terça-feira, 11 de março de 2014

Drácula

Nascido com o nome de Be'la Ferenc Dezso Blasko, o húngaro Bela Lugosi (1882 - 1956) foi um dos grandes intérpretes do personagem "Drácula" nos cinemas. Ele trouxe uma elegância sinistra para sua atuação e essa característica acabou sendo tão marcante que acabou influenciando gerações de atores que interpretaram o conde vampiro nas telas durante as décadas que viriam."Drácula" de 1931 foi o grande divisor de sua carreira. O filme, uma adaptação muito bem realizada da obra de Bram Stoker, mostrava um nobre europeu que era ao mesmo tempo um monstro e uma vítima.

Monstro porque percorria as vielas escuras em busca de sangue para continuar sua existência macabra e sinistra; vítima porque não conseguia se libertar de sua melancólica vida terrena e solitária. Dirigido por Tod Browning, o roteiro mostrava todos os personagens secundários que fizeram a lenda de Drácula atravessar os séculos como a bela Nina, o jovem John Harker e o caçador de criaturas da noite, Van Helsing. Um maravilhoso filme que até hoje é referência para os fãs do personagem e da mitologia dos vampiros que parecem nunca sair de moda, mesmo após tantos anos.

Drácula (Dracula, EUA, 1931) Direção: Tod Browning / Roteiro: Hamilton Deane / Elenco: Bela Lugosi, Helen Chandler, David Manners / Sinopse: Drácula (Lugosi) é um nobre europeu misterioso que tenciona comprar uma propriedade na Inglaterra. Ele viaja de navio até Londres e durante a viagem todos os tripulantes são mortos pelo vampiro. Na capital inglesa ele passa a se interessar por uma jovem, chamada Nina. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: