sábado, 12 de março de 2016

Boa Noite e Boa Sorte

Edward R. Murrow (David Strathairn) trabalha como apresentador de TV nos Estados Unidos e é escalado para entrevistar o infame senador Joseph McCarthy, o idealizador da política de "Caça às Bruxas" dentro do mundo da política, literatura e artes em geral. Sua doutrina conhecida como Macartismo arruinou centenas de artistas, escritores e roteiristas talentosos que após serem acusados de comunistas viam suas carreiras terminarem prematuramente pois os estúdios não mais os contratavam com medo de represálias do público e dos altos escalões do governo. Edward R. Murrow achava aquilo um grande absurdo e resolveu combater na TV o pensamento de McCarthy e seus seguidores. O filme narra esse período de sua vida. Um tema mais do que bem-vindo para George Clooney um dos atores mais alinhados com o partido democrata e o liberalismo nos Estados Unidos. Esse filme é mais um em sua luta para se tornar um astro de Hollywood bem sucedido. Como se sabe Clooney foi por anos galã de séries de TV. Só tardiamente conseguiu fazer a transição para o cinema com sucesso. Depois de também interpretar personagens nessa linha nos filmes resolveu arriscar, ir além, para provar que era um sujeito inteligente e não apenas uma estrela em Hollywood.

Um de seus melhores filmes é justamente esse, onde dirige, atua e produz. Ousado, resolveu fazer uma película toda em preto e branco, algo bem corajoso pois filmes assim são considerados hoje em dia como comercialmente inviáveis. Mesmo com toda a maré contra resolveu filmar a história que foi baseada em fatos reais nesse formato, até para criar um clima melhor de contexto histórico. Ele certamente conseguiu realizar uma boa obra, dissecando um dos períodos mais nebulosos da história dos Estados Unidos, quando a paranoia anticomunista colocou na berlinda até mesmo os ideais mais importantes da democracia daquele país. Seguindo em frente em seus objetivos George Clooney não fez nenhum tipo de concessão comercial. O enredo não apela para soluções fáceis e nem simplifica tudo para o público. O estilo pode ser definido até mesmo como seco e direto, sempre fugindo dos clichês, quase em estilo documental. Ao invés de apelar para momentos dramáticos ele resolveu mostrar tudo da forma mais fiel possível. Esse tipo de atitude levou o filme a ser indicado a vários prêmios da Academia, mas infelizmente não conseguiu vencer nenhum. Não faz mal, a mensagem e o tema falam por si sós. Um pouco de história que abre os olhos sobre o passado para que momentos como esse não mais se repitam no futuro.

Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck, Estados Unidos, 2005) Direção: George Clooney / Roteiro: Grant Heslov e George Clooney / Estúdio: Warner Bros / Elenco: David Strathairn, George Clooney, Patricia Clarkson / Sinopse: Um corajoso apresentador de TV e seu produtor resolvem enfrentar de forma direta a doutrina política chamada de Macartismo. Idealizada pelo senador McCarthy essa doutrina visava desmascarar comunistas e esquerdistas infiltrados no mundo do entretenimento americano. Filme baseado em fatos reais. Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Ator (David Strathairn). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Ator (David Strathairn).

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Coments: Elvis Presley - Inherit The Wind; Dez Curiosidades sobre "Live a Little, Love a Little" Grace Kelly.

    ResponderExcluir
  3. Poie é Pablo, na minha juventude eu achava esse Joseph McCarthy um monstro, mas hoje vendo esses "comunistas" do Brasil e esses "comunistas" do cinema modelo Sean Penn, não sei se o Joseph McCarthy estava tão errado. Mesmo o George Clooney é um liberalzinho meio enjoado.

    ResponderExcluir
  4. Tudo muda de perspectiva com o passar dos anos e as experiências de vida. De repente os heróis do passado já não são tão heróis e os vilões deixam de ser meros monstros. Algo a se pensar.

    ResponderExcluir