terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Ted Bundy - A Mente de um Monstro

Título no Brasil: Ted Bundy - A Mente de um Monstro
Título Original: Ted Bundy - Mind of a Monster 
Ano de Produção: 2018
País: Estados Unidos
Estúdio: ID - Investigation Discovery
Direção: Tom Brisley
Roteiro: Tom Brisley
Elenco: Ted Bundy, Kathleen McChesney, Hugh Aynesworth, Stephen Michaud, Marlin Lee Vortman, Charles Leidner

Sinopse:
Documentário sobre o serial killer norte-americano Ted Bundy (1946 - 1989). Durante a década de 1970 ele fez dezenas de vítimas, sendo elas exclusivamente mulheres. Ele se passava por um sujeito bonitão, extrovertido, estudante de direito, para matar as mulheres que caíam nas suas armadilhas mortais.

Comentários:
Muito bom esse documentário do canal ID, uma espécie de canal subsidiário do Discovery Channel, especializado em crimes. O motivo que me fez ir atrás dessa produção foi porque recentemente assisti a um bom filme sobre sua história. Assim procurei por um documentário abrangente sobre o tema. A minha intenção era comparar o roteiro do filme com os fatos que realmente aconteceram na vida real. E nada mais adequado para isso do que assistir a um bom documentário, gênero também conhecido por alguns como o verdadeiro jornalismo cinematográfico. Pois bem, acabei achando esse e não me arrependi. Em pouco mais de 90 minutos de duração somos apresentados a toda a história do assassino, com rico material de época, imagens dos jornais, fotos das cenas do crime, além de filmagens reais que foram feitas no julgamento de Ted Bundy. Tudo com aquela qualidade do Discovery que todos já conhecemos bem. E de fato o roteiro do filme "Ted Bundy: A Irresistível Face do Mal" bateu muito bem com a história real aqui mostrada. O que temos nas cenas é um psicopata manipulador, muito bem sucedido na arte de se esconder sob a fachada de um sujeito normal, agradável, boa pinta. Também devo elogiar o esforço muito louvável por parte dos realizadores em valorizar igualmente a história das vítimas, mostrando aspectos de suas histórias, suas personalidades, etc. Um resgate muito importante e humano. Esse é um detalhe por demais relevante que nem sempre é respeitado em documentários sobre serial killers. Dando voz e biografia para as vítimas tudo fica ainda mais claro, os crimes se tornam ainda mais brutais e repugnantes. Enfim se o tema lhe interessar de alguma forma não deixe de conferir esse documentário onde definitivamente nada falta, nem os detalhes mais assustadores.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Ted Bundy - A Mente de um Monstro
    Documentário sobre o Serial Killer
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Se essa história fosse ficção seria uma daquelas em que diríamos;"isso é coisa de filme", tal a burrice da polícia, a bovinice das vítimas e a cara de pau desse monstro.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. É verdade rsrsrs

    Esqueci de escrever no texto que esse filme está disponível no Youtube também, além, é claro, de ser exibido com regularidade no canal ID.

    ResponderExcluir
  4. Lá no Tube tem esse e outro, da série "Dementes" que é bem inferior a esse.

    ResponderExcluir