sábado, 4 de outubro de 2025

The Beatles - A Hard Day’s Night / Things We Said Today

Mais um single retirado (ou extraído, como se dizia na época), do álbum do filme "A Hard Day’s Night". Os especialistas na discografia dos Beatles costumam dizer que esse disco, na realidade uma bela trilha sonora, foi composto basicamente por John Lennon. É uma meia verdade! Eu reconheço que a dominação de John está em praticamente todas as faixas, mas não se pode, em nenhuma hipótese, diminuir a importância de Paul McCartney na elaboração das letras e principalmente das melodias. Nisso ele era mesmo insuperável. John Lennon sempre estará em meu altar dos grandes nomes da história do Rock, mas diminuir Paul, em qualquer trabalho dos Beatles, é um grande erro de análise e percepção. 

Outro aspecto a se considerar é que sempre que se ouvir falar em "A Hard Day’s Night" procure pela edição original da discografia inglesa que é a oficial. Nos Estados Unidos eles fizeram uma outra edição desse disco, pela Capitol Records, e ficou uma grande porcaria! Para se ter uma ideia misturaram as músicas do disco original com trilhas incidentais. Além disso deixaram faixas preciosas do disco inglês de fora! Pelo amor de Deus, que produtores estúpidos! Absolutamente nada a ver! Uma derrapada feia da discografia americana. 

Pois bem, aqui voltemos a falar do single. Duas músicas apenas, Lado A e Lado B. Duas belas faixas, mas nenhuma novidade para quem havia comprado a trilha sonora. Não fazia mal, por essa época, na crista da onda da Beatlemania, eles podiam fazer qualquer coisa, colocar qualquer produto no mercado, que iria vender milhões de cópias. Era uma febre, como poucas vezes se viu no mundo da música! Os Beatles chegaram a ocupar os cinco primeiros postos da parada, uma música deles atrás da outra, enquanto os outros artistas comiam poeira! Nunca mais se viu coisa igual! 

E só para se ter uma ideia da força do sucesso dos Beatles basta dizer que esse compacto, que não trazia nenhuma música nova do grupo, conseguiu vender mais de 1 milhão de cópias em seu lançamento original! Era mesmo uma quantidade enorme de cópias, algo para deixar qualquer executivo de gravadora multinacional de queixo caído! E tudo isso por meras reprises! 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: