domingo, 8 de maio de 2005

Elvis Presley - Biografia, 1960 - Parte 5

30 a 31 de outubro de 1960 - Elvis retorna aos estúdios para mais uma longa sessão de gravação. Dessa vez o material e todo de música gospel, música religiosa. O disco está programado para ser lançado em dezembro, para aproveitar as vendas de final de ano. Para Elvis é um prazer gravar todas essas músicas, algumas de sua época de infância, quando passou muitos momentos ouvindo as estações de rádio de Memphis ao lado de sua falecida mãe, Gladys. Elvis escolhe praticamente sozinho o repertório. Inspirado, ele grava as seguintes faixas: Milky White Way, His Hand in Mine, I Believe in the Man in the Sky, He Knows Just What I Need, Surrender, Mansion over the Hilltop, In My Father's House, Joshua Fit the Battle, Swing Down Sweet Chariot, I'm Gonna Walk Dem Golden Stairs, If We Never Meet Again, Known Only to Him, Crying in the Chapel e Working on the Building. A sessão de gravação é realizada no RCA Studio B, Nashville, Tennessee. A produção fica a cargo de Steve Sholes.  

1 de Novembro de 1960 - A RCA Victor lança o single "Are You Lonesome Tonight? / I Gotta Know". Rapidamente o compacto se torna outro campeão de vendas, trazendo mais um hit para a carreira de Elvis. E era uma música que também fugia dos padrões da discografia do cantor. Na verdade era uma nova versão de uma antiga música datada de 1926, ainda nos tempos do cinema mudo. Havia uma parte falada, bem típica de músicas românticas dessa era antiga, que deu certo trabalho para Elvis no estúdio. O Lado B vinha com a boa pop music "I Got Know". Uma boa música que foi sendo esquecida com o tempo, apesar do sucesso do single como um todo. O single é premiado com disco de ouro.

7 a 8 de Novembro de 1960 - O último compromisso de Elvis com a RCA Victor no ano é a gravação da trilha sonora do filme "Coração Rebelde ". Poucas faixas, até porque a RCA Victor não tinha intenção de lançar um álbum com essas canções. Era material apenas para ser usado no cinema, caso o estúdio assim desejasse. Dessa maneira Elvis grava as seguintes canções: Lonely Man, In My Way, Wild in the Country, Forget Me Never e I Slipped, I Stumbled, I Fell. A gravação é feita no Radio Recorders, em Hollywood, Califórnia. A produção fica a cargo do produtor musical da Fox, Urban Thielmann.  

10 de Novembro de 1960 - Elvis volta ao estúdio 4 da 20th Century Fox para as filmagens de mais um filme, Wild In The Country (Coração Rebelde). Algumas cenas externas também são realizadas na cidade de Napa, em Napa Valley, Califórnia. O roteiro era dramático, havia pouco espaço para músicas e diversão como havia sido visto pelos fãs em "Saudades de um Pracinha", o grande sucesso cinematográfico dessa fase da carreira de Elvis. O cantor, em busca de uma carreira no cinema, chegou a dizer numa entrevista seu pensamento, ao afirmar: "Cantores surgem e desaparecem muito rápido. Mas se você for um bom ator pode ficar por aí por muitos anos, ter uma carreira longa!". 

Dezembro de 1960 - Elvis entra de férias. Ele tinha sempre tinha uma cláusula em seus contratos que afirmava que ele estaria livre de obrigações contratuais entre 1 de dezembro a 10 de janeiro (ele celebrava seu aniversário no dia 8). Assim nessas festas de fim de ano Elvis jamais assumia qualquer trabalho, seja para a gravadora RCA, seja para os estúdios de cinema em Hollywood.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário