segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Elvis Presley - Rocker

Elvis Presley morreu em 1977, Como revitalizar sua imagem perante um público mais jovem, dos anos 80? Ora, a solução veio em álbuns como esse. A gravadora (ainda era a RCA Victor na ocasião) resgatou a imagem de um Elvis jovem e rebelde, roqueiro, para que essa imagem se comunicasse com a juventude daquela época. Some-se a isso uma bonita direção de arte, moderna, com um Elvis de moto (Harley-Davidson) na capa e pronto, havia novamente um bom produto para se colocar no mercado. Sucesso garantido.

Eu me recordo que nunca cheguei a ver esse álbum no formato LP. Só conheci ele em CD. Em minhas memórias o primeiro lançamento desse título no Brasil só se deu na era do CD, lá por volta da primeira metade dos anos 90. Eu me recordo de ver esse CD brilhando nas prateleiras das lojas da época. E era um preço bastante salgado, tanto que nunca comprei. Só que o motivo era outro. O Rocker não passava de uma coletânea, só com versões oficiais, sendo a maioria hits. Era um tipo de lançamento que já naquele tempo não me interessava muito. Por isso deixei passar. Tirando a capa moderninha, não havia mesmo nenhuma outra novidade digna de nota.

Elvis Presley - Rocker (1984)
Jailhouse Rock
Blue Suede Shoes    
Tutti Frutti    
Lawdy Miss Clawdy    
I Got A Woman    
Money Honey    
Ready Teddy    
Rip It Up    
Shake, Rattle & Roll
Long Tall Sally
(You're So Square) Baby I Don't Care
Hound Dog    

Pablo Aluísio.

domingo, 27 de novembro de 2005

Elvis Presley - That's The Way It Is - Special Edition

Se você gosta desse período da carreira de Elvis Presley e principalmente do filme musical documentário, então esse é o seu CD. Na verdade se trata de uma pequena caixa com 3 CDs em formato luxuoso lançado nos Estados Unidos em comemoração aos trinta anos de lançamento da trilha sonora do filme "Elvis é Assim" (That's The Way It Is). O filme também foi relançado na ocasião com nova edição trazendo cenas inéditas dos shows de Elvis Presley em Las Vegas no ano de 1970. O CD traz muito material inédito de ótima qualidade, como ensaios de Elvis e banda em Vegas e nos estúdios da RCA e da MGM. E como os fãs de Presley bem sabem as versões (ótimas por sinal) que são mostradas no filme não são, em sua esmagadora maioria, as que ouvimos na trilha sonora oficial.

Assim, a pedidos, a RCA resolveu trazer em um só pacote a trilha sonora tal como chegou ao mercado em 1970 acrescida das versões de palco que aparecem no filme, tudo com rico trabalho de restauração dos registros originais. E no CD 3 ainda temos um belo pacote com várias canções diversas cantadas por Elvis em Vegas naquela temporada que nunca tinham sido lançadas antes. Achou pouco? Que tal terminar o CD com uma série de ensaios? Nada mal não é mesmo? Enfim, em minha opinião esse box foi o definitivo sobre o projeto That's The Way It Is. Impossível não ter em sua coleção.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Elvis Presley - Guitar Man

O produtor Felton Jarvis trabalhou por longos anos ao lado de Elvis Presley. Praticamente todos os discos do cantor que foram gravados e lançados nos anos 70, contaram com a produção de Jarvis. Quando Elvis morreu ele teve uma ideia... uma péssima ideia em minha opinião. Ele convenceu a RCA Victor a dar carta branca para que ele modificasse as gravações originais de Elvis. Isolou os vocais do cantor e gravou novos arranjos, para dar um ar de modernidade na obra do falecido artista.

E o que o fã ganhou com isso? Nada de bom. As gravações deveriam ser mantidas tais como foram gravadas. Faz parte de seu contexto histórico e isso é importante. Elvis não precisava ser modernizado coisa nenhuma. Ele vale pelo que fez na sua carreira, com a sonoridade que existia quando era vivo. Todo o resto me soa como puro desrespeito. De qualquer forma não pensaram assim e lançaram esse LP nos anos 80. Fruto de um ponto de vista equivocado só fez sucesso na parada country americana. O repertório era de country music, de músicas ao estilo "Lado B" da discografia de Elvis. Um disco, ao meu ver, inútil. Não precisava existir mesmo.

Elvis Presley - Guitar Man (1981)
Guitar Man
After Loving You
Too Much Monkey Business
Just Call Me Lonesome
Lovin' Arms
You Asked Me To
Clean Up Your Own Backyard
She Thinks I Still Care
Faded Love
I'm Moving On

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Elvis sings Memphis, Tennessee

Lançamento do selo FTD que traz as sessões que deram origem ao projeto que anos depois ficou conhecido como The Lost Album. Como se sabe durante a década de 1960 Elvis ao lado de seu empresário Tom Parker resolveu apostar todas as suas fichas no cinema. Rodando três filmes ao ano, com longas trilhas sonoras, pouco espaço acabou sobrando para o Elvis Presley cantor. Assim ele praticamente se afastou de discos convencionais de estúdio, independentes, sem qualquer relação com os filmes que fazia na época. Uma exceção ocorreu aqui. Elvis foi até Nashville e gravou mais de uma dezena de faixas, sem qualquer relação com filmes, Havaí e abacaxis Made in Hollywood. A audição serve principalmente para mostrar o quão interessante poderia ainda ser Elvis sem as amarras das produtoras cinematográficas.

Essa foi uma tentativa por parte de Elvis em produzir material de qualidade superior ao que estava sendo apresentado nas trilhas sonoras dos anos 1960. Infelizmente muitas dessas próprias canções seriam desperdiçadas como bônus songs perdidas nas mesmas trilhas sonoras por determinação de Tom Parker e a RCA. A velocidade em que seus filmes eram lançados se tornou tão grande que não havia sobrado nem tempo para gravar álbuns completos para as trilhas. Assim ao invés de lançar essas faixas como um álbum próprio, solo, a gravadora decidiu, de forma absurda, usar muitas das canções como meros "tapa buracos" das trilhas sonoras. O LP de estúdio inicialmente planejado, que viria para trazer um sopro de ar fresco para a carreira musical de Elvis, foi deixado de lado e o material acabou sendo retaliado entre trilhas, singles sem divulgação e Lados B obscuros. Uma grande pena. De uma forma ou outro esse CD do selo FTD procura trazer essas canções de volta à tona, tais como foram gravadas. Qualidade sonora excelente aliada a repertório agradável.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Elvis Presley - FTD Follow That Dream

A trilha sonora de "Follow That Dream" foi lançada em um EP (compacto duplo) em 1962 e teve um impacto modesto até mesmo para os fãs. Certamente eram canções simpáticas mas não tiveram a sorte de serem agraciadas com o sucesso. Assim depois que foram lançadas na véspera do lançamento do filme entraram em um vácuo de mercado ficando por décadas fora de catálogo. Nem mesmo nas coletâneas mais banais alguma dessas faixas foi aproveitada. A era do CD aliviou tudo isso. Um exemplo é esse título do selo FTD que procura resgatar as faixas principais (melhoradas e remasterizadas) e os takes alternativos que sobreviveram ao desafio do tempo. Eu me recordo que assim que chegou nas mãos de colecionadores muitos reclamaram do excesso de algumas canções e falta de outras, algo normal de acontecer nesse tipo de lançamento pois é fato que nem sempre a sessão completa consegue ser preservada. Como as gravações originais eram feitas em tapes, esses ficavam à mercê do tempo e alguns se deterioraram, mofaram ou foram jogados fora por engano.

Em relação ao "FTD Follow That Dream" houve bastante críticas em relação ao excesso de takes de "Angel". Para piorar a sensação de cansaço o produtor Ernst a distribuiu entre a seleção fazendo com que o ouvinte de vez em quando tivesse que ouvir mais uma versão da canção. Se tivesse concentrado todos os takes juntos esse tipo de situação seria evitada. Já "A Whistling Tune" é um dos destaques. Como escrevi antes a música foi deliberadamente deixada de lado por anos e anos. A RCA a considerou sem relevância. Bom, isso pode ser até verdade mas para os fãs de Elvis qualquer registro  que contenha sua voz é precioso. Passa muito longe de ser uma obra prima ou uma música que valha a pena mas de qualquer modo seu resgate histórico é muito bem-vindo. No mais é isso, ainda bem que temos aqui um CD único já que mesmo que existisse a íntegra das sessões de gravação seria muito cansativo ouvir dois CDs com repetições e mais repetições dessas canções. Seria exaustivo e nada produtivo, do jeito que está ficou de bom tamanho.

FTD Follow That Dream
1: Follow That Dream
 2: Angel
 3: What A Wonderful Life
 4: I'm Not The Marrying Kind
 5: Sound Advice
 6: A Whistling Tune
 7: Angel (1, 2)
 8: Follow That Dream (1, 2)
 9: What A Wonderful Life (2, 1)
10: A Whistling Tune (2, 3)
11: Angel (4)
12: I'm Not The Marrying Kind (2, 3, 4, 6)
13: Follow That Dream (3)
14: Sound Advice (1)
15: Angel (5)
16: What A Wonderful Life (3, 4, 5, 6)
17: Angel (6)
18: Follow That Dream (4)
19: Angel (7)
20: Angel (vocal overdubs)
21: A Whistling Tune (master com overdubs)
22: On Top Of Old Smokey

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - FTD Blue Hawaii

As sessões de gravação de "Blue Hawaii" sobreviveram ao tempo e estão praticamente completas como se pode perceber nesse CD duplo lançado pelo selo FTD. Essa foi uma trilha sonora meio problemática para Elvis e banda uma vez que ele jamais havia cantado nada parecido na carreira. Música havaiana certamente ficava muito longe do universo musical de um artista do interior dos EUA como Elvis. Mesmo assim o cantor aos poucos foi se adaptando ao material e como sempre acontecia deu o melhor de si. 

A produção ficou a cargo do maestro Joseph Lilley mais uma vez. O grupo ao redor de Elvis contou ainda com outros instrumentistas que não faziam parte do grupo habitual que gravava com o cantor. Eram especialistas nesse tipo de material mais Hollywoodiano (e falso havaiano para dizer a verdade). A trilha conta com alguns grandes clássicos da carreira de Elvis como por exemplo "Can't Help Falling In Love" e "No More" mas infelizmente temos que reconhecer também que no meio do repertório havia várias bobagens como a bem ruim "Ito Eats", canção bizonha com letra pior ainda que só funcionava mesmo no filme (se é que alguém riu com uma letra sobre um cara gordinho chamado Ito que comia o tempo todo, ora depressa, ora devagar...). Santa abobrinha Batman!

O problema é que o disco vendeu milhões de cópias, aliás foi o disco mais vendido durante a vida de Elvis e isso selou suas perspectivas tanto em Hollywood como no mundo da música durante os anos seguintes. Elvis, apesar dos excelentes resultados comerciais, não gostou muito da sonoridade, tanto que só levaria poucas canções para seus shows nos anos 70. "Can't Help Falling In Love" se tornaria a canção de despedida de todos os seus concertos e esporadicamente cantaria coisas como "Hawaiian Wedding Song" em algumas ocasiões (uma versão ao vivo pode inclusive ser conferida no disco oficial "Elvis in Concert", lançado após sua morte). Em minha forma de entender não seria necessária a edição de um álbum duplo desse título. O fato é que a audição dessa trilha logo se torna cansativa ao ouvinte, pois as músicas, não há como negar, não são tão marcantes ou relevantes. 

Temos aqui uma típica trilha sonora de Elvis Presley na década de 60 com tudo de bom e ruim que isso significava. Há excesso de versões de canções como "Steppin' Out Of Line" e "Slicin' Sand" (outra bobagem), que nada acrescentam. Enquanto isso não se deu a atenção devida ao maior clássico do repertório que é a badalada "Can't Help Falling In Love", afinal a grande maioria dos takes presentes aqui já tinham sido lançados em outros CDs. No final das contas o que faltou mesmo foi mais organização e poder de síntese na escolha das canções. Já para os fãs de vinis uma boa notícia: o título também ganhou uma edição luxuosa em vinil, com capa dupla e muitas fotos de ótima qualidade gráfica no encarte. Item de colecionador certamente.

CD-1: Original release and outtakes - Blue Hawaii / Almost Always True / Aloha Oe / No More / Can't Help Falling In Love / Rock-A-Hula Baby / Moonlight Swim / Ku-U-I-Po / Ito Eats / Slicin' Sand / Hawaiian Sunset / Beach Boy Blues / Island Of Love / Hawaiian Wedding Song / Steppin' Out Of Line (movie) / Beach Boy Blues (movie) / Can't Help Falling In Love (movie) / Moonlight Swim (undubbed master) / Steppin' Out Of Line (record version) / Blue Hawaii (1, 2, 3)  / Almost Always True (3)  / Aloha Oe (sec #2) (1)  / No More (7) / Can't Help Falling In Love (13) / Rock-A-Hula Baby (1, 2, 3) / Moonlight Swim (2) / Ku-U-I-Po (1) / Ito Eats (1, 2) / Slicin' Sand (1, 2, 3) / Hawaiian Sunset (1) / Island Of Love (8) / Hawaiian Wedding Song (1)

CD-2: Outtakes - Hawaiian Sunset (2) / Hawaiian Sunset (6, 3)  / Aloha Oe (sec #2) (6) / Aloha Oe (sec #2) (splice 7/5) / Ku-U-I-Po (2, 4, 5) / Ku-U-I-Po (6, 7)  / No More (1, 2, 4, 8) / No More (11, 15 (insert ending) / Slicin' Sand (4) / Slicin' Sand (5, 6, 7) /  Slicin' Sand (8, 13, 15, 16, 14) / Blue Hawaii (4, 5, 6) / Ito Eats (4, 6, 5) / Island Of Love (1, 2, 4, 6) / Island Of Love (7, 9)/ Steppin' Out Of Line (movie) (4, 5, sp7/8) / Steppin' Out Of Line (record) (10, 11, 16, 15) / Steppin' Out Of Line (tag for movie) (18/19) / Always Almost True (2, 4, 5) / Almost Always True (7, 6) / Moonlight Swim (1, 4) / Can't Help Falling In Love (14, 15, 16) / Can't Help Falling In Love (17, 19, 20, 21, 22, 24) /  Can't Help Falling In Love (25, 26)

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

Elvis Presley - FTD Wild in the Country

Esse foi um título do selo FTD que me causou certa surpresa. Escrevo isso porque essa trilha sonora sempre foi tão obscura e secundária, sem grandes hits, que pensei sinceramente que não fosse ganhar uma edição especial dentro da coleção. Mas eis que finalmente foi lançada. Muito provavelmente houve aqui uma tentativa de consertar um erro histórico já que as músicas nunca tinham sido reunidas e lançadas em um só título enquanto Elvis viveu. Ficaram por ali, realmente esquecidas, como já escrevi no texto anterior. Alguns CDs como "Today, Tomorrow And Forever", "Silver Screen Stereo" e "Out In Hollywood" já tinham levado ao público takes desconhecidos dessa sessão, o que sinalizava que sim, a RCA tinha preservado grande parte do material gravado por Elvis para esse filme da Fox. Na coleção "Elvis Aron Presley" conhecemos o primeiro take inédito da trilha, o take 16 da canção título, "Wild in the Country", o que já era um bom sinal do que estava por vir.

Com o lançamento dessa edição especial então finalmente o fã de Elvis tem acesso à parte mais relevante da sessão. Obviamente nem tudo está aqui, pois não é um FTD exaustivo. Vamos convir também que não existem motivos para críticas pois uma trilha sonora com apenas cinco canções não se tornaria viável comercialmente em uma edição dupla, até porque a audição se tornaria cansativa demais até para o mais interessado fã de Elvis. Mesmo assim há muito o que comemorar já que há mais de quinze versões inéditas presentes entre a seleção musical. Alguma espetacular? Não, a verdade é que o material, as músicas em si, nunca foram marcantes ou fenomenais. Diria até que são bem medianas. De fato se trata de composições bem Hollywoodianas, vamos colocar assim. Mas há pelo menos dois bons momentos que valem a citação. O primeiro é a versão solo de "Lonely Man". Acrescentou bastante à bela melodia da música. O segundo ponto que chama a atenção é a faixa denominada "Slipped, I Stumbled, I Fell (low key)". São pequenos detalhes de arranjos, instrumentos e vocais que chamam a atenção, embora não seja algo realmente nada fora de série. Concluindo deixo a recomendação do CD, principalmente para aquele que não quer deixar lacunas na coleção. Já para o fã eventual de Elvis o título pode vir até mesmo a ser dispensado sem maiores problemas. Até porque até mesmo os gênios possuem seus momentos banais.

FTD Wild in the Country
Wild in the Country
Lonely Man
I Slipped I Stumbled I Fell
In My Way
Forget Me Never
Lonely Man (solo)
I Slipped, I Stumbled, I Fell (low key)
Lonely Man (take 1)
Wild in the Country (takes 1, 2)
Wild in the Country (takes 10, 11)
I Slipped, I Stumbled, I Fell (takes 1, 2, 3)
Lonely Man (solo, take 1)
In My Way (take 1)
Forget Me Never (takes 2, 1)
Lonely Man (take 4)
Lonely Man (solo, takes 2, 3)
In My Way (take 2)
In My Way (takes 4, 5, 6/8)
Wild in the Country (takes 12, 13)
Wild in the Country (take 14)
I Slipped, I Stumbled, I Fell (takes 7, 8, 9)
I Slipped, I Stumbled, I Fell (take 11)
Lonely Man (takes 6, 7, 8)
Lonely Man (takes 11, 12)
I Slipped, I Stumbled, I Fell (takes 14, 15, 16)
Wild in the Country (take 16)

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - G. I. Blues Vol. 1

Tem fã que não se contenta em apenas ouvir o álbum original gravado por Elvis. Existem aqueles colecionadores que querem ir além, ouvindo praticamente tudo o que seu artista preferido cantou em cada sessão de gravação, todos os ensaios, takes que não foram aproveitados, takes alternativos, etc. Poucos artistas conseguem despertar interesse nesse tipo de lançamento. Os Beatles, por exemplo, despertam esse tipo de colecionador. Elvis Presley também. E é justamente para esse público consumidor que CDs como esse são dirigidos.

Aqui temos uma avalanche de gravações de Elvis para a trilha sonora do filme "Saudades de um Pracinha". Além das ditas versões oficiais (que entraram no disco original) há ainda um monte de versões diferentes (que ao longo dos anos foram lançados em outros discos) e faixas inéditas que só estão chegando agora aos fãs colecionadores. È material que exige muito interesse do ouvinte. Coisa para quem já ultrapassou a mera discografia oficial de Elvis. E olha que esse é apenas o primeiro volume! Sim, havia ainda material para um segundo lançamento que falaremos em breve. Abaixo segue a longa lista de faixas e gravações presentes nesse primeiro CD duplo. Para quem curte essa soundtrack em especial não haveria nada melhor disponível n mercado. Aproveite.

CD-1: Original album and outtakes
Tonight's Is So Right For Love / What's She Really Like / Frankfort Special / Wooden Heart / G. I. Blues / Pocketful Of Rainbows / Shoppin' Around / Big Boots / Didja' Ever / Blue Suede Shoes / Doin' The Best I Can / Tonight's All Right For Love [A Leg. Perf. Vol. 1  / Shoppin' Around [BO] (11) [G. I. Blues (1997)] / Frankfort Special [HO] (13) [A Leg. Perf. Vol. 3] / Big Boots [M1O] (7) [Collectors Gold] / Pocketful Of Rainbows [NO] (12*) / Big Boots [M1OX] (2) [G. I. Blues (1997)] / Tonight Is So Right For Love [KO] (4*) / Tonight Is So Right For Love (1, 2) [Silver Screen Stereo] / What's She Really Like (1*, 2*, 3*, 4*, 5*) / Frankfort Special [HO] (1*, 2) [G. I. Blues (1997)] / Wooden Heart (1) [Close Up] / G. I. Blues (1) [Collectors Gold] / Pocketful Of Rainbows [NO] (1*, 2) [G. I. Blues (1997)] / Shoppin' Around [BO] (1) [Silver Screen Stereo] / Big Boots [M1O] (1*, 2*) / Big Boots [MO] (1*) / Didja' Ever (1) [G. I. Blues (1997)] / Tonight's All Right For Love (1*) /
Doin' The Best I Can (1*, 2*, 3) [Silver Screen Stereo]
 
CD-2: Outtakes - April Sessions
Pocketful Of Rainbows [NO] (3*) / Shoppin' Around (instr) [AO] (4*) / Shoppin' Around [BO] (2*, 3, 4*) / Shoppin' Around [BO] (5) [Elvis Aron Presley] / Doin' The Best I Can (4*, 5*, 6*, 7*) / Doin' The Best I Can (8*, 9) [G. I. Blues (1997)] / G. I. Blues (2*, 3*, 4*) / G. I. Blues (5) [Today, Tomorrow...] / Tonight Is So Right For Love (3) [Platinum] / Tonight Is So Right For Love (4*) / Tonight Is So Right For Love (5*, 6*, 7*) / Frankfort Special [HO] (3*, 4*, 5*, 6*, 7*) / Frankfort Special [HO] (8*) / Big Boots [M1O] (3*) / Big Boots [M1O] (4*) / Big Boots [MO] (2*, 3*) / What's She Really Like (6*, 7) [G. I. Blues (1997)] / What's She Really Like (8*, 9*, 10*, 11*) / What's She Really Like (12*, 13*) / Pocketful Of Rainbows [NO] (4*, 5*, 6*, 7*) / Pocketful Of Rainbows [NO] (8*) / Pocketful Of Rainbows [NO] (9*) / Pocketful Of Rainbows [NO] (10*) / Wooden Heart (2, 3, 4 [M]) [A Leg. Perf. Vol. 4]. / * Faixas Inéditas.
 
Pablo Aluísio.