quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Os Ritos Satânicos de Drácula

Esse foi um dos muitos filmes feitos em que o ator Christopher Lee interpretou o Conde Drácula, icônico personagem da literatura de terror. Novamente produzido pelos estúdio da Hammer, aqui temos um problema e tanto. Os melhores filmes ingleses de Drácula na Hammer se passavam no século XVIII ou XIX. Havia um inegável charme na ambientação de uma era que não existia mais. Ajudava e muito na criação do clima envolvendo o mais famoso vampiro das telas. Só que as coisas foram mudadas para pior nesse filme. O Drácula que surge nesse filme vive nos tempos atuais. Ele quer promover uma espécie de apocalipse com a velha peste negra. Para isso se torna um figurão, dono de uma grande empresa, que controla pessoas importantes do governo, como cientistas, generais, políticos e ministros.

A tentativa de transformar Drácula numa espécie de vilão corporativo afunda o filme totalmente. Vai embora o charme, vai embora o clima, os figurinos de época e até mesmo a trama, que nunca consegue convencer ninguém. Para piorar ainda mais o filme tem uma série de assassinos em motos (todos parecendo mais o vocalista do Queen, Freddie Mercury) que me deixou quase em modo de humor involuntário. E se você pensa que as mudanças se resumem a essa troca de tempo, é bom saber que a morte do Conde Drácula é completamente surreal (e estranha). Nunca tinha visto nada parecido no cinema, nem antes e nem depois. Bizarro mesmo. Por fim, para não deixar apenas visões negativas sobre o filme, vale a pena elogiar o ator Peter Cushing. aqui interpretando o Dr. Van Helsing. Seguramente é a melhor coisa desse datado filme do Drácula. Cushing tinha mais dignidade e elegância do que todos os demais atores do elenco. Ele realmente conseguia sobreviver a qualquer coisa, até mesmo a filmes fracos como esse.

Os Ritos Satânicos de Drácula (The Satanic Rites of Dracula, Inglaterra, 1973) Direção: Alan Gibson / Roteiro: Don Houghton / Elenco: Christopher Lee, Peter Cushing, Michael Coles / Sinopse: Drácula (Lee) ressurge, agora comandando uma poderosa empresa. Controlando um grupo de pessoas poderosas ele quer reviver a idade média, quando a peste negra matou milhões de seres humanos na Europa. Para combater seus planos surge o professor Van Helsing, disposto a tudo para matar o lendário vampiro.

Pablo Aluísio.

Um comentário: