terça-feira, 7 de outubro de 2025

Dança com Lobos

Título no Brasil: Dança com Lobos
Título Original: Dances with Wolves
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Orion Pictures
Direção: Kevin Costner
Roteiro: Michael Blake
Elenco: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney A. Grant, Floyd 'Red Crow' Westerman

Sinopse:
Durante a guerra civil americana o Tenente Dunbar (Costner) da União é ferido e acaba sendo enviado para um território distante, ainda ocupado por nações nativas. Uma vez lá acaba se aproximando da cultura e do modo de viver dos indígenas, criando laços de amizade com eles. Em pouco tempo se torna um defensor daqueles índios das terras do Nebraska.

Comentários:
É o filme mais importante da carreira do ator e diretor Kevin Costner. Um projeto bem pessoal que havia sido recusado por alguns estúdios. Costner apostou em um roteiro que procurasse mostrar a riqueza cultural dos nativos norte-americanos. Por décadas eles foram mostrados apenas como vilões dos filmes de cavalaria. Agora havia uma mudança de mentalidade. O personagem principal era um membro da cavalaria americana, mas que procurava ter uma aproximação pacífica e construtiva com os nativos. Não foi a primeira vez que o cinema americano teve essa estética mais simpática aos índios, mas certamente foi o filme mais representativo dessa linha. Sucesso de público e crítica, acabou sendo indicado em 12 categorias no Oscar, vencendo sete, entre elas as mais importantes, de melhor filme, direção, roteiro e direção de fotografia. De fato o filme é visualmente belíssimo e mesmo revisto hoje em dia não perdeu nada de seu impacto inicial. Considerado um pouco longo por alguns, com 181 minutos de duração, a produção segue o estilo épico dos antigos filmes de western, só que agora acrescentado de uma bela mensagem de paz e harmonia com as tribos dos primeiros habitantes das Américas.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Filmografia de Kevin Costner
    Dança com Lobos
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Vi esse filme no cinema e no auge da apologia a ele devido aos Oscars, então não sei hoje o veria da mesma forma. Na época me lembro que gostei, mas hoje vendo o argumento do roteiro, nao sei nao.

    ResponderExcluir
  3. Também tive o privilégio de ver no cinema. Na época foi o filme do ano! Muita repercussão, cinema lotado! Revi alguns anos atrás. Continuava muito bom, envelheceu bem! É um filme muito bem realizado em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  4. Também vi no cinema. Já era amante de westerns americanos. Lembro-me de ter me decepcionado um pouco. Achei-o um pouco arrastado, com enredo que não me empolgou. Nunca revi!

    ResponderExcluir