quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A Verdade sobre Marlon Brando

Poderia ser mais um documentário banal sobre a vida do ator Marlon Brando, só que não se trata disso. O que importa nesse filme são as centenas de fitas que Brando deixou gravadas na fase final de sua vida. Nessas fitas, que ele usou quase como um sistema de auto análise psicológica, Brando abre o coração, falando sobre a carreira, os filmes que fez, seu relacionamento problemático com seus pais, com as mulheres, seu passado conturbado. Uma coisa que me deixou surpreso foi perceber como Brando ainda ranascia quando falava de sua formação de ator, quando teve como professora Stella Adler. Nesse ponto de suas declarações descobrimos bem como Brando fingia ao dizer que atuar era uma atividade secundária. Não, ele tinha mesmo paixão em atuar, não houve como esconder isso.

Como li sua autobiografia pude perceber também que parte desses tapes foram gravados para serem usados no livro. Alguns trechos, algumas frases, estão lá, sem tirar, nem colocar uma só vírgula. A novidade veio nas fitas em que ele fala dos filhos e das ex-esposas, algo que se recusou a fazer no livro. Como todos sabemos o ator enfrentou muitos problemas familiares, como ter um filho condenado por assassinato e uma filha que se matou com apenas 25 anos de idade. Uma sucessão de tragédias. E para dar mais vivacidade em alguns trechos surge um Brando virtual na tela, declamando seus últimos pensamentos. Algo meio fantasmagórico, mas que funcionou muito bem, para minha surpresa!

A Verdade sobre Marlon Brando (Listen to Me Marlon, Estados Unidos, 2015) Direção: Stevan Riley / Roteiro: Stevan Riley / Elenco: Marlon Brando, Stella Adler, Bernardo Bertolucci / Sinopse: Documentário realizado usando trechos de fitas gravadas por Marlon Brando onde ele fala sobre sua vida, seus filmes e seus problemas familiares.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. A Verdade sobre Marlon Brando
    Listen to Me Marlon
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    O Marlon Brando dizia que atuar era um atividade secundaria por que ele odiava os executivos do cinema, e não queria que eles tivessem sobre ele esse tipo de poder, de pensar que ele não poderia viver sem atuar, mas na verdade, ele não podia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ele fingia e fazia cara de durão, mas no fundo amava ser um ator de cinema...

    ResponderExcluir