Outro grande nome da música norte-americana que cruzou caminho com Elvis Presley foi o cantor e compositor country Bill Monroe, o autor de "Blue Moon Of Kentucky". Músico pioneiro, é conhecido nos Estados Unidos como o pai do Bluegrass. O próprio Bill se auto denominava "um fazendeiro com um bandolim e uma voz de tenor". Ele e seu conjunto de Bluegrass ajudaram e influenciaram profundamente o Western Swing e o honky-tonk (variações da música rural americana).
Bill Monroe nasceu em Rosine, Kentucky no ano de 1911. Em 1934 juntou-se ao seu irmão, Charlie Monroe, e juntos começaram a tocar em Estados do Sul como a Carolina. Dois anos depois firmaram um contrato com uma subsidiária da RCA, a Bluebird label. Em 1938 se separa de seu irmão e forma sua própria banda, Bill Monroe & His Bluegrass Boys e começam a se apresentar no Grand Ol' Opry.
Depois do fim da banda em 1945, Monroe continua em carreira solo, se apresentando em vários festivais de Country Music. Em 1954, Elvis Presley gravou seu primeiro single com uma canção de Monroe no Lado B "Blue Moon of Kentucky". Essa música foi gravada originalmente por Monroe em 1947 quando o músico assinou com a gravadora Columbia. Na mesma linha ele emplacou vários sucessos country como "Toy Heart," "Blue Grass Breakdown," "Molly and Tenbrooks", "Wicked Path of Sin," "My Rose of Old Kentucky" e "Little Cabin Home on the Hill", essa última uma das preferidas de Elvis.
Monroe também cruzou o caminho de outro mito, Hank Williams, e se imortalizou entrando para o Country Hall da fama nos anos 70 e no Rock and Roll Hall da fama em 1997. Foi também homenageado no álbum "Bill Monroe and Friends", lançado em 1985 contando com grandes nomes da música country como Johnny Cash, Willie Nelson e Emmylou Harris. Bill Monroe morreu no dia 9 de setembro de 1996 em Springfield, Tennessee. Seu legado musical porém permanece firme até os dias de hoje.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário