segunda-feira, 14 de novembro de 2005

Elvis Presley - Always On My Mind

Com a chegada do CD no mercado a gravadora de Elvis Presley começou a lançar novas coletâneas produzidas especialmente para esses novos tempos. Capas foram criadas - algumas bem exageradas, outras mais bonitas - e novas seleções de repertório foram elaboradas pelos executivos. Alguns desses álbuns foram lançados inicialmente no exterior - como no Japão, por exemplo. A despeito da nova roupagem o fato é que não havia nada de novo em termos de música, uma vez que a gravadora estava visando mesmo formar uma nova geração de fãs e não agradar aos colecionadores mais veteranos. Foi uma época bem fraca em termos de novidades, pois pelo menos até aquele momento a gravadora se limitava a apenas lançar uma coletânea atrás da outra, sem grandes atrativos para os colecionadores.

Esse "Always On My Mind" aproveitava o sucesso mundial tardio da música título que na época da carreira de Elvis não havia se destacado, sendo lançada como mero lado B de um single com "Separate Ways". A RCA apenas aproveitou a capa do álbum "Elvis" de 1973 e criou essa direção de arte bem moderna, vamos colocar dessa forma. O repertório é todo baseado entre o final dos anos 60 e a década de 70. Teria sido mais interessante se a RCA tivesse selecionado apenas canções gravadas por Elvis durante as sessões de gravação em estúdio realizadas para o filme "Elvis On Tour". Havia material suficiente para compor um álbum e isso iria manter um certo contexto histórico entre as faixas. Infelizmente não foi bem isso que aconteceu.

Da fase final da carreira de Elvis pincelaram as canções "Unchained Melody" (do álbum Moody Blue), "Bitter They Are, Harder They Fall". "Solitaire" e "Hurt" (do disco "From Elvis Presley Boulevard"). Depois preencheram tudo com músicas de discos diversos da carreira do cantor como "I've Lost You" (do That´s The Way It Is) e "My Boy" (de 1974, do "Good Times"). Basicamente foi isso. Mesmo na época de lançamento desse CD no Brasil, quando o Compact Disc ainda era uma grande novidade tecnológica, ele não chegou a me interessar. Como um fã de Elvis que estava mais focado em sua discografia oficial ele não me chamou maior atenção. Para admiradores ocasionais e marinheiros de primeira viagem porém pode até ter servido como cartão de visitas do tipo de som que Elvis fazia em seus momentos finais. Sob esse ponto de vista até tinha seu valor comercial.

Elvis Presley - Always On My Mind (1985)
1. Separate Ways
2. Don't Cry Daddy
3. My Boy
4. Solitaire
5. Bitter They Are, Harder They Fall
6. Hurt
7. Pieces Of My Life
8. I Miss You
9. It's Midnight
10. I've Lost You
11. You Gave Me A Mountain
12. Unchained Melody
13. Always On My Mind

Pablo Aluísio.

Um comentário: