz dos anos 1920 que anos depois foi comprada pela EMI. Na empresa britânica a Parlophone foi decaindo em importância com o tempo. Quando Martin chegou lá os lançamentos era esparsos e de pouca importância. Em determinado momento o maestro e produtor percebeu que o selo estava começando a lançar discos de comédia, entendendo que havia chegado a hora de mudar, ir em outra direção. Foi quando os Beatles pintaram em Abbey Road atrás de uma oportunidade. A presença de Martin se fez presente desde as primeiras gravações. Quando ouviu uma composição de Lennon e McCartney chamada "Please Please Me", com uma levada a la Roy Orbison, ele percebeu que a música não tinha pegada, ritmo, e assim resolveu acelerar seu tempo. O resto é história. Depois do primeiro álbum lançado os Beatles tomaram o mundo de assalto com sua música e seu estilo único.

Um aspecto que George Martin logo percebeu em seu recém contratado grupo é que eles faziam questão de gravar suas próprias canções, algo que era raro na época. Assim criou-se uma simbiose perfeita dentro dos estúdios pois o próprio George Martin também se considerava um criador nato. Os Beatles traziam suas ideias e Martin lapidava todas as suas criações. Foi dele a sugestão de acrescentar um quarteto de cordas em "Yesterday", algo extremamente raro em discos de grupos de rock dos anos 60. Também foi Martin quem escreveu os lindos arranjos de canções eternas como "Eleanor Rigby" e "Here, There And Everywhere". São centenas de exemplos semelhantes. Sempre que John, Paul ou George tinham uma nova ideia no estúdio lá estava Martin para tornar tudo aquilo uma realidade. Conforme os anos foram passando a importância de George Martin só foi crescendo.

Ouça a obra prima "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e perceba como Martin está presente em cada nota, em cada pequeno arranjo orquestral. Ser chamado de o quinto Beatle não era apenas um elogio, mas também um reconhecimento por tudo o que ele fez pelos Beatles! O fato é que apenas seu trabalho ao lado dos Beatles já lhe valeria a eternidade na história da música, mas ele foi além, trabalhando também com outros grandes nomes da música internacional. George Martin foi certamente um dos nomes mais importantes da música do século XX, sem favor algum. Um verdadeiro marco na história musical de nossa era. Um gênio e um mestre dos estúdios. Descanse em paz grande maestro!

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo Aluísio
    George Martin (1926 - 2016)

    ResponderExcluir
  2. Isso começa a explicar como um grupo com tão pouca qualificação técnica pode fazer tanta coisa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  3. Quando "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" foi lançado um dos mais importantes críticos musicais da inglaterra escreveu em sua coluna: "Esse foi o melhor disco de George Martin". Só para você ter uma ideia...

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que pessoas que entendem deram crédito quem merecia, também.

    ResponderExcluir