terça-feira, 22 de outubro de 2019

El Camino

A série "Breaking Bad" realmente marcou época. Até hoje é considerada uma das melhores séries já produzidas. O tempo passou e agora temos um filme que procura dar uma certa continuidade nos acontecimentos. Olhando para trás um dos poucos personagens principais que conseguiram sobreviver foi justamente Jesse Pinkman (Aaron Paul). No começo da série ele foi o jovem estudante recrutado por seu professor de química para vender o produto de seus esforços, a droga Metanfetamina. Nos primeiros episódios ele era um sujeito meio bobão e inconsequente que foi crescendo ao longo da série, principalmente por causa dos perigos que foram se acumulando.

Aqui o encontramos em fuga. Ele escapou de uma jaula (literalmente falando), e tenta ir embora para o Alaska, fugindo da polícia e de quadrilhas inimigas. Para isso precisa de dinheiro e isso desencadeia uma série de eventos impensáveis. A direção e o roteiro ficaram nas mãos do próprio criador da série original, Vince Gilligan. Isso trouxe a autenticidade e a qualidade que todos os fãs da série estavam acostumados. Alguns disseram que na verdade seria apenas um novo episódio com quase duas horas de duração. Penso diferente. É um filme realmente, tal como sugere seu subtítulo "A Breaking Bad Movie" que inclusive pode ser assistido por si mesmo, até por aqueles que nunca viram um episódio da série que lhe deu origem. É um arco narrativo completo, que não necessita de prévio conhecimento dos personagens. Já para os fãs originais há uma pequena surpresa, com o aparecimento de Walter White (Bryan Cranston) em uma única cena, em flashback. Até achei gratuita a cena, mas valeu para relembrar dos episódios antigos. Então é isso. Gostei realmente desse novo suspiro de vida de "Breaking Bad". Fica a recomendação.

El Camino (El Camino: A Breaking Bad Movie, Estados Unidos, 2019) Direção: Vince Gilligan / Roteiro: Vince Gilligan / Elenco: Aaron Paul, Jonathan Banks, Matt Jones / Sinopse: Jesse precisa escapar, fugir para fora do país. A polícia e traficantes rivais querem sua cabeça. Sua única chance de sobrevivência é se mandar para o lugar mais longe possível, o distante e frio Alaska, onde ele pretende recomeçar sua vida.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo:
    Eu já vi quinze minutos desse filme, mas como eu acho esse personagem Jesse um dos mais irritantes do Breaking Bad, na hora que vi que El Camino era um carro, desanimei de continuar assistindo.
    Em tempo: eu gosto tanto de Breaking Bad que já a revi várias vezes, só que nessas revisões eu fui pulando as partes chatas, e os personagens intragáveis.

    ResponderExcluir
  2. Uma ressalva: nada contra o carro El Camino, que alias é muito charmoso e o vi pela primeira vez no filme O Guada Costas com o Kevin Costner, era o carro do Frank Farmer.

    ResponderExcluir
  3. Ah, então o filme não vai lhe agradar mesmo. O roteiro é feito todo em cima do Jesse e seu destino. O que aconteceu com ele, etc. Como eu escrevi na resenha a escolha do Jesse para essa produção foi o único caminho, já que todos os principais personagens da série morreram.

    ResponderExcluir
  4. PS: concordo com você sobre o carro. item para colecionadores.

    ResponderExcluir