domingo, 7 de novembro de 2021

Hackers

Ficção B que contava em seu elenco com uma jovem Angelina Jolie. Na época ninguém sabia quem ela era, a não ser o referencial mais óbvio, o de ser filha do ator Jon Voight. O curioso é que o relacionamento entre pai e filha nunca foi bom e só piorou com o tempo. Ficaram nessa situação por anos, fruto talvez do fato de que ambos sempre tiveram personalidades fortes e explosivas. Mas enfim, deixemos esse quadro familiar de lado. "Hackers" foi até bastante badalado pela crítica e público quando chegou nas locadoras de vídeo nos anos 90. Sim, o filme nunca foi lançado nos cinemas brasileiros. Era uma daquelas típicas produções que chegavam por aqui diretamente em Home Vídeo. Geralmente esse tipo de filme pequeno tinha que contar com uma certa propaganda boca a boca para dar certo ou chamar a atenção.

Nesse caso até que houve uma certa reação nesse sentido, mas a pura verdade dos fatos é que o filme nunca chegou a decolar muito. No enredo adolescente, um jovem conseguia criar um código de computador que colocava em risco todo o sistema de segurança dos Estados Unidos. Preso pelo governo e julgado pela justiça ele é banido do mundo da informática até que completasse 18 anos de idade. Durante esse tempo jamais poderia chegar perto de um computador. Alguns meses depois ele descobre que há um novo vírus na rede. Ao lado de um grupo de amigos tão hackers e viciados como ele resolve encarar uma verdadeira guerra cibernética. É isso, nada de muito especial. Esse tipo de filme fica logo datado já que a tecnologia costuma passar por cima de tudo o que se vê na tela depois de alguns poucos anos. Os computadores que aparecem no filme, por exemplo, são verdadeiros dinossauros se comparados com a tecnologia atual.

Hackers - Piratas de Computador (Hackers, Estados Unidos, 1996) Direção: Iain Softley / Roteiro: Rafael Moreu / Elenco: Jonny Lee Miller, Angelina Jolie, Jesse Bradford / Sinopse: Grupo de hackers, piratas da informática, decide radicalizar em seus planos de invadir sistemas de segurança alheios. Na mira deles estão grandes empresas de petróleo que destroem a natureza em busca do lucro capitalista.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. pablo:
    O bizarro desse Hackers é que a tecnologia da Informática se desenvolveu tanto nesses ultimos 20 anos que eu fico pensando: o que fazia um hacker nos anos '90? Invadia um PC de 400 mega e transferia os arquivos para qum disquete? kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Haha Em termos de PC tudo era bem primitivo!

    ResponderExcluir