Esse filme está mais ou menos há duas semanas em cartaz nos cinemas brasileiros. É uma nova investida da indústria cinematográfica americana no concorrido mercado chinês. O enredo se passa em Hong Kong. O maior arranha-céu do mundo é construído justamente lá. Um colosso que é tão algo que chega a ultrapassar as nuvens. Para melhorar seu sistema de segurança é contratado um ex-agente do FBI chamado Will Sawyer (Dwayne Johnson). Ele deixou o FBI após uma operação mal sucedida em que seus companheiros foram mortos e ele próprio perdeu sua perna. Agora é a hora de recomeçar e trabalhar nesse arranha-céu se torna uma excelente oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.
O problema é que ele retorna no exato momento em que um grupo de terroristas decide incendiar o prédio. Para piorar a família de Sawyer também está em um dos andares. A partir daí é aquilo que já sabemos bem o que vai acontecer. O prédio sendo dominado pelas chamas enquanto The Rock tenta salvar sua família, ao mesmo tempo em que tenta impedir o pior, a destruição pelo fogo de todo o arranha-céu.
É um filme pipoca, feito mesmo para o lado mais comercial do cinemão americano. O público chinês é levado a se identificar com o filme não apenas pelo fato do filme se passar em Hong Kong, mas também pelos diversos personagens chineses que desfilam pela tela. Em um filme assim também seria de se esperar ter o melhor em termos de efeitos especiais. O curioso é que a computação gráfica, mesmo nos dias de hoje, nem sempre consegue ser muito convincente na recriação do fogo. Eu pude perceber bem isso em alguns momentos do filme. Nem tudo é muito convincente. No mais esse "Arranha-Céu" segue o básico nesse tipo de filme. Muita ação, cenas espetaculares e inverossímeis e um roteiro apenas básico, para amarrar tudo o que acontece. Fora isso nada de muito diferente do que já vimos antes.
Arranha-Céu: Coragem Sem Limite (Skyscraper, Estados Unidos, China, 2018) Direção: Rawson Marshall Thurber / Roteiro: Rawson Marshall Thurber / Elenco: Dwayne Johnson, Neve Campbell, Chin Han / Sinopse: O maior arranha-céu do mundo, localizado em Hong Kong, vira alvo de terroristas que começam um grande incêndio criminoso em um de seus andares. Para conter a tragédia e salvar sua família, o chefe de segurança Will Sawyer (Dwayne Johnson) fará o possível para evitar o pior.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 16 de agosto de 2018
A Casa de Vidro
Bom thriller de suspense. A história mostra uma garota adolescente chamada Ruby Baker (Leelee Sobieski). Após a morte dos pais em um acidente de carro ela precisa de novos tutores, pois é menor de idade e assim determina a lei. Ela então vai morar com um novo casal em uma casa na Califórnia. Ela precisa agora se adaptar, pois é uma nova cidade, uma nova escola, tudo novo e diferente em sua vida. No começo as coisas até parecem caminhar bem, porém com o tempo ela descobre que seus "novos pais" não são exatamente o que ela pensava ser. Na verdade eles possuem um terrível segredo que não pode ser revelado.
O filme obviamente aposta nesse suspense mais óbvio desse tipo de produção. O curioso é que mesmo a fórmula estando um pouco batida até que tudo funciona bem. O destaque em termos de elenco vai para a garota, a atriz Leelee Sobieski. De nome impronunciável em nossa língua portuguesa, sempre a achei talentosa e cheia de atitude, até mesmo quando era ainda bem jovem. Nesse filme, um dos primeiros a lhe dar o espaço ideal, ela não decepciona. Leelee demonstra que talento definitivamente não tem idade.
A Casa de Vidro (The Glass House, Estados Unidos, 2001) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Wesley Strick / Elenco: Diane Lane, Leelee Sobieski, Stellan Skarsgård / Sinopse: Jovem adolescente, órfã dos pais que morreram em um acidente de carro, muda-se para morar com seus novos tutores, um casal que ela mal conhece e que descobre-se depois não é tão amigável como ela poderia esperar.
Pablo Aluísio.
O filme obviamente aposta nesse suspense mais óbvio desse tipo de produção. O curioso é que mesmo a fórmula estando um pouco batida até que tudo funciona bem. O destaque em termos de elenco vai para a garota, a atriz Leelee Sobieski. De nome impronunciável em nossa língua portuguesa, sempre a achei talentosa e cheia de atitude, até mesmo quando era ainda bem jovem. Nesse filme, um dos primeiros a lhe dar o espaço ideal, ela não decepciona. Leelee demonstra que talento definitivamente não tem idade.
A Casa de Vidro (The Glass House, Estados Unidos, 2001) Direção: Daniel Sackheim / Roteiro: Wesley Strick / Elenco: Diane Lane, Leelee Sobieski, Stellan Skarsgård / Sinopse: Jovem adolescente, órfã dos pais que morreram em um acidente de carro, muda-se para morar com seus novos tutores, um casal que ela mal conhece e que descobre-se depois não é tão amigável como ela poderia esperar.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Pânico Na Estrada
Os americanos parecem ter uma fixação nesse tipo de filme. Conheço pelo menos uns dez filmes com enredo semelhante, quando um caminhão misterioso começa a caçar outras pessoas pelas estradas mais desérticas e sinistras dos Estados Unidos. Esse filme vai pelo mesmo caminhão (ops, mesmo caminho!), apostando mais na ação desenfreada do que em qualquer outra coisa. Dois jovens resolvem viajar e começam a ser, literalmente, caçados por um motorista de caminhão misterioso. O que ele deseja? O que ele Quer? Sem respostas, o jeito é sobreviver...
Chamo a atenção para o fato desse filme ter sido dirigido por um bom cineasta, Sidney J. Furie, que já em fim de carreira parecia não se importar mais. Uma pena porque ele havia dirigido bons filmes, até mesmo nessa seara de filmes B de ação. Nos anos 80, por exemplo, ele havia dirigido "Águia de Aço" que chegou a fazer um bom sucesso nos cinemas. Mas enfim, o tempo passa e muitos diretores perdem mesmo a mão. Esse é o caso desse "Pânico na Estrada", que é um road movie genérico sem importância ou relevância. Melhor deixar para lá, não fará mesmo diferença.
Pânico Na Estrada (A Friday Night Date, Estados Unidos, 2000) Direção: Sidney J. Furie / Roteiro: Greg Mellott / Elenco: Casper Van Dien, Danielle Brett, Joseph Griffin / Sinopse: Um jovem casal passa a ser perseguido pelas estradas por um motorista de caminhão que eles não fazem a menor ideia de quem seja. O jogo passa a ser apenas sobreviver a cada curva da inóspita viagem.
Pablo Aluísio.
Chamo a atenção para o fato desse filme ter sido dirigido por um bom cineasta, Sidney J. Furie, que já em fim de carreira parecia não se importar mais. Uma pena porque ele havia dirigido bons filmes, até mesmo nessa seara de filmes B de ação. Nos anos 80, por exemplo, ele havia dirigido "Águia de Aço" que chegou a fazer um bom sucesso nos cinemas. Mas enfim, o tempo passa e muitos diretores perdem mesmo a mão. Esse é o caso desse "Pânico na Estrada", que é um road movie genérico sem importância ou relevância. Melhor deixar para lá, não fará mesmo diferença.
Pânico Na Estrada (A Friday Night Date, Estados Unidos, 2000) Direção: Sidney J. Furie / Roteiro: Greg Mellott / Elenco: Casper Van Dien, Danielle Brett, Joseph Griffin / Sinopse: Um jovem casal passa a ser perseguido pelas estradas por um motorista de caminhão que eles não fazem a menor ideia de quem seja. O jogo passa a ser apenas sobreviver a cada curva da inóspita viagem.
Pablo Aluísio.
Os Garotos da Minha Vida
Gostei desse filme. Ele conta a história de uma jovem que nos anos 60 sonha em se tornar escritora. Ela sempre teve esse talento de escrever e como sonhar é o melhor, ela pena que um dia vai conquistar o reconhecimento através dos livros que vai escrever. Tudo muda no dia em que ela descobre estar grávida de um rapaz. Bom, nos anos 60 a repressão de costumes sobre as mulheres era bem mais intenso. Assim ela se sente pressionada por familiares, amigos e todo mundo. Mulher grávida precisa se casar, para não virar mãe solteira.
O filme foi baseado em fatos reais e mostra a vida dessa jovem. A gravidez precoce e não planejada é sempre um problema na vida de uma garota. Geralmente deixa de estudar, prejudica seu desenvolvimento educacional e profissional e pior do que tudo, acaba frustrada pelo que deixou para trás por causa de uma maternidade não querida. O roteiro do filme porém é sutil o suficiente para tratar o tema de forma adulta, sem julgamentos. No que diz respeito a Drew Barrymore, bem, ela poucas vezes esteve tão bem como nesse filme. Ótima e sensível atuação. Merecia até mesmo uma indicação, não digo ao Oscar, mas ao Globo de Ouro. Seria merecido.
Os Garotos da Minha Vida (Riding in Cars with Boys, Estados Unidos, 2001) Direção: Penny Marshall / Roteiro: Morgan Ward, baseado no livro escrito por Beverly D'Onofrio / Elenco: Drew Barrymore, Steve Zahn, Adam Garcia / Sinopse: Jovem engravida do namorado e sua vida muda para pior. Ela sempre sonhou em ser escritora, mas agora, com um filho para criar, tudo muda de foco, tudo se torna mais complicado de se conquistar. Os sonhos porém se manterão firme em sua alma.
Pablo Aluísio.
O filme foi baseado em fatos reais e mostra a vida dessa jovem. A gravidez precoce e não planejada é sempre um problema na vida de uma garota. Geralmente deixa de estudar, prejudica seu desenvolvimento educacional e profissional e pior do que tudo, acaba frustrada pelo que deixou para trás por causa de uma maternidade não querida. O roteiro do filme porém é sutil o suficiente para tratar o tema de forma adulta, sem julgamentos. No que diz respeito a Drew Barrymore, bem, ela poucas vezes esteve tão bem como nesse filme. Ótima e sensível atuação. Merecia até mesmo uma indicação, não digo ao Oscar, mas ao Globo de Ouro. Seria merecido.
Os Garotos da Minha Vida (Riding in Cars with Boys, Estados Unidos, 2001) Direção: Penny Marshall / Roteiro: Morgan Ward, baseado no livro escrito por Beverly D'Onofrio / Elenco: Drew Barrymore, Steve Zahn, Adam Garcia / Sinopse: Jovem engravida do namorado e sua vida muda para pior. Ela sempre sonhou em ser escritora, mas agora, com um filho para criar, tudo muda de foco, tudo se torna mais complicado de se conquistar. Os sonhos porém se manterão firme em sua alma.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 14 de agosto de 2018
Eu Sou Heath Ledger
Esse documentário procura fugir dos padrões. Obviamente há aquele formato mais ou menos padrão, mostrando depoimentos que pessoas que conviveram com o ator, intercaladas com imagens do passado. Desfilam pela tela familiares, amigos, colegas de profissão, etc. O diferencial é a presença de cenas amadoras feitas pelo próprio Heath Ledger, que tinha muitas câmeras, na realidade colecionava elas. Material de primeira para qualquer documentarista que se preze. Antes de mais nada também é bom salientar que é um documentário chapa branca, oficial, ou seja, nada de ruim sobre ele vai aparecer na tela. Na verdade há uma certa "canonização" em torno de Ledger, algo comum de acontecer nesse tipo de produção. Assim o problema de Heath Ledger com as drogas passa longe de aparecer na tela. Tudo é sutilmente varrido para debaixo dos panos. Seu complicado casamento e divórcio com Michelle Williams também é mostrado de forma muito camuflada. Por falar nela a ex-esposa do ator não está entre as pessoas que falam sobre ele no filme. Nem ela e nem a filha. Outra falta marcante é a do ator Jake Gyllenhaal. Grande amigo de Heath, padrinho de sua filha, ele também não dá as caras no documentário.
No fim o que sobra de bom são as diversas cenas amadoras feitas pelo próprio ator (como já citei) e cenas mostrando os bastidores de seus principais filmes. Já o verdadeiro Heath Ledger, o da vida real, aquele que morreu precocemente aos 28 anos de idade por causa de uma overdose de drogas, esse mais parece uma miragem distante. Vale para fãs incondicionais do ator, até por aspectos poucos conhecidos de sua vida profissional (ele também dirigia clips musicais e produzia álbuns). Já para quem quiser conhecer a fundo sua biografia, bem, esses não terão nada para ver. É um produto feito para glorificar Heath Ledger como astro de Hollywood, não para conhecer a fundo sua perssonalidade.
Eu Sou Heath Ledger (I Am Heath Ledger, Estados Unidos, 2017) Direção: Adrian Buitenhuis, Derik Murray / Roteiro: Hart Snider / Elenco: Heath Ledger, Naomi Watts, Ben Harper, Ang Lee, Emile Hirsch, Kim Ledger, / Sinopse: Se trata de um documentário realizado para relembrar os dez anos da morte do ator Heath Ledger . Através de depoimentos pessoais, imagens amadoras feitas pelo próprio ator e cenas inéditas e raras, aspectos de sua vida pessoal e profissional são resgatados.
Pablo Aluísio.
No fim o que sobra de bom são as diversas cenas amadoras feitas pelo próprio ator (como já citei) e cenas mostrando os bastidores de seus principais filmes. Já o verdadeiro Heath Ledger, o da vida real, aquele que morreu precocemente aos 28 anos de idade por causa de uma overdose de drogas, esse mais parece uma miragem distante. Vale para fãs incondicionais do ator, até por aspectos poucos conhecidos de sua vida profissional (ele também dirigia clips musicais e produzia álbuns). Já para quem quiser conhecer a fundo sua biografia, bem, esses não terão nada para ver. É um produto feito para glorificar Heath Ledger como astro de Hollywood, não para conhecer a fundo sua perssonalidade.
Eu Sou Heath Ledger (I Am Heath Ledger, Estados Unidos, 2017) Direção: Adrian Buitenhuis, Derik Murray / Roteiro: Hart Snider / Elenco: Heath Ledger, Naomi Watts, Ben Harper, Ang Lee, Emile Hirsch, Kim Ledger, / Sinopse: Se trata de um documentário realizado para relembrar os dez anos da morte do ator Heath Ledger . Através de depoimentos pessoais, imagens amadoras feitas pelo próprio ator e cenas inéditas e raras, aspectos de sua vida pessoal e profissional são resgatados.
Pablo Aluísio.
Intrigas
O grande atrativo desse filme é a presença de Kate Hudson, ainda bem jovem, em um dos seus primeiros filmes no cinema. Ela interpreta uma estudante de uma universidade onde intrigas e fofocas se espalham com uma velocidade espantosa. Ninguém escapa de parar em alguma conversa maldosa. As coisas começam a sair do controle mesmo quando um casal muito correto, daquele tipo que prefere viver em abstinência sexual até o dia do casamento, vira alvo de uma fofoca envolvendo acusações de estupro. A partir daí tudo começa a fugir do controle.
Filmes sobre universidades, fraternidades, etc, não é nenhuma novidade dentro do cinema americano. Esse filme foge um pouco à regra por apostar em um clima mais de suspense, um thriller que se desenvolve a partir das irresponsáveis futricas envolvendo os alunos no campus É um filme na média desse tipo de entretenimento. Não tem grandes momentos, mas pelo menos mantém um certo interesse, principalmente por causa do elenco e da trama, que por si só já chama a atenção. Vale a pena ao menos para dar uma olhada em algum canal a cabo onde o filme regularmente é reprisado. Arrisque!
Intrigas (Gossip, Estados Unidos, 2000) Direção: Davis Guggenheim / Roteiro: Gregory Poirier / Elenco: Kate Hudson, James Marsden, Lena Headey, Norman Reedus / Sinopse: Um casal de namorados universitários passa a ser alvo de uma fofoca maldosa, obviamente querendo acabar com a vida dos dois. Indicado ao prêmio Golden Trailer Awards.
Pablo Aluísio.
Filmes sobre universidades, fraternidades, etc, não é nenhuma novidade dentro do cinema americano. Esse filme foge um pouco à regra por apostar em um clima mais de suspense, um thriller que se desenvolve a partir das irresponsáveis futricas envolvendo os alunos no campus É um filme na média desse tipo de entretenimento. Não tem grandes momentos, mas pelo menos mantém um certo interesse, principalmente por causa do elenco e da trama, que por si só já chama a atenção. Vale a pena ao menos para dar uma olhada em algum canal a cabo onde o filme regularmente é reprisado. Arrisque!
Intrigas (Gossip, Estados Unidos, 2000) Direção: Davis Guggenheim / Roteiro: Gregory Poirier / Elenco: Kate Hudson, James Marsden, Lena Headey, Norman Reedus / Sinopse: Um casal de namorados universitários passa a ser alvo de uma fofoca maldosa, obviamente querendo acabar com a vida dos dois. Indicado ao prêmio Golden Trailer Awards.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 13 de agosto de 2018
Tomorrowland
Esse filme da Disney foi uma das apostas mais erradas do estúdio. Baseado em um brinquedo popular de seus parques de diversões ao redor do mundo, os executivos contrataram um grupo de roteiristas para criarem um filme em torno dele. Ao custo absurdo de 200 milhões de dólares o filme foi um dos grandes fracassos comerciais do ano. Não poderia dar em outra coisa, isso apesar do estúdio ter a pretensão de criar uma nova franquia cinematográfica de sucesso, algo que não, não vai acontecer. É um sinal que os filmes de Sci-fi andam de mal a pior a cada ano que passa. Uma pena.
Com roteiro ruim e desenvolvimento mal conduzido de sua estorinha, "Tomorrowland" só se salva mesmo pela produção que é muito bem feita. Com uma avalanche de efeitos especiais de última geração provavelmente vai ao menos agradar ao público bem mais jovem, ali pela faixa etária entre 10 a 14 anos de idade. Fora isso, para os pais e os mais velhos (principalmente os cinéfilos veteranos) tudo vai soar como um grande desperdício de tempo e dinheiro. Nem mesmo a presença quase sempre interessante de George Clooney ajudou a salvar esse barco que naufragou de forma monumental. Um fiasco sem salvação.
Tomorrowland (Estados Unidos, 2015) Direção: Brad Bird / Roteiro: Damon Lindelof, Brad Bird /
Elenco: George Clooney, Britt Robertson, Hugh Laurie, Raffey Cassidy, Tim McGraw, Keegan-Michael Key / Sinopse: Durante a feira mundial de 1964 o garoto Frank Walker (Thomas Robinson) acaba sendo levado para um mundo futurista, com naves e inventos maravilhosos. Os anos passam e agora é a vez da garota Casey Newton (Britt Robertson) de ser levada até Tomorrowland! Antes porém ela precisará ser salva do ataque de robôs do futuro enviados pelo maquiavélico governador Nix (Hugh Laurie).
Pablo Aluísio.
Com roteiro ruim e desenvolvimento mal conduzido de sua estorinha, "Tomorrowland" só se salva mesmo pela produção que é muito bem feita. Com uma avalanche de efeitos especiais de última geração provavelmente vai ao menos agradar ao público bem mais jovem, ali pela faixa etária entre 10 a 14 anos de idade. Fora isso, para os pais e os mais velhos (principalmente os cinéfilos veteranos) tudo vai soar como um grande desperdício de tempo e dinheiro. Nem mesmo a presença quase sempre interessante de George Clooney ajudou a salvar esse barco que naufragou de forma monumental. Um fiasco sem salvação.
Tomorrowland (Estados Unidos, 2015) Direção: Brad Bird / Roteiro: Damon Lindelof, Brad Bird /
Elenco: George Clooney, Britt Robertson, Hugh Laurie, Raffey Cassidy, Tim McGraw, Keegan-Michael Key / Sinopse: Durante a feira mundial de 1964 o garoto Frank Walker (Thomas Robinson) acaba sendo levado para um mundo futurista, com naves e inventos maravilhosos. Os anos passam e agora é a vez da garota Casey Newton (Britt Robertson) de ser levada até Tomorrowland! Antes porém ela precisará ser salva do ataque de robôs do futuro enviados pelo maquiavélico governador Nix (Hugh Laurie).
Pablo Aluísio.
Vivendo na América
Esse filme foi produzido pelo mestre Francis Ford Coppola. Foi basicamente por essa razão que acabei assistindo. Na verdade o filme quase foi dirigido por ele, mas nas vésperas do começo das filmagens ele decidiu apenas produzir por causa de problemas de saúde. O próprio Coppola então passou a bola para o cineasta belga Dominique Deruddere que acabou fazendo um bom trabalho. Claro, se o filme tivesse sido dirigido por Coppola provavelmente teríamos outra obra prima em mãos, porém do jeito que ficou não está mal, muito pelo contrário.
É um filme nostálgico, com história passada na década de 1920. Sob os olhos de um garoto vamos acompanhando a vida de um casal de imigrantes italianos recém chegado nos Estados Unidos. A adaptação de imigrantes em uma outra cultura, outra nação, é muitas vezes o tema central do enredo, mas também há espaço para o pueril e o bucólico. O pai tem problemas com bebidas e jogatina, os demais membros da família também não escapam de problemas pessoais e familiares. Em suma, basicamente um pequeno retrato da própria sociedade. O resultado final é muito bom, valorizado pelo ótimo elenco. Só faltou mesmo, para falar a verdade, a direção do velho Coppola, mas aí já seria esperar demais.
Vivendo na América (Wait Until Spring, Bandini, Estados Unidos, Bélgica, 1989) Direção: Dominique Deruddere / Roteiro: Dominique Deruddere, baseado na novela escrita por John Fante / Elenco: Joe Mantegna, Ornella Muti, Faye Dunaway. Burt Young / Sinopse: A história de uma família de imigrantes italianos nos Estados Unidos no começo do século XX, tudo visto sob os olhos de um garoto que tenta se adaptar à nova vida.
Pablo Aluísio.
É um filme nostálgico, com história passada na década de 1920. Sob os olhos de um garoto vamos acompanhando a vida de um casal de imigrantes italianos recém chegado nos Estados Unidos. A adaptação de imigrantes em uma outra cultura, outra nação, é muitas vezes o tema central do enredo, mas também há espaço para o pueril e o bucólico. O pai tem problemas com bebidas e jogatina, os demais membros da família também não escapam de problemas pessoais e familiares. Em suma, basicamente um pequeno retrato da própria sociedade. O resultado final é muito bom, valorizado pelo ótimo elenco. Só faltou mesmo, para falar a verdade, a direção do velho Coppola, mas aí já seria esperar demais.
Vivendo na América (Wait Until Spring, Bandini, Estados Unidos, Bélgica, 1989) Direção: Dominique Deruddere / Roteiro: Dominique Deruddere, baseado na novela escrita por John Fante / Elenco: Joe Mantegna, Ornella Muti, Faye Dunaway. Burt Young / Sinopse: A história de uma família de imigrantes italianos nos Estados Unidos no começo do século XX, tudo visto sob os olhos de um garoto que tenta se adaptar à nova vida.
Pablo Aluísio.
domingo, 12 de agosto de 2018
À Beira Mar
Brad Pitt interpreta um escritor americano em crise que chega numa região bucólica da França com sua esposa (Angelina Jolie) para recuperar a inspiração literária que perdeu. O problema é que a falta de criatividade continua, tudo agravado por seu próprio casamento, que vai de mal a pior. Esse filme acabou sendo um preview do que iria acontecer no próprio casamento de Pitt e Jolie. No caso a vida imita a arte. Se no filme eles interpretam um casal que mal se suporta, que já foi tragado pelo tédio e pelo cotidiano, na vida real a situação não era melhor, tanto que o casal se separou pouco depois do fim das filmagens. Agora Jolie está processando o ex-marido por não pagar a pensão dos inúmeros filhos (grande parte deles adotado).
Produzido e dirigido por Jolie esse filme tenta imitar - sem muito sucesso - o estilo do cinema europeu dos anos 60. Isso significa um ritmo bem lento, quase parando, com valorização de cenas mais intimistas onde os personagens procuram passar seus sentimentos não por longos diálogos, mas apenas com olhares, pensamentos, atitudes, etc. Tirando uma certa repercussão em alguns festivais de cinema, turbinados pela celebridade do casal principal, o filme passou em brancas nuvens. Nem sequer chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros. Apesar de seu estilo europeu realmente não é um filme que venha a empolgar alguém, nem mesmo os que gostam mais do cinema arte, mais cult. Para muita gente vai soar longo e chato. Penso que foi um filme sobre o fim de um casamento que acabou sendo engolido por causa de suas próprias pretensões.
À Beira Mar (By the Sea, Estados Unidos, França, Malta 2015) Direção: Angelina Jolie / Roteiro: Angelina Jolie / Elenco: Brad Pitt, Angelina Jolie, Mélanie Laurent, Melvil Poupaud, Niels Arestrup / Sinopse: Casal americano em crise viaja para a costa da França. O marido quer escrever seu novo livro e a esposa tenta superar o abismo conjugal em que vive. Eles se hospedam em um hotel e descobrem que o casal do quarto ao lado está curtindo sua lua de mel, em plena felicidade e romantismo. A situação (que leva a comparação entre a infelicidade própria e a felicidade alheia) começa a incomodar ao veterano casal, agravando ainda mais sua crise de relacionamento.
Pablo Aluísio.
Produzido e dirigido por Jolie esse filme tenta imitar - sem muito sucesso - o estilo do cinema europeu dos anos 60. Isso significa um ritmo bem lento, quase parando, com valorização de cenas mais intimistas onde os personagens procuram passar seus sentimentos não por longos diálogos, mas apenas com olhares, pensamentos, atitudes, etc. Tirando uma certa repercussão em alguns festivais de cinema, turbinados pela celebridade do casal principal, o filme passou em brancas nuvens. Nem sequer chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros. Apesar de seu estilo europeu realmente não é um filme que venha a empolgar alguém, nem mesmo os que gostam mais do cinema arte, mais cult. Para muita gente vai soar longo e chato. Penso que foi um filme sobre o fim de um casamento que acabou sendo engolido por causa de suas próprias pretensões.
À Beira Mar (By the Sea, Estados Unidos, França, Malta 2015) Direção: Angelina Jolie / Roteiro: Angelina Jolie / Elenco: Brad Pitt, Angelina Jolie, Mélanie Laurent, Melvil Poupaud, Niels Arestrup / Sinopse: Casal americano em crise viaja para a costa da França. O marido quer escrever seu novo livro e a esposa tenta superar o abismo conjugal em que vive. Eles se hospedam em um hotel e descobrem que o casal do quarto ao lado está curtindo sua lua de mel, em plena felicidade e romantismo. A situação (que leva a comparação entre a infelicidade própria e a felicidade alheia) começa a incomodar ao veterano casal, agravando ainda mais sua crise de relacionamento.
Pablo Aluísio.
Hitman - Agente 47
Mais uma adaptação do mundo dos games para o cinema. Aqui temos o Hitman, o assassino profissional perfeito, fruto de uma experiência no passado onde se criou um matador sem consciência, frio e altamente eficiente. Esse personagem já havia dado origem a um filme antes, porém esse aqui é muito mais bem produzido, afinal foi realizado por um grande estúdio de cinema (Twentieth Century Fox) que resolveu apostar alguns milhões de dólares para levar o Hitman para as telas de cinema. Dirigido por Aleksander Bach o filme tem inegavelmente excelentes cenas de ação, mas faltou mesmo uma atenção maior por parte do roteiro.
As cenas com muita ação vai se sucedendo, cada uma mais bem realizada e produzida do que a anterior. Nesse ponto não precisa se preocupar, pois tudo é de primeira linha. A questão é que segurando tudo está um enredo bem fraquinho, que tenta unir as pontas, servindo apenas como um mero pretexto para a ação ininterrupta acontecer. O Hitman também funciona apenas em parte no cinema. Como é praticamente um psicopata (um matador sem emoções) fica complicado para o espectador criar algum vínculo emocional com ele. Claro que os fãs do game vão curtir, mas o resto do público, principalmente o que é mais ligado ao mundo do cinema, vai achar tudo meio vazio e sem propósito.
Hitman - Agente 47 (Hitman: Agent 47, Estados Unidos, Alemanha, 2015) Direção: Aleksander Bach / Roteiro: Skip Woods, Michael Finch / Elenco: Rupert Friend, Hannah Ware, Zachary Quinto/ Sinopse: No passado o governo americano desenvolveu um projeto genético ambicioso que procurava criar o assassino perfeito, sem emoção, sem remorso e sem culpa, apenas eficiência completa na execução de ordens. Com o cancelamento do programa o seu criador, o cientista Litvenko, simplesmente desapareceu, sem deixar vestígios. Agora dois grupos inimigos lutam para descobrir onde ele está se escondendo. A chave para achá-lo é sua filha, Katia (Hannah Ware), que pode saber onde ele vive.
Pablo Aluísio.
As cenas com muita ação vai se sucedendo, cada uma mais bem realizada e produzida do que a anterior. Nesse ponto não precisa se preocupar, pois tudo é de primeira linha. A questão é que segurando tudo está um enredo bem fraquinho, que tenta unir as pontas, servindo apenas como um mero pretexto para a ação ininterrupta acontecer. O Hitman também funciona apenas em parte no cinema. Como é praticamente um psicopata (um matador sem emoções) fica complicado para o espectador criar algum vínculo emocional com ele. Claro que os fãs do game vão curtir, mas o resto do público, principalmente o que é mais ligado ao mundo do cinema, vai achar tudo meio vazio e sem propósito.
Hitman - Agente 47 (Hitman: Agent 47, Estados Unidos, Alemanha, 2015) Direção: Aleksander Bach / Roteiro: Skip Woods, Michael Finch / Elenco: Rupert Friend, Hannah Ware, Zachary Quinto/ Sinopse: No passado o governo americano desenvolveu um projeto genético ambicioso que procurava criar o assassino perfeito, sem emoção, sem remorso e sem culpa, apenas eficiência completa na execução de ordens. Com o cancelamento do programa o seu criador, o cientista Litvenko, simplesmente desapareceu, sem deixar vestígios. Agora dois grupos inimigos lutam para descobrir onde ele está se escondendo. A chave para achá-lo é sua filha, Katia (Hannah Ware), que pode saber onde ele vive.
Pablo Aluísio.
Assinar:
Postagens (Atom)