The Beatles - A Hard Day's Night - Parte 3
Esse álbum dos Beatles levou muito tempo para ficar pronto. Eles levaram praticamente seis meses para completar o disco. Não que os Beatles tivessem ficado todo esse tempo dentro do estúdio gravando as canções. Pelo contrário. Eles tiveram que cumprir tantos compromissos que ficou complicado para eles terminarem o álbum. Só para se ter uma ideia eles tiveram que interromper as gravações para sua primeira turnê americana, a mesma que deu origem à Beatlemania nos Estados Unidos e no mundo.E a correria foi tão grande que quando as filmagens de seu primeiro filme terminaram eles não tinham sequer gravado a música título do disco, a canção "A Hard Day's Night". Por essa razão não existe nenhum cena no filme mostrando os Beatles tocando essa música. Eles simplesmente não tinham gravado a faixa durante as filmagens. Só depois de pronta é que os editores a colocaram no filme, mas apenas nos créditos iniciais. Uma loucura incrível. E como todos sabemos a música também foi composta meio às pressas, em quartos de hotel das turnês. Quem deu a dica foi Ringo, exausto de tantos compromissos. Ele apenas fez um trocadilho espirituoso em cima da maneira de falar e pensar de John Lennon. Deu certo.
"You Can't Do That" também foi gravada na pressa. A EMI queria lançar um single o mais rapidamente possível. Já que o disco não conseguia ficar pronto era necessário colocar alguma coisa nova no mercado para faturar em cima da imensa popularidade dos Beatles. Assim eles se reuniram de forma urgente dentro da EMI e gravaram essa música que seria colocada como Lado B de "Can't Buy Me Love". Como se pode perceber a pressão em cima do grupo era grande, principalmente por parte da gravadora. Eles tinham que compor e gravar em ritmo quase industrial. Manter o pique para tantas solicitações de material era complicado.
Quando chegou em junho de 1964 o filme estava praticamente pronto, mas o disco ainda não. Os Beatles precisavam gravar ainda cinco ou seis faixas para o lado B do disco. John e Paul tinham decidido não colocar nenhum cover no álbum, mas apenas composições próprias. Então eles correram para criar um lado inteiro para o que seria a trilha sonora do filme. "Things We Said Today" foi composta dentro dos estúdios da BBC, onde os Beatles tinham seu próprio programa musical, onde tocavam e conversavam com os ouvintes e o DJ. Enquanto estavam esperando sua vez de entrar, eles apressadamente fizeram a música. Depois foi uma questão de tempo para finalizá-la em Abbey Road, poucos dias depois.
Pablo Aluísio.
The Beatles
ResponderExcluirA Hard Day's Night
Pablo Aluísio.
Eu tenho esse disco desde os tempos em que no Brasil recebeu o título medonho de Os Reis do Ié Ié Ié. É um álbum muito bom, bem raiz, da primeira fase dos Bitus.
ResponderExcluirA capa do disco nacional é vermelha e do original é azul. A mudança durou anos no Brasil. Só depois lançaram o azul no Brazil.
ResponderExcluirEssa capa vermelha ficou bem ruim, porém chega a ser disputada por colecionadores estrangeiros. Fica ali bem destacada no quesito "discografias exóticas" dos Beatles. Agora indefensável mesmo é essa coisa de ié, ié, ié. Muito cafona. Coisa de jornalista brasileiro dos anos 60.
ResponderExcluirO curioso é que, pelo menos no Brasil, You Can't Do That não fez sucesso como Can't Buy Me Love, que era o lado B.
ResponderExcluirSerge Renine.
Um autêntico Lado B, ou seja, até boa música, mas sem se destacar nas paradas de sucesso.
ResponderExcluirNo filme Get Back mostra o lugar que os Beatles gravavam e achei bem ruim, bagunçado, triste, amador, pra um grupo ja tao rico.
ResponderExcluirAquele estúdio mostrado em Get Back não era o Abbey Road da EMI.
ResponderExcluir