sábado, 3 de dezembro de 2022

Pixinguinha - Um Homem Carinhoso

Título no Brasil: Pixinguinha - Um Homem Carinhoso
Título Original: Pixinguinha - Um Homem Carinhoso
Ano de Lançamento: 2021
País: Brasil
Estúdio: Ipê Artes Cinematográficas
Direção: Allan Fiterman, Denise Saraceni
Roteiro: Manuela Dias, Denise Saraceni
Elenco: Seu Jorge, Taís Araújo, Tuca Andrada, Jorge Aragão, Pierre Baitelli, Luan Caruso

Sinopse:
O filme conta a história do músico, compositor e instrumentista Pixinguinha. Ele se tornou um dos nomes mais famosos e cultuados da música popular Brasileira. Foi autor de canções inesquecíveis e de Marchinhas de Carnaval que até hoje são conhecidas e estão na boca do povo. Um dos grandes nomes da nossa música em sua história. 

Comentários:
O Pixinguinha foi um gênio da música Brasileira. Disso, poucos pousam discordar. Era extremamente talentoso e tinha uma vocação para escrever músicas inesquecíveis como poucas vezes se viu em nossa história. Era também um instrumentista de rara veia artística. O filme conta a sua história de forma muito digna. Ele nasceu em uma família de músicos no Rio de Janeiro. Aos poucos foi abrindo seus próprios caminhos. Formou um grupo musical de sucesso que chegou até mesmo a excursionar em Paris. Criou uma nova linguagem musical. Acabou sendo contratado pela multinacional RCA, onde, como maestro e arranjador, trabalhou ao lado de grandes nomes da nossa música. Também teve seus tropeços da vida, principalmente em relação ao alcoolismo que o prejudicou. Nada que diminuisse seu valor como artista. Ainda assim, deixou um vasto repertório de ricas canções compostas. Era eclético e compunha para cantores românticos, peças instrumentais e até mesmo para marchinhas de Carnaval. Uma figura simbólica da nossa história que não pode ser esquecido. E o filme o resgata de forma valorosa. Esse tipo de filme deveria ser exibido nas escolas por todo o país. É o retrato de uma época em que nossa música tinha grande qualidade e valor.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Os últimos que surgiram com traços de genialidade na musica instrumental brasileira foram Joao Gilberto e Tom Jobim, e lá se vão mais de 60 anos.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vejo no que a música Brasileira se transformou, só fica mesmo a sensação de pesar. Comparar com os grandes mestres do passado, então, nem pensar...

    ResponderExcluir