sexta-feira, 11 de março de 2016

Kundun

Depois da morte de mais um Dalai Lama os monges budistas partem em busca de sua próxima reencarnação. O encontram em um pequeno garoto de apenas dois anos, que seria assim a volta do Lama anterior, agora chamado de "Buda da Compaixão". Seu caminho espiritual porém é interrompido bruscamente pelo regime comunista da China que considera a religião apenas um "Ópio do povo" que deve ser varrida da região, agora sob controle do regime socialista de Pequim. Como se pode perceber pela sinopse esse seria um filme indicado para qualquer diretor de Hollywood menos Martin Scorsese que nunca havia feito nada parecido em sua carreira. Diante disso e levando-se em conta que Scorsese tem uma origem completamente diversa da história que tenta contar até que o resultado não se saiu tão mal. Quem diria que o velho Scorsese iria realizar um filme assim, sobre o budismo tibetano? O problema maior talvez seja o fato de que Scorsese, apesar de ser um gênio da sétima arte, não tenha nenhuma intimidade com o tema que explora.

Some-se a isso um certo idealismo bobo envolvendo tudo e você terá um dos filmes mais fracos de sua carreira. Pelo menos na época o diretor conseguiu realizar uma produção em prol da luta do Dalai Lama, já que atualmente a indústria do cinema americano tem grandes interesses no mercado da China e jamais voltaria a produzir um filme desse estilo, com esse viés de apoio político a ele, afinal o Dalai Lama é um desafeto histórico do regime comunista de Pequim. Além disso o Dalai Lama atualmente já não é mais o queridinho da imprensa mundial principalmente após ter cometido uma gafe lamentável, soltando uma piada que foi considerada ofensiva e machista em relação às mulheres, mostrando que talvez ele não seja tão "iluminado" como o roteiro do filme tenta em vão provar. Por essa razão eu sempre gosto de dizer que filmes sobre grandes figuras internacionais só devem ser realizados após suas mortes quando seu ciclo já foi completado. Antes disso as coisas podem se complicar. De qualquer maneira devemos ao menos reconhecer que o filme no final foi salvo pelas suas boas intenções.

Kundun (Kundun, Estados Unidos, 1997) Direção: Martin Scorsese / Roteiro: Melissa Mathison / Elenco: Tenzin Thuthob Tsarong, Gyurme Tethong / Estúdio: Touchstone Pictures / Sinopse: Após a morte do décimo terceiro Dalai Lama em 1933 os monges budistas partem em busca do menino que seria sua décima quarta reencarnação, agora chamado de "Buda da Compaixão". Acabam encontrando o que procuravam dois anos mais tarde em uma região distante e isolada do Tibet. História baseada em fatos reais. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia (Roger Deakins), Melhor Direção de Arte (Dante Ferretti e Francesca Lo Schiavo), Melhor Figurino (Dante Ferretti) e Melhor Trilha Sonora (Philip Glass). Também indicado ao Globo de Ouro na mesma categoria.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir