segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Adão Negro

Esse filme foi a grande aposta da Warner e da DC nesta temporada no cinema. Como estamos em uma época de retomada das bilheterias das salas de cinema pelo mundo, as empresas apostavam alto na bilheteria desse Adão Negro. Estimativas otimistas esperavam que o filme irrompesse a marca do bilhão de dólares arrecadados. Não aconteceu. O filme não chegou a necessariamente dar prejuízo, mas tampouco chegou a lucrar aquilo do que era esperado. Com isso, os planos das novas adaptações dos personagens da DC ficaram agora em um momento de replanejamento geral. Talvez isso indique também que os filmes de super-heróis estão saturando. Penso assim, porque esse filme tem todos os ingredientes que foram usados de forma exaustiva por outras adaptações de quadrinhos. Dentro desse tipo de filme, ele definitivamente não é ruim. É apenas, de certa forma, repetitivo. 

Esse personagem, que eu pouco conhecia, pois não sou leitor de quadrinhos, vem do universo do Capitão Marvel. Assim como o conhecido herói, ele também se transforma em um ser com muitos poderes, ao gritar a palavra "Shazam!". E seus poderes também vem de um tipo de conselho de magos da antiguidade. A diferença básica é que ele, tecnicamente, não é um herói como o Capitão Marvel. Ele tem uma tonalidade de personalidade que poderia estar mais ligada aos vilões das histórias em quadrinhos. Curiosamente, há um encontro dele com Superman, na última cena. Pelo visto, a Warner e a DC decidiram deixar o Capitão Marvel em um lugar próprio e isolado dentro das adaptações de cinema. Seu humor não iria cair bem aqui.

O filme é inegavelmente bem realizado e bem produzido. Eu até gostei desse roteiro que explora esse personagem, que teria 5 mil anos de existência. E quando você investe na antiguidade e na tradição, esse tipo de fantasia funciona melhor. O grupo de super-heróis reunido na chamada Sociedade da Justiça também funciona bem. De forma em geral o que temos durante o filme é uma grande pancadaria entre todos os personagens das comics. Não há nada de errado nisso, pois geralmente as histórias em quadrinhos muitas vezes se resumem apenas a isso mesmo. Fica complicado entender porque o filme não caiu no gosto do público. Talvez o personagem não seja tão conhecido fora do mundo dos leitores de gibis. Ou talvez os cinéfilos já estejam mesmo cansados desses filmes de super-heróis.

Adão Negro (Black Adam, Estados Unidos, 2022) Direção: Jaume Collet-Serra / Roteiro: Adam Sztykiel, Rory Haines / Elenco: Dwayne Johnson, Pierce Brosnan, Aldis Hodge, Noah Centineo / Sinopse: Um ser com 5 mil anos de existência retorna ao nosso mundo para recuperar uma antiga coroa, que dará poderes especiais para quem a ostentar. Essa peça milenar não pode cair nas mãos erradas.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Ação & Aventura
    Adão Negro ★★★
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Chega de heróis, mitológicos, ou não.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Vamos voltar pra década de '70 quando o tampinha Al Pacino roubava um banco pro amigo fazer mudança de sexo. Assunto, alias, muito em voga no momento.

      Excluir