sábado, 13 de novembro de 2021

Elvis Presley - Life / Only Believe

Esse single foi muito singular dentro da carreira de Elvis. Não fez muito sucesso, o que já era esperado. A música "Life" não se parecia com nada que Elvis havia gravado antes. Escrita por S. Milete, tinha uma letra estranha para os padrões da discografia do cantor. Era uma enorme metáfora sobre as origens da vida, algo até mesmo um tanto surreal. Duas perguntas ficaram sem respostas. Por que Elvis gravou essa canção tão diferente? E por que a RCA Victor escolheu justamente ela para ser o lado A de um compacto do cantor? No meio de tantos questionamentos "Life" acabou ganhando, com o passar dos anos, um certo status "cult" justamente por ser diferente demais, nada condizente com o tipo de música que vinha aparecendo nos discos de Elvis Presley nos anos 70. É uma verdadeira alienígena dentro da discografia de Mr. Presley. Já nos palcos a canção passou em brancas nuvens pois Elvis nunca a cantou ao vivo em suas turnês e isso apesar de ser o lado A de um single, o que supostamente o levaria a divulgar em seus shows. Isso porém jamais aconteceu.

O Lado B vinha com algo mais convencional, a música "Only Believe". Era um gospel. Importante dizer que ambas as canções (Lado A e Lado B) fizeram parte do álbum "Love Letters From Elvis" que lançado em 1971 não alcançou bons índices de vendas no mercado. Esse single também não se saiu melhor dentro das paradas, não conseguindo chegar sequer ao posto 50 da revista Billboard. Um resultado comercial bem ruim. Isso demonstrava que ou a RCA não havia promovido adequadamente o single ou então o público realmente não se interessou em ouvir Elvis cantando músicas como  a estranha "Life", que passava longe de ser o tipo habitual de letra que ele estava acostumado a cantar. Essa outra faixa "Only Believe" era mais tradicional, porém nunca a considerei uma das melhores desse disco. Tem uma certa levada para o blues, apesar da letra religiosa. Poderia ser melhor trabalhada dentro de um disco gospel como "He Touched Me", direcionado especialmente para o público evangélico, mas aqui ficou mesmo um pouco deslocada, fora do que era de se esperar dentro de umlançamento como esse.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Elvis Presley
    Life / Only Believe
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse lance do Elvis gospel nunca foi uma coisa que eu gostasse muito, apesar de saber que ele se entregava totalmente na interpretação dessas músicas.
    Um rei do rock carola não faz muito sentido. Como cantou o Raul Seixas, "o diabo é o pai do rock...".

    ResponderExcluir
  3. Temos aí um fato curioso. Aclamado como o "Rei do Rock" logo no comecinho da carreira, Elvis curtia mais gospel do que rock. Sua coleção de discos particular praticamente não tinha rock, só gospel e country. Essa era a alma verdadeira dele, representada por seu gosto pessoal.

    ResponderExcluir