domingo, 15 de maio de 2005

Elvis Presley - Biografia, 1962 - Parte 1

8 de janeiro de 1962 - Elvis completa 27 anos de idade ao lado de amigos e conhecidos em Graceland. Suas férias estão acabando e logo ele precisará voltar a gravar novas músicas para a RCA Victor, além de atuar em novos filmes em Hollywood. Elvis intensifica seus telefonemas para a Alemanha. Ele quer trazer Priscilla para passar alguns dias ao seu lado nos Estados Unidos. Os pais dela não acham uma boa ideia. Elvis também recebe uma bela homenagem nesse dia do programa American Bandstand.

Fevereiro de 1962 - A RCA Victor lança o primeiro single de Elvis no ano com as músicas "Good Luck Charm" e  "Anything that's Part of You". O compacto chega ao topo da parada Billboard e se torna um novo sucesso de vendas. A crítica se divide, alguns reclamam da falta de Rock nas gravações de Elvis. Ele parece ter se tornado um cantor pop romântico. O fato negativo é que esse seria o último single de Elvis a chegar ao topo em muitos anos. Elvis só retornaria para a primeira posição entre os mais vendidos na classificação de singles com "Suspicious Minds" em 1969. Isso iria refletir a queda de vendas do cantor no mercado de compactos. Um fato preocupante para sua gravadora.

Março de 1962 - Elvis viaja para Nashville, Tennessee. A gravadora programa uma extensa lista de músicas para gravação. A intenção é gravar material convencional, não relacionado a trilhas sonoras de Hollywood. A RCA pretende lançar um novo álbum de Elvis o mais breve possível. Assim nos dias 18 e 19 desse mês Elvis comparece nos estúdios B da gravadora para gravar as seguintes músicas: Something Blue, Gonna Get Back Home Somehow, Easy Question, Fountain of Love, Just for Old Time's Sake, Night Rider, You'll Be Gone, I Feel That I've Known You Forever, Just Tell Her Jim Said Hello, Suspicion e She's Not You. Essa sessão é toda produzida por Steve Sholes, que vinha trabalhando ao lado de Elvis desde o seu primeiro álbum na RCA em 1956.

Março de 1962 - A correria para Elvis nesse mês é intensa. Após gravar farto material para a RCA em Nashville ele é informado pela Paramount Pictures que seu novo filme será filmado novamente no Havaí, como havia acontecido com "Feitiço Havaiano". O roteiro é enviado para Elvis. O enredo conta a história de um jovem que pretende comprar um barco de pesca por dez mil dólares. Enquanto não arranja esse dinheiro ele vai ganhando a vida se apresentando em clubes noturnos. O filme também ganha título e passa a se chamar "Girls, Girls, Girls" (no Brasil "Garotas e mais Garotas"). Antes de viajar para as ilhas havaianas Elvis precisa ir para a Califórnia para gravar as músicas da trilha sonora nos estúdios Radio Recorders. A sessão é programada para ser realizada no dia 26 desse mês.

Março de 1962 - Estreia nos cinemas o filme "Follow That Dream" (Em cada sonho um Amor, no Brasil). Elvis faz o papel de um jovem caipira que luta contra o governo que quer tirar as terras de sua família na ensolarada Flórida. Com direção de Gordon Douglas e contando no elenco com Arthur O'Connel e Ann Helm, o filme recebe críticas mornas. O filme não faz muito sucesso, mas também não dá prejuízo para o estúdio. Um mês após a RCA Victor iria finalmente lançar a trilha desse filme em um EP, compacto duplo, com quatro canções: Follow That Dream, Angel, What a Wodrefull World e I'm Not the Marryng Kind. O EP chega ao 15º lugar na parada de sucessos da revista Billboard.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário