segunda-feira, 1 de novembro de 2021

A Batalha Esquecida

Essa produção da Netflix conta uma história interessante. O palco é a II Guerra Mundial. O ano, 1944. Os aliados já desembarcaram na Normandia, mas ainda precisavam libertar a Holanda, principalmente para ter acesso ao importante porto de Antuérpia. Esse porto seria essencial para a invasão da Alemanha pois por ali iriam passar todo o equipamento de guerra para que os aliados finalmente marchassem em direção a Berlim. Só que a região estava fortemente ocupada pelas tropas nazistas. Não seria algo fácil. O roteiro, muito bem escrito, foca não apenas na operação militar em si, mas em determinados personagens que vivenciaram aquele momento decisivo na história da guerra na Europa.

Uma das personagens centrais é uma garota holandesa. O pai médico trabalha em um hospital para onde soldados alemães são enviados. Só que ele cai em desgraça depois que o filho se une ao grupo de resistência. Outro personagem importante é o filho de um comandante da RAF que acaba caindo em terras alagadas da Holanda, após um pouco forçado de seu planador. E por falar em planadores, essa é a melhor cena do filme, quando eles são atacados em pleno ar por baterias antiaéreas do exército alemão. Outra cena excelente é a final, quanto tropas canadenses partem para cima do exército nazista que ocupava uma região vital para o sucesso dos aliados. Enfim, filme bem realizado, história bem conduzida. Um filme de guerra que recomendo.

A Batalha Esquecida (De slag om de Schelde, Holanda, Bélgica, 2020) Direção: Matthijs van Heijningen Jr / Roteiro: Paula van der Oest / Elenco: Gijs Blom, Jamie Flatters, Susan Radder, Jan Bijvoet / Sinopse: A história da libertação da Holanda durante a II Guerra Mundial, vista sob a ótica de uma jovem holandesa e um piloto inglês da RAF. Roteiro baseado em fatos históricos reais, ocorridos durante a guerra na Europa.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo:
    Quando eu servi o exército eu ouvi muito falar da bravura indômita dos soldados brasileiros, chamados de "pracinha", e nos meus primeiros anos de escola, em plena ditadura militar, essa bravura também era muito exaltada ao ponto de alguns pracinhas até irem a nossa escola e eu me lembro de ter pego o capacete dá época da guerra que era de aço e colocado na cabeça; para os meus 9 anos eu achei pesadíssimo pra um chapéu. Eu só contei tudo isso porque me lembrei que já vi mais de 100 filmes sobre a segunda guerra mundial e nunca vi um que fosse citar os bravos soldados brasileiros, mas nem uma só vez; esses também foram esquecidos, pelo menos fora do Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Os soldados brasileiros lutaram basicamente na Itália. Agora que você escreveu, parei para pensar um pouco. Realmente nenhum filme estrangeiro me veio à mente mostrando a FEB na guerra.

    ResponderExcluir
  3. Provavelmente não exista mesmo. Bom, pelo menos há alguns bons documentários brasileiros mostrando a luta dos pracinhas na guerra.

    ResponderExcluir