sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Audie Murphy e o Western - Parte 7

Na Universal Pictures, o ator Audie Murphy atuou no filme "A Morte Tem Seu Preço". Esse faroeste é realmente muito bom, sempre lembrado por colecionadores como um western bem-conceituado dos anos 50. Aqui temos o tema do arrependimento e da redenção. Audie Murphy interpreta um pistoleiro amargurado pelo seu passado. Olhando para o que se passou em sua vida, ele fica arrependido por coisas que fez. A consciência fica pesada com os crimes que cometeu. Ele deseja superar esse passado. Ao conhecer um velho rancheiro e sua filha, decide se tornar o seu protetor. O rancho está sendo cobiçado por um grupo de pistoleiros. Homens fora-da-lei que não pensam duas vezes antes de cometerem crimes para colocar as mãos naquelas terras. Dirigido por Nathan Juran e com a jovem atriz Susan Cabot no elenco, esse faroeste é um bom momento na carreira de Murphy.

Em seu filme seguinte "Jornada Sangrenta" o ator Audie Murphy interpretou um tenente da cavalaria dos Estados Unidos. Ele é enviado para um forte distante, perto da Fronteira, onde existe uma forte concentração de nativos da etnia Navajo. Há um tratado de paz entre os brancos e os índios, só que um general da cavalaria quer que tudo venha a ser rompido. Ele é, na verdade, um racista, um sulista que quer lutar pela Confederação na guerra civil que está prestes a explodir. E deseja, acima de tudo, prejudicar o exército da União.

O jovem tenente desconfia de tudo e percebe que há uma armadilha sendo montada contra os nativos que moram na região. Heroicamente, ele tenta proteger os índios de um massacre que se avizinha. Um dos filmes mais interessantes da carreira do ator. Tem um roteiro muito consciente do ponto de vista social. E não coloca os índios como vilões, mas como vítimas. O grande vilão desse filme é um general da cavalaria americana. Quem poderia imaginar em algo assim?

Em "A Ronda da Vingança" Audie Murphy interpreta um personagem em busca de justiça. Ele foi acusado de traição e de um crime que nunca cometeu. Durante uma viagem de trem há um grave descarrilhamento de um dos vagões. Logo, ele é acusado de ter planejado tudo para ficar com o dinheiro que supostamente estaria nesse vagão. É dito como covarde e traidor. Porém, nada disso seria verdade. Ele precisa fugir para não ser preso e assim, em liberdade, provar toda a verdade dos fatos, algo que não vai ser fácil, pois há pessoas importantes que querem vê-lo na prisão. Mais uma produção da Universal Pictures, também dirigida por Nathan Juran. O filme foi rodado praticamente todo no chamado Vale da Morte, na Califórnia. Mais um bom momento dessa fase da filmografia de Audie Murphy.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cine Western
    Audie Murphy e o Western - Parte 7
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esses bang bangs eram filmes curtos, de mais ou menos uma hora, e nas matines de domingo passava. dois filmes com um intervalo no meio pra as compras de guloseimas.
    Que epoca mais idilica essa.

    ResponderExcluir
  3. Durante muitos anos foi o mais popular gênero cinematográfico!

    ResponderExcluir