Filme muito bom, principalmente para quem aprecia a história do cinema. E aqui temos a história justamente da primeira cineasta da história. Aliás, você já ouviu falar de Alice Guy-Blaché? Esse documentário começa com essa questão. E depois vai destrinchando em uma grande pesquisa sobre a biografia dessa cineasta que, infelizmente, apesar de ser uma pioneira, foi esquecida. A produção executiva deste documentário contou com grandes astros de Hollywood, entre eles Robert Redford e Jodie Foster. Ela narra o filme. O nome de Alice Guy-Blaché surgiu em velhos livros, contando a história do cinema francês. Veja que história curiosa! Ela era secretária em uma empresa que trabalhava com os irmãos Auguste e Louis Lumière em Paris. Essa empresa estava participando do invento da primeira câmera cinematográfica do mundo. Quando o invento ficou pronto, ela decidiu fazer uns pequenos filmes para si, praticamente como diversão!
Os primeiros filmes da história apenas documentavam fatos, como, por exemplo, a chegada de um trem na estação ou então a saída de operários de uma fábrica. Ela olhou para aquele pequeno artefato e pensou, por que não contar uma história? Como numa peça teatral. E assim o fez. Se tornando dessa forma a primeira diretora de cinema nos registros históricos! E não parou por aí, conforme foi ganhando dinheiro com a exibição de seus primeiros curtas ela fundou sua própria companhia cinematográfica. E foi para Los Angeles, onde estava se criando um movimento de jovens cineastas. A história dela é incrível! Infelizmente, poucos filmes sobreviveram ao tempo. O primeiro foi rodado ainda no século XIX. Os mais expressivos que ainda existem são exibidos durante esse documentário em pequenos trechos. Ela não foi apenas uma pioneira no cinema, mas também uma mulher muito talentosa, com muita visão do futuro.
A História não Contada da Primeira Cineasta do Mundo (Be Natural: The Untold Story of Alice Guy-Blaché, Estados Unidos, França, 2018) Direção: Pamela B. Green / Roteiro: Pamela B. Green, Joan Simon / Elenco: Jodie Foster, Alice Guy, Pamela B. Green / Sinopse: O filme conta a biografia da primeira cineasta da história, a francesa Alice Guy-Blaché. Roteiro baseado no livro histórico "Alice Guy Blaché, Lost Visionary of the Cinema" de Alison McMahan.
Pablo Aluísio.
Documentários
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Até hoje há pouquissimas cineastas relevantes, tanto em Hollywood, quanto no mundo.
ResponderExcluirRealmente... Por mais damas dirigindo filmes...
ResponderExcluir