segunda-feira, 1 de novembro de 2021

The Many Saints of Newark

Como foi a infância e a adolescência de Tony Soprano? Essa pergunta é a premissa desse filme. Com o fim da série e a morte do ator James Gandolfini, a HBO ficou sem sua galinha dos ovos de ouro. A solução encontrada pelos produtores foi retornar ao passado para contar os primeiros anos do mafioso Tony Soprano. O resultado é esse filme que até é muito bom. Começa um pouco disperso, quase sem foco, mas vai se acertando até trazer um final realmente muito bom. Quando a história começa Tony é apenas um garotinho da família Soprano que vive apenas com a mãe e a irmã pois seu pai está preso. Ele adora um tio em particular chamado Dickie Moltisanti que logo se torna chefe do clã, da família. Todos gostam dele dentro do núcleo familiar. Acham ele um homem forte, com pulso firme, mas isso vai se revelar apenas uma frágil fachada.

Na verdade ele tem um temperamento desequilibrado, dado a atos violentos insanos. Não tem o sangue frio necessário para ser o chefão. Dois assassinatos, de pessoas muito próximas a ele, demonstram bem isso. Enquanto o tio vai tropeçando em suas próprias fraquezas, Tony cresce. Ele se torna um adolescente que sonha se tornar jogador de futebol americano profissional, mas isso, de certa forma, parece cada vez mais distante. A máfia surge mais próxima a ele. Além das qualidades de um bom roteiro esse filme ainda tem atores coadjuvantes muito bons. Vera Farmiga interpreta a mãe de Tony. Uma mulher no limte. Ray Liotta é o tio preso que passa a ser conselheiro informal de  Dickie Moltisanti. Em conclusão, gostei bastante do filme. Certamente os fãs de "Os Sopranos" vão gostar ainda mais.

The Many Saints of Newark (Estados Unidos, 2021) Direção: Alan Taylor / Roteiro: David Chase, Lawrence Konner / Elenco: Alessandro Nivola, Vera Farmiga, Ray Liotta, Michael Gandolfini / Sinopse: O filme conta os primeiros anos do futuro mafioso Tony Soprano (Michael Gandolfini) quando ele era apenas uma criança e um adolescente vivendo em Newark, New Jersey. História sobre o passado dos principais personagens da série de sucesso "Os Sopranos".

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. The Many Saints of Newark
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. "Sopranos" é uma série da qual nunca fui fã, e olha que vi vários trechos na TV e no Youtube. Não é ruim mas nada que um Scorsese não tenha feito antes e melhor. Fora que o próprio nome "Sopranos" parece mais nome de série "paródia da Máfia' ,é difícil levar a sério...

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti várias temporadas. Eu gostava bastante. Foi uma série que fez parte daquela mudança que aconteceu, quando as séries começaram a ser tão relevantes quanto os filmes no cinema. Mas é aquela coisa, gosto pessoal impera. Uns gostam, outros não. Normal.

    ResponderExcluir
  4. Pablo:
    "The Sopranos" praticamente inaugurou, junto com "24 Horas", a era das series de TV com qualidade de cinema. Tanto que pela primeira vez os grandes astros já não tinham mais vergonha de fazer séries de TV, que até ali significava fim de carteira, como pediam pra participar destas séries, e outros inclusive revitalizaram suas carreiras cinematograficas participando dessas produções maravilhosas da TV.
    Por The Sopranos eu sempre tive um especial carinho, tanto por ser uma ótima série de um assunto que adoro, Máfia, como por eu ter conseguido assisti-la inteira sem perder um episodio sequer.
    Vou voando atrás desse filme do seu post.

    ResponderExcluir
  5. Penso que vai gostar. É um complemento na história da série. Achei muito bom.

    ResponderExcluir