quarta-feira, 12 de março de 2014

Ases Indomáveis

Título no Brasil: Ases Indomáveis
Título Original: Top Gun
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Tony Scott
Roteiro: Jim Cash, Jack Epps Jr
Elenco: Tom Cruise, Tim Robbins, Kelly McGillis, Val Kilmer, Anthony Edwards, Meg Ryan
                   
Sinopse:
O piloto de caças Maverick (Tom Cruise) entra na escola de elite da Marinha americana. Seu objetivo é se tornar um ás de sua categoria, um verdadeiro Top Gun. Lá se torna amigo de Goose (Anthony Edwards), seu co-piloto. A concorrência entre os alunos é feroz e todos querem ser o primeiro da turma. Iceman (Val Kilmer) se torna seu principal rival por ser um piloto arrojado e ousado. Cabe a Maverick superar esse desafio enquanto tenta conquistar o coração de Charlie (Kelly McGillis), sua instrutora de aviação militar.

Comentários:
Finalmente Tom Cruise encontra o filme que mudaria toda a sua carreira. Grande sucesso de bilheteria o transformou em astro de primeira grandeza! O filme continua muito bom, com ótimas cenas de combates entre caças F14 da marinha americana e um pano de fundo para trazer humanidade aos pilotos. Além disso o filme tem um bom romance envolvendo o personagem Maverick (Tom Cruise) e sua instrutora (a bonita Kelly MgGillis). Vendo hoje, depois de tantos anos, cheguei na conclusão que esse realmente deve ser um dos primeiros "filmes clips" da história do cinema. Essa denominação eu uso porque ele tem muito da linguagem MTV, tudo muito rápido, com edição esperta, trilha sonora de FM e nada de muito profundo ou pesado (mesmo quando seu companheiro de vôo Goose morre nada fica muito dramático).

Até hoje eu não entendi porque Top Gun nunca ganhou uma continuação na época. Todo mundo sabe que nos anos 80 todos os grandes sucessos do cinema (Rambo, Caça Fantasmas, De Volta Para o Futuro, A Hora do Espanto, etc) tiveram sequências mas Top Gun não. Complicado entender. De qualquer forma foi melhor assim. Em breve teremos um remake, algo que acho sem sentido uma vez que esse filme pop dos anos 80 só funcionaria bem mesmo naquela década, onde todo mundo usava roupas pra lá de estranhas e penteados diferentes. Além disso canções como as do grupo Berlim (da famosa canção tema Take Me Breath Away) soam datadas hoje em dia. Vamos esperar pra ver no que dá. Esse original pelo menos ainda continua muito divertido e marcante.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Ases Indomáveis
    Exibição Hoje,
    14:35hs, Rede Globo

    ResponderExcluir
  2. Pablo, esse filme é uma amostra do que é envelhecer bem, Tom Cruise, e o que é envelhecer mal, Val Kilmer e Kelly MgGillis. O Val KIlmer está parecendo um sapo e a Kelly MgGillis está uma velha acabada, não dá pra acreditar.

    ResponderExcluir
  3. Pablo, esse filme é uma amostra do que é envelhecer bem, Tom Cruise, e o que é envelhecer mal, Val Kilmer e Kelly MgGillis. O Val KIlmer está parecendo um sapo e a Kelly MgGillis está uma velha acabada, não dá pra acreditar.

    ResponderExcluir
  4. O Tom Cruise, apesar da idade (ele nasceu em 1962) ainda está muito bem. Para não dizer que não envelheceu nada pude, pela primeira vez, perceber sinais de envelhecimento dele quando o vi no último Missão Impossível - mas mesmo assim nada demais. Já o Kilmer realmente chutou o balde. Aqui como Iceman ele está em ótima forma física mas hoje em dia parece que não liga mais para a imagem. A Kelly MgGillis, por sua vez, assumiu sua homossexualidade e hoje em dia é militante gay em prol dos direitos de lésbicas nos EUA. Ela já dava alguma pinta em Top Gun ao interpretar sua personagem "machona", vamos dizer assim. É a tal coisa, o tempo passa, o tempo voa...

    ResponderExcluir