Março de 1960 - Elvis dá baixa do Exército e volta para os Estados Unidos, onde se apresenta no posto militar do Fort Dixon no dia 5 de março de 1960, para formalizar o fim de sua carreira no exército. A volta de Elvis causa um verdadeiro rebuliço na mídia dos Estados Unidos. Os principais rádios e TVs do país narram passo a passo todo o trajeto do avião de Elvis em seu retorno, inclusive em uma rápida parada na Escócia para reabastecimento. Essa seria a única vez que Elvis pisaria em solo britânico. Uma multidão saúda Elvis na volta para casa, o aeroporto é tomado por fãs e Elvis tem que sair por uma porta lateral. Depois pega um trem de volta à Memphis. Durante toda a viagem o vagão de Elvis é saudado por fãs, em qualquer parada que fizesse, mesmo que fosse de madrugada ou em uma estação isolada. Na chegada em Memphis mais de 10 mil fãs o esperam na estação local, forçando Elvis a descer antes e ir de carro para sua casa.
Ao reabrir as portas de Graceland Elvis sente imediatamente a falta de sua querida mãe, morta um ano antes. Para aliviar a solidão, Elvis começa a telefonar constantemente para a namorada adolescente que deixou na Alemanha, Priscilla Ann Beaulieu. O namoro inocente entre os dois havia se transformado em uma paixão avassaladora nos últimos dias de Elvis na Alemanha e em pouco tempo Elvis iria trazê-la para morar com ele em Graceland. Havia uma enorme ansiedade por sua volta pois o ritmo musical do qual era Rei estava jogado no esgoto (mais ou menos o que ocorre com o Rock'n'Roll atualmente).
Uma série incrível de fatos desagradáveis havia atingido os principais nomes do verdadeiro Rock: Um acidente automobilístico havia acabado com as carreiras de Eddie Crochran e Gene Vincent, Little Richard havia decidido abandonar a música para se dedicar à religião, Chuck Berry havia sido preso por tráfico de escravas brancas, Ritchie Valens e Buddy Holly sofreram um acidente fatal e finalmente o inventor da expressão Rock'n'Roll, o DJ Alan Freed, estava preso e falido, em suma o Rock estava no fundo do poço. Por isso a volta de Elvis significa muito para os jovens da época pois os ídolos que estavam na mídia nada mais eram que cantores adolescentes como Fabian e Frankie Avalon além de outros "minielvis".
5 de Março de 1960 - Elvis é elogiado por todo o país e por todos os segmentos da sociedade americana. Todas as estações de rádio lhe prestam homenagens, transmitindo programas especiais apenas com músicas do Rei do Rock. Líderes políticos exaltam o ato de Elvis servir o exército americano na Europa e até mesmo religiosos radicais afirmam que Elvis é um exemplo para todos os jovens americanos! A gravadora de Elvis anuncia que tem mais de um milhão de pedidos antecipados das futuras gravações de Elvis, isso tudo mesmo antes dele entrar em estúdio. A Paramount Pictures também anuncia que o cachê de Elvis será o maior já pago a um ator em Hollywood. O roteiro é totalmente inspirado na vida real de Elvis na Alemanha, mostrando um soldado americano louco por garotas. Elvis estava no topo do mundo mais uma vez.
20 e 21 de março de 1960 - Elvis vai até o estúdio B da RCA Victor em Nashville, Tennessee. Nessas sessões ele grava as músicas Make Me Know It, Soldier Boy, Stuck on You, Fame and Fortune, A Mess of Blues e It Feels So Right. Duas das faixas foram escolhidas para fazer parte de seu primeiro single de retorno aos Estados Unidos. Mais tarde a música A Mess of Blues seria utilizada como Lado B do single It´s Now Or Never. As demais seriam usadas no álbum "Elvis is Back!" posteriormente. A produção dessas sessões foram divididas entre os produtores Steve Sholes e Chet Atkins.
23 de Março de 1960 - A gravadora RCA Victor lança o single "Stuck on You / Fame and Fortune". O primeiro single de Elvis é lançado e chega ao topo das paradas em apenas 6 horas! E leva Disco de Ouro dois dias depois! Elvis lidera todas as paradas, de todos os países, mais uma vez. O single era composto de apenas duas canções, uma no lado A e outra no lado B do compacto. Stuck on You (Schroder/McFarland) - Canção título do primeiro single lançado por Elvis após seu retorno aos Estados Unidos em 1960. Elvis a apresentou no especial de TV "welcome Home Elvis" apresentado por Frank Sinatra, mais conhecido como "the voice". Na ocasião Presley fez um dueto com Mr.Sinatra no medley "Witchcraft / Love Me Tender". Interessante salientar que nos anos 50 Sinatra afirmara, em suas próprias palavras que "O Rock'n'Roll é um ritmo cantado e escutado por cretinos". Bem, Sinatra nunca foi conhecido por sua eloquência mesmo. O lado B apresentava a balada Fame and Fortune (Wise/Weisman) - Música que foi apresentado na TV norte americana no especial apresentado por Frank Sinatra chamado "Welcome Home Elvis" em homenagem ao retorno de Presley aos Estados Unidos depois dele servir o exército na Alemanha Ocidental. Nesta ocasião Elvis exibiu seu famoso Topete de 15 centímetros com muita brilhantina numa imagem que ficou consagrada como símbolo dos anos 50 e 60. "Fame and Fortune" mesmo sendo um mero lado B de seu compacto também se destacou, virando hit nas rádios. A promoção com Elvis a cantando no programa de TV de Frank Sinatra certamente foi um fator para esse sucesso.
26 de Março de 1960 - Elvis viaja até a Flórida para gravar o especial de TV com Frank Sinatra. O local escolhido para a apresentação foi o palco do showroom do luxuoso hotel La Fontainebleau, em Miami Beach. Frank Sinatra comparece ao lado de sua turma de amigos que incluía entre outros os cantores Dean Martin e Sammy Davis Jr. A patrocinadora do evento, uma marca de relógios de luxo, presenteia Elvis com um relógio de sua linha mais cara.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário