terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Matar ou Cair

Esse foi um dos últimos filmes do ator Audie Murphy. Ele morreu relativamente jovem, em um acidente de avião. Depois desse filme aqui, ele só iria atuar em mais duas produções, também de faroeste. Nessa película dos anos 60, ele interpreta um xerife de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Tempos do velho Oeste. A região onde está situada a cidade está sendo assolada por uma quadrilha de bandidos e criminosos, liderados por um sujeito chamado Drago Leon. Ele literalmente aterroriza as populações locais. Rouba trens, faz assaltos violentos a bancos, sequestra pessoas e pede resgate, enfim pratica todos os tipos de crimes imagináveis. O xerife Chad Lucas (Audie Murphy) então decide formar um grupo para ir atrás desse bandido. E eles vão parar em um deserto dos mais inóspitos, nas cercanias da região. O criminoso parece se esconder em uma colina íngreme. Onde é bem difícil chegar com cavalos. Pior do que isso, o xerife descobre que uma antiga paixão de seu passado está envolvida nos problemas. O irmão dela faz parte do bando de Drago. 

Um bom filme, relativamente bastante curto, da última fase da carreira do ator Audie Murphy. É o que eu diria ser um Bang Bang ao velho estilo, um filme mais convencional. E isso soa interessante, pois o filme foi lançado em 1966, quando a onda da contracultura já chegava com força nos Estados Unidos. A música, os costumes e o próprio cinema estavam mudando definitivamente. Só que ainda havia espaço para os filmes de western, como esse, de Audie Murphy. É um filme tradicional, diria até mesmo conservador para os padrões de Hollywood já naquela época. Um velho sopro que ainda ecoava do passado de glórias do cinema americano. 

Matar ou Cair (Gunpoint, Estados Unidos, 1966) Direção: Earl Bellamy / Roteiro: Mary Willingham, Willard W. Willingham / Elenco: Audie Murphy, Joan Staley, Warren Stevens / Sinopse: Um xerife de uma pequena cidade do interior do velho Oeste decide ir atrás de um criminoso, um bandoleiro perigoso, que está tocando o terror em toda a região. Só que não vai ser nada fácil colocar aquele bandido atrás das grades.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cine Western
    Matar ou Cair ★★★
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Chega a ser irônico um sujeito que foi um heroi de guerra portanto deve ter arroscado a vida no limite várias vezes, morrer jovem num prosaico acidente de avião.

    ResponderExcluir
  3. Viveu de forma extraordinária. Morreu de forma banal.

    ResponderExcluir