domingo, 13 de novembro de 2005

Elvis Presley - Stereo 57 Essential Elvis Volume 2

Na transição entre o vinil e o CD, a detentora dos direitos autorais de Elvis na época (a BMG da Alemanha) resolveu lançar uma nova coleção do cantor que pegou muitos fãs de surpresa. Para entender o impacto que esses discos tiveram (eles foram lançados tanto em versão vinil como Compact Disc) é interessante situar o leitor dentro do contexto histórico de seu lançamento. Estou falando de uma época particularmente ruim para quem gostava de Elvis, quando os discos em catálogo eram poucos e escassos, com raros LPs disponíveis aos fãs. Elvis parecia meio esquecido comercialmente, principalmente pela própria RCA que naquele momento deixava de existir, sendo incorporada por multinacionais estrangeiras.

No meio do limbo estava justamente a discografia de Elvis, sendo que ninguém ao certo sabia com quem iria parar os direitos de lançamento de seus títulos. Nesse meio termo realmente os álbuns de Elvis sumiram das lojas e isso em praticamente todo o mundo. Encontrar álbuns novos assim nas lojas, com tanto cuidado técnico, cheio de novidades e direção de arte de primeira qualidade, era algo realmente surpreendente. Eram certamente lançamentos caprichados, com capa dupla, bela direção de arte interna (que procurava capturar a essência dos discos originais de Elvis lançados na década de 1950), tudo embalado com tratamento sonoro de primeira linha. Várias gravações foram resgatadas dos velhos arquivos da RCA Victor em Nova Iorque. Eram takes realmente inéditos, algo que até aquele momento havia sido pouco explorado pela gravadora do cantor. Na realidade se formos pensar bem esses discos acabaram sendo se tornando o verdadeiro embrião da coleção FTD (Follow That Dream) que iria revolucionar a discografia de Elvis de maneira absoluta nos anos seguintes.

O vinil também tinha outra novidade interessante, mesclando faixas em Stereo com gravações Mono. Poucos sabem, mas quando essas gravações de Elvis chegaram pela primeira vez ao mercado (no ano de 1957) o Stereo era uma novidade absoluta no mercado fonográfico. O padrão era o Mono, pois esse sistema era o mais popular e difundido, principalmente por causa dos equipamentos de som que eram os mais comprados pelo consumidor médio. A experiência do Stereo exigia uma nova tecnologia de gravação, algo que a RCA já possuía naquela época porque afinal era uma das gravadoras mais ricas e dominantes do cenário comercial. Elvis realizou assim suas primeiras experiências no novo sistema justamente com essas faixas que estão no disco. A RCA para promover a novidade adotou o lema do "Living Stereo".

A seleção musical mistura várias canções que acabaram sendo usadas como bônus songs na trilha sonora do filme "Loving You" com canções gospel que fariam parte do compacto duplo "Peace In The Valley". Fora as músicas avulsas que foram lançadas como singles de grande sucesso - como o hit "All Shook Up" aqui em versão Mono, para que o ouvinte tivesse a exata sensação de como a música soava em seu lançamento, no compacto simples original. Para quem gostava de Elvis e boa música, não poderia mesmo haver nada melhor. Um grande lançamento que mudou para sempre a forma como as grandes gravadoras começariam a enxergar o legado de Elvis dentro do mercado atual.

Elvis Presley - Stereo 57 Essential Elvis Volume 2
1. I Beg Of You (Take 1)
2. Is It So Strange (Take 1)
3. Have I Told You Lately That I Love (Take 2)
4. It Is No Secret (What God Can Do) (Takes 1,2,3)
5. Blueberry Hill (Take 2)
6. Mean Woman Blues (Take 14)
7. There'll Be Peace In The Valley (Takes 2,3)
8. Have I Told You Lately I Love You (Take 6)
9. Blueberry Hill (Take 7)
10. That's When Your Heartaches Begin (Takes 4,5,6)
11. Is It So Strange (Takes 7,11)
12. I Beg Of You (Takes 6,8)
13. Peace In The Valley (Take 7)
14. Have I Told You Lately That I Love You (Takes 12,13)
15. I Beg Of You (Take 12)
16. I Believe (Take 4) (Bonus Mono Track)
17. Tell Me Why (Take 5) (Bonus Mono Track)
18. Got A Lot O' Livin' To Do! (Take 9) (Bonus Mono Track)
19. All Shook Up (Take 10) (Bonus Mono Track)
20. Take My Hand, Precious Lord (Take 14) (Bonus Mono Track)

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário