quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Elvis Presley - St. Paul to Wichita

A partir de 1973 Elvis foi infelizmente aumentando seu abuso de drogas. Em 1974 ele já estava bem afundado nessa questão. Grande parte de seus concertos por essa época não foram bons, diante da delicada situação pessoal. Apenas alguns se salvaram desse estado ruim de coisas. Um deles foi justamente esse concerto que Elvis realizou durante o outono de 1974. Segundo grande parte das críticas da época ele se apresentou bem, mostrou interesse e se esforçou para agradar ao público presente. E tudo isso no meio de um turbilhão de eventos pessoais bem ruins.

Para quem gosta de detalhes o show foi gravado em parte no Civic Center, em St. Paul, Minnesota. Terra gelada, clima ruim, frio demais, complicado de aguentar. Mesmo assim Elvis e a banda encararam o frio e as dificuldades e fizeram um bom trabalho no palco. Alguns anos depois o guitarrista James Burton chegou a dizer que era complicado até mesmo manter as afinações dos instrumentos por causa da baixas temperaturas. O que dizer de Elvis com aqueles macacões abertos no peito? Dizem que já na segunda música o cantor aproveitou para enfiar umas toalhas (aquelas que ele geralmente dava de presente aos que estivessem perto do palco) para não sofrer tanto com o frio (e olha que o concerto foi realizado no outono e não no inverno, o que seria terrível). Enfim, ossos do ofício de um artista que vivia de sua música e nada mais.

Elvis Presley: St. Paul to Wichita - October '74
1 See See Rider, 2 I Got A Woman/Amen, 3 Love Me, 4 Blue Suede Shoes, 5 Until It's Time For You To Go, 6 Big Boss Man, 7 Fever, 8 If You Love Me (Let Me Know), 9 Love Me Tender, 10 Hound Dog, 11 Introductions including: Lawdy, Miss Clawdy, 12 All Shook Up, 13 Teddy Bear/Don't Be Cruel, 14 The Wonder Of You, 15 Why Me Lord, 16 Heartbreak Hotel, 17 Let Me Be There, 18 Hawaiian Wedding Song, 19 American Trilogy, 20 Johnny B. Goode, 21 You Gave Me A Mountain.

Pablo Aluísio.

Um comentário: