terça-feira, 29 de outubro de 2019

Tudo por Você

A história do filme, baseada em fatos reais, se passa na década de 1950. A atriz Renée Zellweger,interpreta a esposa que cansada das infidelidades do marido decide acabar com seu casamento. Ela pega seus dois filhos adolescentes, compra um carro e cai na estrada, sem rumo e sem destino, apenas procurando por um futuro melhor. E dentro de uma mentalidade da época aposta em encontrar um novo marido, já que ela não tem trabalho (e nem profissão) para sustentar a si e aos seus filhos. Nessa busca acaba encontrando diversos homens problemáticos. Desde um militar linha dura que parece não ter muito o juízo no lugar, até um mentiroso compulsivo, já casado, que tenta se casar com ela e é impedido no último momento por sua esposa. Um galeria de horrores do sexo masculino.

O pior é que a personagem de Renée Zellweger nunca foi uma boa mãe, nunca foi presente na vida dos filhos. Na estrada eles finalmente acabam desenvolvendo um relacionamento emocional completo, com as idas e vindas da mãe fora dos padrões. O mais interessante nesse filme é que ele conta na verdade a história da família do ator George Hamilton (que inclusive é um dos produtores do filme). Ele quis na verdade imortalizar a história da própria mãe que passou por diversas dificuldades antes de ir parar em Los Angeles, cidade onde a família finalmente encontrou um meio de vida para sobreviver. Justamente a carreira de George que desde muito jovem começou a fazer filmes em Hollywood.

Com uma excelente produção, ótima reconstituição de época, o filme só erra mesmo com o número de filhos. Na realidade eram três jovens e não dois, como mostrado aqui. Os roteiristas decidiram que seria melhor para contar a história do filme. Não faz mal, ainda assim "Tudo por Você" é um bom resgate de um tempo que ficou no passado, mas que deixou saudades em muita gente que viveu aquela época. E para quem gosta dos filmes de George Hamilton e seu eterno bronzeado, fica a dica dessa colorida produção que conta parte importante de sua história.

Tudo por Você (My One and Only, Estados Unidos, 2009) Direção: Richard Loncraine / Roteiro: Charlie Peters / Elenco: Renée Zellweger, Kevin Bacon, Logan Lerman, Mark Rendall / Sinopse: Depois de sofrer todos os tipos de traição por parte do marido músico, jovem esposa decide pegar os dois filhos adolescentes e ir embora, procurando por um novo destino em sua vida. Filme premiado no Berlin International Film Festival.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O George Hamilton fez um Zorro muito fora da curva (The Gay Blade) que pra mim é inesquecível e eu me lembro também dele assistindo ao show do filme Elvis é Assim.
    Ele participou também de O Poderoso Chefão 3, como o advogado da famiglia, mas de forma quase decorativa.

    ResponderExcluir
  2. Outro filme dele que sempre me lembro é "Amor à Primeira Mordida", uma sátira em cima do Drácula. Besteirol divertido. No filme aqui da resenha aparece ele vestido de cowboy no set de filmagens de "The Adventures of Rin Tin Tin", um de seus primeiros trabalhos, com ele ainda adolescente.

    ResponderExcluir
  3. O curioso é que quando eu comecei escrever esse comentário eu ia escrever do Drácula pois ia falar desse filme, depois mudei para o The Gay Blade. Você tem razão esse Drácula dele é outra perola. Me lembrei também que ele fez a biografia, filme de 1971, do legendário Evel Knievel, o motoqueiro de acrobacias que se vestia como o Elvis de Las Vegas.

    ResponderExcluir
  4. Em algum lugar remoto da minha memória me lembro de ter assistido a esse filme que você citou... Mas nunca mais revi. É uma boa dica para rever (se eu encontrar para ver, é claro).

    ResponderExcluir