terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Pequeno Grande Homem

"Pequeno Grande Homem" é um western diferente. Baseado no livro de sucesso de Thomas Berger, lançado em 1964, o filme gira em torno da trajetória de vida de um homem comum que acaba presenciando momentos marcantes da história do velho oeste americano. O tom não é de seriedade, o próprio personagem principal é essencialmente o protagonista de uma comédia picaresca. A tônica também é de revisionismo, dando novas versões para as antigas lendas do faroeste. Misturando fatos reais com mera ficção, a fórmula seria copiada anos depois em "Forrest Gump". E tal como no filme de Tom Hanks aqui também funcionou bem.

E o que é real e o que é ficção nesse filme? O personagem principal chamado pelos nativos de "Little Big Man" (O pequeno grande homem do título original) foi um personagem real. Ele foi um dos chefes Lakotas que participaram da batalha em que foram massacrados o General Custer e a sétima cavalaria. A questão é que as semelhanças entre a realidade e a ficção param por aí. Embora "Little Big Man" realmente tenha existido ele não era um branco criado por Cheyennes como mostrado no filme. Era um guerreiro do bando de "Cavalo Louco" e dizem ter sido o chefe que tirou o escalpo do famoso general americano após ele ter sido morto. Assim temos uma adaptação importante no enredo histórico. Sai o guerreiro índio e entra um branco, que acabou caindo no meio das guerras indígenas.

Já a visão de Custer no filme é, apesar da sátira, bem mais fiel do que o mostrado em filmes como "O Intrépido General Custer" com Errol Flynn, por exemplo. Se nos antigos filmes Custer era mostrado como um oficial valente e honrado, aqui ele é retratado como um assassino e genocida de crianças e velhos (algo que realmente ocorreu de fato na história). O filme também mostra Buffalo Bill e Wild Bill Hancock, grandes ícones do velho oeste, mas esses personagens, no final das contas, não possuem maior importância dentro desse roteiro de uma forma em geral. Muitas vezes eles acabam servindo apenas como alívios cômicos, o que destoa um pouco do que seria esperado.

O grande destaque do filme em si é a atuação de Dustin Hoffman. Ator extremamente talentoso, ele literalmente segura a produção nas costas, sendo sua atuação muito adequada ao feeling de humor do roteiro. Curiosamente ele não recebeu nenhuma indicação ao Oscar, sendo o ator nativo Chief Dan George lembrado em seu lugar. Uma forma da Academia se redimir um pouco com os índios dos Estados Unidos, que por anos foram retratados pelo cinema apenas como vilões sanguinários. Enfim, não é um filme historicamente correto. Passa longe disso, até porque essa aliás nunca foi a intenção nem do autor do livro original e nem dos produtores do filme. Porém esse faroeste pode certamente ser encarado como um divertido jogo onde realidade e ficção se misturam. O resultado disso não deixou de ser muito bom.

Pequeno Grande Homem (Little Big Man, Estados Unidos, 1970) Direção: Arthur Penn / Roteiro: Calder Willingham baseado no livro de Thomas Berger / Elenco: Dustin Hoffman, Faye Dunaway, Chief Dan George, Martin Balsam, Richard Mulligan, Jeff Corey / Sinopse: "Pequeno Grande Homem" (Dustin Hoffman) é um branco criado por tribos indígenas que ao longo de sua vida acaba presenciando vários eventos importantes na história do velho oeste americano. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante (Chief Dan George).

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Western Clássico
    Pequeno Grande Homem
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que assisti esse filme na tv há muitos anos atrás. O Dustin Hoffman sempre me pareceu um cara bizarro. Era um baixinho narigudo. Vou reconhecer o talento dele. Fazer sucesso com esse visual não é pra qualquer um.

    ResponderExcluir
  3. O visual era fora dos padrões do cinema americano. Recentemente ele tem respondido a uma série de acusações de assédio sexual em Hollywood. Acho que dificilmente escapará do linchamento público.

    ResponderExcluir
  4. O Dustin Hoffman foi galã em Kramer X Kramer e eu me lembra nessa época da mulheres citando-o como exemplo de homem desejado e eu me perguntava. Isso é que é ser bonito? Ah, as ilusões da juventude.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  5. Em termos de beleza, não dá para falar... sempre foi muito talentoso, mas bonito? Never. Era um grande ator, com um grande nariz... rsrsrs

    ResponderExcluir