sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Elvis Presley - Guitar Man

O produtor Felton Jarvis trabalhou por longos anos ao lado de Elvis Presley. Praticamente todos os discos do cantor que foram gravados e lançados nos anos 70, contaram com a produção de Jarvis. Quando Elvis morreu ele teve uma ideia... uma péssima ideia em minha opinião. Ele convenceu a RCA Victor a dar carta branca para que ele modificasse as gravações originais de Elvis. Isolou os vocais do cantor e gravou novos arranjos, para dar um ar de modernidade na obra do falecido artista.

E o que o fã ganhou com isso? Nada de bom. As gravações deveriam ser mantidas tais como foram gravadas. Faz parte de seu contexto histórico e isso é importante. Elvis não precisava ser modernizado coisa nenhuma. Ele vale pelo que fez na sua carreira, com a sonoridade que existia quando era vivo. Todo o resto me soa como puro desrespeito. De qualquer forma não pensaram assim e lançaram esse LP nos anos 80. Fruto de um ponto de vista equivocado só fez sucesso na parada country americana. O repertório era de country music, de músicas ao estilo "Lado B" da discografia de Elvis. Um disco, ao meu ver, inútil. Não precisava existir mesmo.

Elvis Presley - Guitar Man (1981)
Guitar Man
After Loving You
Too Much Monkey Business
Just Call Me Lonesome
Lovin' Arms
You Asked Me To
Clean Up Your Own Backyard
She Thinks I Still Care
Faded Love
I'm Moving On

Pablo Aluísio.

Um comentário: