Título Original: Silverado
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Lawrence Kasdan
Roteiro: Lawrence Kasdan, Mark Kasdan
Elenco: Kevin Kline, Scott Glenn, Danny Glover, Kevin Costner, John Cleese, Bill Thurman
Sinopse:
Um grupo de cowboys chega na cidade de Silverado e descobre que a região é dominada por um fazendeiro sem escrúpulos e um xerife corrupto, sempre disposto a abusar de sua autoridade em prol de suas atividades criminosas. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Som e Melhor Música Original.
Comentários:
Assisti no cinema, em seu lançamento original. Na época eu era um adolescente e gostei muito do filme. O faroeste já era um gênero cinematográfico meio decaído, poucos estúdios ainda investiam nele. Parecia algo de um tempo passado. O fato é que se produziu tantos filmes de western nas décadas anteriores que tudo ficou meio saturado. Outro aspecto a se considerar é que esse faroeste dos anos 80 procurava ser mais moderno, contando com um elenco muito bom, que estava surfando uma onda de sucesso. Danny Glover, por exemplo, colhia o sucesso da série "Máquina Mortífera". Kevin Kline era um ator badalado, inclusive pela crítica. E não poderia deixar de lembrar de Kevin Costner, naquela ocasião ainda pouco conhecido. Em pouco tempo ele iria se tornar um astro, um campeão de bilheteria. De qualquer modo é um bom filme e resistiu bem ao tempo. Claro, depois que você assiste filmes como "Sete Homens e um Destino" você acaba entendendo de onde veio parte do roteiro desse "Silverado". Mesmo assim não é algo que desmereça suas qualidades cinematográficas.
Pablo Aluísio.

Cine Western
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Como coadjuvante nesse Silverado, o Kevin Costner plantou a semente, que germinou, e o.tornou um dos maiores astros do cinema e das séries de TV.
ResponderExcluirPablo:
ResponderExcluirOntem assisti "Os Deuses Vencidos" fiquei com a nítida impressão que o personagem alemão nazista com consciência do Marlon Brando é o mesmo que ele faria de novo em "Moritori" de 1965, ou seja, apenas 7 anos depois. A psicologia dos dois personagens é praticamente a mesma e até a vida parece a sequência do que havia acontecido.
Uma observação interessante sobre Brando. Na época ele disse numa entrevista que queria mostrar o lado humano dos personagens, ainda que fossem nazistas - os maiores autores de atrocidades da história. Para Brando a Alemanha e grande parte de seu povo foi sugado por essa ideologia nefasta. E muitos não eram pessoas monstruosas, apenas foram tragadas por esse momento histórico terrível da humanidade.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAh, e tive a impressão que o Montgomery Clift trouxe de volta o Prewitt de A Um Paso da Eternidade, mas nesse Os Deuses Vencidos ele esqueceu que lutava boxe e apanhou muito. kkkkk
ExcluirKevin Costner, provavelmente o último ator com aquele estilo antigo, dos clássicos filmes do passado.
ResponderExcluirLembrando que Kasdsn era considerado um excelente roteirista. Produção caprichada.....
ResponderExcluir